fbpx

Curso de especialização em Segurança Pública e Cidadania

Status: Realizado

Até recentemente, os agentes de segurança pública operavam, via de regra, a partir de um treinamento prévio herdado do regime autoritário, cuja meta era a segurança do Estado e não da sociedade. São agentes que estão inseridos em estratos sociais impregnados ainda de uma cultura arcaica de valorização da violência, exaltada por anos de ideologia e práticas brutais por parte do regime de exceção. Por duas décadas, foi exacerbada uma cultura de violência e intolerância moldada por preconceitos de classe, raça, gênero, sexo e postura política, a partir de uma compreensão tosca do conflito social visto como “caso de polícia”, e da criminalidade entendida como ato criminal inato, cuja violência devia ser combatida com mais violência. Não é de se admirar que ainda encontre guarida em muitas de nossas delegacias e batalhões a legitimação da tortura e da pena de morte de facto, embasada numa política de extermínio. Os preconceitos contra grupos sociais vulneráveis estendeu a arbitrariedade oficial exatamente para setores que mais necessitavam da proteção do Estado.

O exercício de práticas ilegais naturalmente levou muitos agentes de segurança a se colocarem à margem da lei também em outros níveis, aumentando de forma insuportável os níveis de corrupção e de conivência com o crime por parte de setores do sistema de segurança pública. O advento da democracia não trouxe de início a reforma do sistema de segurança. Pelo contrário, a entrada de drogas no país, e a proliferação de armas a partir do narcotráfico, em meados dos anos 80, forneceu o combustível que iria deflagrar um cenário de violência urbana e insegurança cidadã que sobressai no contexto comparativo internacional.

Neste contexto, a proposta da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp) foi inteiramente consistente com o propósito de romper o isolamento corporativo da polícia, em parte responsável pelo atraso e descaminho que caracterizam esta instituição, buscando promover a integração entre o saber científico dos centros de pesquisa e ensino acadêmicos e o acervo de experiências, nem todas negativas, dos órgãos de segurança pública. A nova política vem, a nosso juízo, modernizar a corporação policial, através da formação técnico-científica pautada pela busca da eficácia, das quais são exemplos o georeferenciamento e a informatização, que favorecem a cobrança e o controle sobre o policial, combatendo sua inoperância e mesmo cumplicidade com a criminalidade. Mas pretende-se que a modernidade chegue introjetada por um novo sistema de valores, e de nova conduta, que reflitam um compromisso com o respeito aos direitos humanos, abertura para o controle social sobre a corporação e atitude de tolerância e valorização da diversidade individual.

Objetivos
– Capacitar agentes do sistema de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro a exercerem sua atividade profissional a partir da compreensão crítica de seu papel na sociedade.
– Trabalhar o diálogo entre os diferentes e desiguais, como forma de superar “a cidade partida” entre cidadãos e excluídos, e de garantir segurança para todos.
– Superar os limites impostos à análise e às atitudes por preconceitos de raça, classe, gênero e opção sexual.
– Ultrapassar as demandas puramente salariais e por plano de carreira, incorporando a missão de servidor público e as obrigações de atuar com honestidade e competência.
– Valorizar o respeito aos direitos humanos, compreendendo que não existe incompatibilidade entre eficiência no combate ao crime e a preservação da dignidade humana.
– Compreender e lidar com generosidade com os grupos sociais vulneráveis, como crianças, jovens, enfermos e terceira idade.
– Aprender a trabalhar em colaboração com as demais polícias, compreendendo a importância da gestão integrada e da ação unificada da segurança pública.
– Romper com o preconceito defensivo de desvalorizar o conhecimento científico, simbolizado na rejeição aos pejorativamente designados de “policiólogos”, mas antes reconhecer a importância da teoria para orientar a prática da ação policial, e desta para condicionar a validade da teoria.
– Compreender a complexidade das causas, e portanto das soluções, para o efetivo combate ao crime e redução da violência.
– Valorizar as medidas preventivas, e o investimento em inteligência policial, para minorar os estragos produzidos pela ação repressiva.
– Incentivar a participação da sociedade no estabelecimento de prioridades para o policiamento local, na colaboração com a polícia e na fiscalização contra os desvios de conduta dos agentes de segurança pública.

Público envolvido
Profissionais da área de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro

Período
2008 a 2010

Abrangência
Rio de Janeiro (RJ)

Parceria
Viva Rio

Equipe
Ayrton Fausto
Antônio Rangel Torres Bandeira

Entre em contato

Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!

flacsobr@flacso.org.br

secretaria.academica@flacso.org.br

+55 61 2020 3390

Nossos endereços

Brasília (Sede)

SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, Asa Sul CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil

São Paulo

Avenida Ipiranga, nº 1071, sala 608, República CEP:  01039-903, São Paulo (SP), Brasil