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Duração: 6 meses

Início: setembro de 2023

Modalidade: à distância

Carga horária: 150 horas

Coordenação Acadêmica: Miriam Abramovay

O curso Juventudes, espaço escolar e violências: uma proposta de intervenção social é uma iniciativa do Programa “Estudos e políticas sobre juventudes, educação e gênero: violências e resistências” da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais – Flacso Brasil. Tem por objetivo atender as demandas de formação continuada – de modo integrado e intersetorial – de profissionais da educação, das artes, da cultura, da saúde, da segurança, da assistência social, entre outros; pesquisadores; gestores em políticas públicas; profissionais vinculados à área social e/ou da sociedade civil organizada; ativistas e militantes de organizações, movimentos sociais e partidos políticos, graduandos, graduados, e demais interessados no tema.

Os participantes são convidados a conhecer o panorama conceitual e empírico sobre juventudes no Brasil e na América Latina, escola e seus desafios, as violências nas escolas, diagnóstico participativo e plano de ação, para reflexões e propostas inovadoras, através do aprofundamento de  leituras, análises, debates para uma melhor compreensão de temas contemporâneos. Trata-se de um curso com aporte teórico-prático fundamental no sentido de aperfeiçoar conhecimentos, habilidades e atitudes, na perspectiva da construção de uma melhor compreensão sobre as juventudes, seu papel na sociedade e de ambientes escolares mais propícios ao pleno desenvolvimento dos sujeitos envolvidos.

Apresentação

O Programa “Estudos e políticas sobre juventudes, educação e gênero: violências e resistências” da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) apresenta a chamada para a terceira edição do curso de Aperfeiçoamento “Juventudes, Espaço Escolar e Violências: uma proposta de Intervenção Social”, para o ano de 2023.

Realizado em 2020-2021 (1ª edição) e 2022 (2ª edição), o curso de Aperfeiçoamento em Educação e Juventudes já alcançou 196 participantes de diferentes regiões da América Latina, incluindo além do Brasil, México, Cuba, Argentina, Paraguai e Uruguai, gerando duas publicações com artigos de alguns cursistas: Juventudes, educação e violências: articulações e controvérsias” e “Reflexões sobre Convivências e Violências nas escolas, ambas em 2021. Em 2023 haverá mais uma publicação com artigos de alguns trabalhos da turma de 2022.

O curso de Aperfeiçoamento “Juventudes, Espaço Escolar e Violências: uma proposta de Intervenção Social” é composto por três módulos de 50 horas cada, com carga horária total de 150 horas.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Contribuir para a atualização e revisão de aprendizagens dos participantes e despertá-los para mudanças no cenário educacional, a partir de uma formação pioneira que busca consolidar no Brasil programas e projetos de Convivência Escolar e a mitigação das diversas violências, principalmente para a população juvenil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Promover a reflexão e adoção de novas práticas com abordagens pedagógicas integrativas e transdisciplinares a partir de fundamentos teóricos, éticos e práticos quanto aos direitos e à construção da cidadania para uma melhor compreensão do universo juvenil e da escola;
  • Compartilhar conhecimentos, competências, instrumentos e ferramentas conceituais e práticas, a partir da valorização da autoria e autonomia dos participantes na criação e no desenvolvimento de práticas pedagógicas e atitudes relacionadas às juventudes e as violências, a participação dos jovens no contexto atual, as violências e a convivência escolar.
Requisitos para ingresso

A inscrição para o curso de aperfeiçoamento “Juventudes, espaço escolar e violências: uma proposta de intervenção social” requer de cada candidato:

  • Formulário de inscrição disponível no site da Flacso Brasil 
  • Pagamento dos valores descritos na ficha de inscrição ou ser bolsista;
  • Documento nacional de identificação ou passaporte (para estrangeiros);
  • Comprovante de escolaridade (diploma e histórico escolar do ensino médio completo ou da graduação ou de pós-graduação).

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet. Os estudantes receberão confirmação por e-mail, após analisados os documentos, com as devidas orientações para a matrícula e pagamento.

Metodologia

A metodologia do curso está voltada à aprendizagem como processo de construção do conhecimento, através de leituras, reflexões e trocas de experiências, em sinergia com as atividades práticas realizadas em exercícios de fixação e a elaboração de um trabalho final (artigo científico sobre um ou demais temas do curso, segundo as normas técnicas do país de origem do cursista ou elaboração de pré-projeto acadêmico.

As atividades propostas durante o curso consistem tanto no acompanhamento dos cursistas individualmente e no atendimento de demandas específicas que surgirem ao longo do processo formativo, quanto na proposição de um conjunto de tarefas ou atividades de formação complementar, as quais constarão no plano de formação e terão a finalidade de ampliar as oportunidades de aprendizagem e reflexão sobre as temáticas oferecidas pelo curso.

Disponível online, na modalidade autoinstrucional no ambiente Moodle, com a disponibilização de textos, videoaulas, fóruns e exercícios de fixação. Os participantes poderão realizar seus estudos no horário que lhes convém. Os participantes contarão com acompanhamento de uma tutoria ao longo das aulas e orientação do trabalho de conclusão do curso.

A tutoria acompanhará a presença de cada participante sistematicamente através dos relatórios gerados pela plataforma Moodle, e deverá entrar em contato com o cursista sempre que ultrapassarem 15 dias sem acesso ao sistema.

Uma vez finalizadas as aulas (duração de 4 meses), os participantes contarão com um prazo de dois meses para a entrega do trabalho de conclusão do curso.

Os conteúdos estão organizados a partir de materiais abertos disponíveis, produzidos pelos professores do curso, para que possam ser acessados livremente pelos cursistas. Também serão disponibilizados outros materiais, sempre que forem pertinentes à temática. O enfoque transdisciplinar do conteúdo relaciona questões e desafios da  contemporaneidade e os participantes são incentivados a buscar, criar e compartilhar produções, colaborando entre si.

Estão previstos encontros online, em tempo real (síncronos), que visam buscar uma troca integradora e transdisciplinar. Os estudantes serão convidados nesses encontros a refletir na elaboração do trabalho final. 

Os encontros síncronos, destinados somente para os participantes do curso, serão previamente agendados e divulgados, e ficarão gravados para posterior visualização.

O curso oferece moderação online de uma tutoria, além do apoio direto da coordenação e assistentes de coordenação/professoras para acompanhamento, dúvidas, feedbacks e avaliação da atividade final.

Nesta 3ª edição do curso de aperfeiçoamento, as possibilidades de trabalho final são: 1) artigos acadêmicos, que geram literaturas relevantes, passíveis de serem publicadas; e, 2) entrega de pré-projetos de pesquisas acadêmicas, que podem gerar o ingresso em mestrados e doutorados.  No caso de artigo científico, poderão ser organizados individualmente ou em duplas. No caso de pré-projeto de pesquisa acadêmica, apenas individualmente.

Observação: para acesso aos materiais do curso, o estudante deverá ter acesso à internet em equipamento com versão atualizada do navegador, leitor de PDF e de arquivos multimídia.

Estrutura acadêmica

O curso está organizado em módulos no formato a distância, com 150 horas e deverá ser cursado em 6 meses.

JUVENTUDES, ESPAÇO ESCOLAR E VIOLÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOCIAL

Apresentação do curso (síncrona)

Abertura: A definir
MÓDULOS TEMAS CARGA HORÁRIA 
1. Contextualizando as juventudes e violências 1.1 Metodologia de pesquisa 1 50h
1.2 Juventudes, direitos e perspectivas de inclusão social
1.3 Juventudes e Violências
1.4 Juventudes, Escola, novas tecnologias e Educomunicação
ATIVIDADE DE FIXAÇÃO 
2. Violências nas escolas 2.1 Violências nas Escolas 50h
2.2 Bullying e cyberbullying nas escolas
2.3 Convivência escolar
ATIVIDADE FIXAÇÃO 
3. A Escola e seus desafios 3.1 A função social da Escola 50h
3.2 Escola e Família
3.3 Diagnóstico participativo e plano de ação
3.4 Metodologia de pesquisa 2
Fechamento (síncrono)
O trabalho de conclusão do curso deverá ser desenvolvido na forma de artigo científico segundo normas técnicas de cada país de origem do cursista ou uma proposta de pré-projeto de pesquisa acadêmica.
Público envolvido

Graduandos e graduados; profissionais da educação, das artes, da cultura, da área social e/ou da sociedade civil organizada; pesquisadores; gestores em políticas públicas; ativistas e militantes de organizações, movimentos sociais, partidos políticos, dentre outros.

Período

As aulas terão início em setembro de 2023 e encerramento previsto para janeiro de 2024. O prazo final para entrega do trabalho de conclusão do curso será de 2 meses após o encerramento das aulas (março/2024).

Docentes

Ana Paula da Silva – Currículo Lattes
Pesquisadora no Programa de Estudos e Políticas sobre juventudes, educação e gênero: violência e resistência – Flacso Brasil. Doutoranda em Educação DDSE/UFF. Mestre em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas (FEBF/Uerj). Bacharel em Comunicação Social, habilitação Jornalismo. Educomunicadora em mídias, educação e comunicação em direitos humanos para adolescentes e jovens desde 2003. Jornalista, Pesquisadora e Produtora cultural. Consultora de comunicação na Secretaria Nacional de Juventude pela Unesco entre os anos de 2014 e 2015. Ativista e militante em juventudes. Pesquisadora nas linhas da educação não-formal; políticas públicas de/para/com juventudes; violência nas escolas; direito à comunicação; cultura política; cultura digital; juventudes periféricas e periferias urbanas.

Eleonora Figueiredo – Currículo Lattes
Pedagoga, pesquisadora no Programa de Estudos e Políticas sobre juventudes, educação e gênero: violência e resistência – Flacso Brasil, Mestrado em Educação (FGV), Especialista em Educação (PUC-RJ), Especialista em Responsabilidade Social Corporativa (UFF/LATEC), Coach Executiva (IBC), Auditora de Sistemas de Gestão da Qualidade – NBR ISO 9001:2008 (HGB). Docência em cursos de pós-graduação/MBA em Gestão de Pessoas (Universidade Federal Fluminense/LATEC), MBA QSMS – Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde e Engenharia Ambiental (Universidade Castelo Branco) e MBA Gestão nas áreas de Operações / Qualidade e Recursos Humanos (Fundação Getúlio Vargas – Cademp). Assessora na Unesco. Docência em cursos de Gestão da Qualidade e Gestão de Pessoas na Escola de Administração do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro – ESAJ (parceria TJ/Fundação Euclides da Cunha/UFF). Coautora de artigos.

Miriam Abramovay – Currículo Lattes
Doutora em Ciências da Educação – Université Lumiere Lyon 2 – França – École Doctorale EPIC – Education Psychologie Information et Communication. Possui graduação em Sociologia – Universite de Paris VIII (1975), graduação em Ciência da Educação – Université de Paris VIII (1975) e mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986). É Coordenadora do Programa de Estudos e Políticas sobre juventudes, educação e gênero: violência e resistência – Flacso Brasil; Membro da Rede Ibero americana de Infância e Juventude do CLACSO. Foi coordenadora/pesquisadora de diversos organismos (UNICEF, BID, INEAM, FNUAP, UNIFEM), professora da Universidade Católica de Brasília, Vice Coordenadora do Observatório de Violências nas Escolas (Convênio UCB/Unesco), coordenou várias pesquisas da Unesco, Conselheira do CONJUVE (Conselho Nacional de Juventude), Coordenadora de pesquisas da RITLA (Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana). É autora e co-autora de vários livros e artigos no tema de Juventudes, Violências nas Escolas, Gênero e Ciências Sociais. Tem experiência e é autora e co-autora de vários livros e artigos na área de Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gênero, violências nas escolas, violência e juventude, juventude e políticas públicas, gangues e segregação social.

Professores convidados

Bernard Charlot – Currículo Lattes
Doutor em Educação (“doctorat d’État”, equivalente a Doutorado e Livre-docência) – Universidade de Paris X Nanterre, 1985 (doutorado revalidado pela UFRGS, Brasil). Professor Titular Emérito da Universidade Paris 8 (França). Atualmente é Professor Voluntário na Universidade Federal de Sergipe (Brasil), onde é membro do curso de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e co-líder do Grupo de pesquisa CNPq Educação e Contemporaneidade (EDUCON). Responsável científico do site sobre a relação com o saber: http://redereperes.wixsite.com/reperes. Foi Professor Assistente da Universidade de Tunis (Tunísia), Professor Titular da Universidade Paris 8 (França), Professor-Visitante da Universidade Federal de Sergipe (Brasil), Professor Visitante Catedrático da Universidade de Porto (Portugal). Doutor Honoris Causa da Universidade de Patras (Grécia).

Carolina Haber  Currículo Lattes
Doutorado em Direito (USP). Foi professora de Direito Penal (UFRJ) e de Direito Penal e Criminologia (FGV-RJ). Atuou como vice-presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é Diretora de Estudos e Pesquisa de Acesso à Justiça na Defensoria Pública do Rio de Janeiro. Autora do livro “Avaliação legislativa e direito penal: uma reconciliação entre o direito e a política criminal”.  

Célio da Cunha – Currículo Lattes
Professor do programa de pós-graduação em educação stricto sensu da Universidade Católica de Brasília; professor da Universidade de Brasília(aposentado); ex Assessor da Unesco no Brasil, Superintendente de Ciências Humanas do CNPq e Diretor de Políticas Educacionais do MEC. Autor de livros e artigos. 

Eliane Ribeiro – Currículo Lattes
Professora da Escola de Educação, da Faculdade de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO nas áreas de Políticas Públicas de Educação e Juventude/ Sociologia da Educação e da Juventude. Pós-doutora em sociologia e Doutora em Educação.  

José Henrique Paim Fernandes – Currículo Lattes
Professor da FGV/EBAPE, Diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV e Consultor em Educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Trabalhou de 2004 a 2014 no Ministério da Educação, onde ocupou as funções de Ministro de Estado, Secretário Executivo e Presidente do FNDE. Foi Diretor da Área Social do BNDES (2015 a 2016). Economista formado pela UNISINOS-RS, cursou Mestrado em Economia pela UFRGS e possui o Título de Doutor Notório Saber em Educação pela UFRGS 1. Foi secretário Municipal em Porto Alegre na área de Captação de Recursos e Cooperação Internacional e Secretário de Estado de Coordenação e Planejamento. Foi funcionário do Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul – BADESUL.

Luciene Regina Paulino Tognetta – Currículo Lattes
Doutorado pelo Instituto de Psicologia da USP e pela Universidade de Genebra, Suíça (doutorado sanduíche), pós-doutorado pela Universidade do Minho, Portugal. Professora do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP. Membro do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP e líder do GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral. Membro brasileiro da Fundacion America por La Infancia (FAI). Autora de livros acadêmicos e de literatura infantil que abordam temas como afetividade, convivência ética e bullying.

Maria Rebeca Otero Gomes
Coordenadora de Educação da UNESCO no Brasil desde 2012. Integra a equipe da UNESCO desde novembro de 2001 no Escritório de Brasília. Antes de assumir a coordenação do setor, foi responsável por projetos de Educação, direcionados para as áreas de Educação Profissional, Educação em Saúde e Educação Preventiva em HIV/AIDS, de 2001 a 2012, onde adquiriu amplo conhecimento do setor educacional. Também implementou projetos em parceria com o Escritório Regional da UNESCO para Educação na África em países de Língua Portuguesa de 2007 a 2011. Atuou na Universidade de Campinas e no Governo Federal do Brasil por 15 anos. É mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília – UNB, onde estudou o comportamento, atitudes e práticas dos jovens brasileiros do sexo masculino com relação a prevalência do HIV e IST.  Também é especialista em Saúde Pública pela Universidade de Campinas- UNICAMP. Fez curso de aperfeiçoamento em avaliação e planejamento educacional no Institut international de planification de l’education –  IIEP/UNESCO em Paris.

Mary Garcia Castro – Currículo Lattes
PhD Sociologia (University of Florida). Professora Visitante na UERJ, pesquisadora na FLACSO-Brasil, professora aposentada da UFBA. Tem escritos sobre juventudes, migrações internacionais, gênero e feminismos. 

Paulo Carrano – Currículo Lattes
Doutor em Educação, Professor da Faculdade de Educação da UFF e do Programa de pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Foi Diretor da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd) de 2013 a 2017 onde coordenou o setor de Comunicação e Jornalismo. É bolsista Produtividade do CNPq – nível 2. Coordena o Grupo de Pesquisa Observatório Jovem do Rio de Janeiro/UFF. Realiza pesquisas com suporte audiovisual. A mais recente produção é o filme documentário “Fora de Série”, escuta biográfica de jovens estudantes de ensino médio da Educação de Jovens e Adultos, cujo filme pode ser assistido em www.filmeforadeserie.com

Paulo Lima
Jornalista e educomunicador. Fundador e diretor executivo da ONG Viração Educomunicação e Empreendedor Social da Ashoka. Graduado em Filosofia, Teologia e Jornalismo. Especialização em Comunicação (Studio Paolino Internazionale di Comunicazione/ Roma). Foi diretor da Revista Sem Fronteiras e editor do jornal Brasil de Fato, que ajudou a criar em março de 2003. Atua com o movimento de defesa dos direitos da criança e do adolescente e comunicação popular desde 1987. Por conta dessa sua atuação recebeu, em novembro 2002, o título Jornalista Amigo da Criança, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente e Andi Comunicação e Direitos.

Pedro Abramovay
Graduado em Direito pela USP, mestre em Direito Constitucional pela UnB e doutor em Ciência Política pelo IESP-UERJ. Foi Secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e Secretário Nacional de Justiça. Atualmente é Diretor para a América Latina da Open Society Foundations.

Telma Pileggi Vinha – Currículo Lattes
Pedagoga, doutora em Educação (Faculdade de Educação/Unicamp) e professora do Departamento de Psicologia Educacional desta mesma instituição. Realiza pesquisas na área das relações interpessoais e o desenvolvimento moral. Coordenadora associada do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral (GEPEM) da Unicamp/Unesp. Autora de livros e artigos diversos.

Requisitos para certificação

Para obter o certificado do curso, o participante deverá:

  • ter 75% de presença na plataforma Moodle, que será acompanhado pela tutoria e entregar o trabalho de conclusão de curso;
  • ter o trabalho de conclusão aprovado.

 

É importante a participação nos fóruns e realização das atividades de fixação entre os módulos, para um maior diálogo, tanto com a tutoria como com os outros cursistas.

 

OBSERVAÇÃO:

  • aqueles que porventura não entregarem o trabalho final, poderão solicitar Declaração de Participação nas Aulas (e não de conclusão do curso), desde que seja comprovada através do monitoramento da tutoria, a entrada periódica na plataforma Moodle. Tal declaração não é automática e deverá ser solicitada através de requerimento. 
Investimento

R$ 500,00, pagamento à vista no PayPal, Pix ou transferência bancária

Em 2 x de R$ 350,00 (total R$ 700,00), através do PayPal

Qualquer outra dúvida entre em contato através dos e-mails juventudes@flacso.org.br ou posgraduacao@flacso.org.br

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