Estudos e políticas sobre juventudes, educação e gênero: violências e resistências
Realiza pesquisas, executa projetos e programas sobre as condições de vida dos adolescentes e jovens, agregados à necessidade de pesquisas e avaliação de programas no campo de políticas públicas de juventudes, gênero, educação com temas como violências e convivências nas escolas, racismo estrutural, desigualdades sociais, juvenicídio, drogas lícitas e ilícitas, encarceramento e medidas socioeducativas embasadas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Concebe os adolescentes e jovens não somente como sujeitos de direitos, mas como sujeitos de desejo e potencialidades, ou seja, possíveis atores de novos direitos. Assim, se desenvolve, entre outras, análises sobre participação político-sócio-cultural, sexualidade, educação e violências, além de estudos sobre violências nas escolas, qualificação e oportunidades de trabalho, programas governamentais, gangues e tráfico de drogas – com destaque o entrelace entre classe, gênero, geração e modelagens de projetos de desenvolvimento.
Dois eixos principais orientam o Programa em relação à formação de educadores, gestores governamentais e agentes na sociedade civil.
1. Educação: são elaborados e ministrados cursos de especialização presenciais e educação a distância (EAD) para professores e outros profissionais que, em distintas ambiências, se relacionam com adolescentes e jovens, como no campo do direito, da segurança pública, em conselhos e, claro, em escolas. Destacam-se debates sobre diversidade, violências e desafios na construção de planos de convivência escolar. Produção de material pedagógico, artigos científicos, livros e cadernos. Participação em seminários nacionais e internacionais.
2. Políticas públicas de juventude: trata de cursos de formação (presenciais e EAD) para gestores, especialmente da área de adolescência e juventude, operacionalizando o enfoque de políticas públicas, considerando necessidades diversas, o lugar do Estado e de outras agências e os jovens como atores do desenvolvimento, tanto acessando ensaios, teórico-metodológicos, quanto o acervo de experiências programáticas nacionais e internacionais que se acercam daquele enfoque.
Coordenação:
Miriam Abramovay
Equipe:
Ana Paula da Silva
Eleonora Figueiredo
Lila Cristina Luz
Marcos Vinícius Sales
Marisa Feffermann
Mary Garcia Castro
Notícias Relacionadas
Boletim Informativo do CPA: edição de outubro
Confira aqui o Boletim Nº 14 – outubro/22! CPA O CPA é um projeto executado pela Flacso Brasil em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da...
Nota de falecimento
A Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais - Flacso Brasil informa e lamenta com profunda tristeza o falecimento de nossa querida colega Cristiane Valesan Canabal Camba, na manhã desta terça-feira. Cristiane dedicou seus esforços na promoção da participação de...
Boletim Informativo do CPA: edição de agosto
Confira aqui o Boletim Nº 12 – agosto/22! CPA O CPA é um projeto executado pela Flacso Brasil em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da...
Entre em contato
Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!
flacsobr@flacso.org.br
secretaria.academica@flacso.org.br
+55 61 2020 3390
Nossos endereços
Brasília (Sede)
SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, Asa Sul CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil
São Paulo
Avenida Ipiranga, nº 1071, sala 608, República CEP: 01039-903, São Paulo (SP), Brasil