fbpx

Inscrições Encerradas

2ª Turma (2022-2023)

MODALIDADE VIRTUAL

Especialização: 40 créditos, 360 horas / aula

Curso internacional: 9 créditos, 90 horas / aula

Duração: abril de 2022 e março de 2023.

Resolución CD 2020.03/08

As certificações da Especialização e do Curso Internacional serão realizadas pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) e pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso).

COORDENAÇÃO GERAL:

Inés Dussel (DIE-CINVESTAV, México) e Nicolás Arata (CLACSO e Universidade de Buenos Aires, Argentina)

COORDENAÇÃO ACADÊMICA:
Inés Dussel (DIE-CINVESTAV, México e Universidade Nacional Pedagógica, Argentina

Nicolás Arata (CLACSO e Universidade de Buenos Aires, Argentina)

Rebecca Igreja (Flacso Brasil e Universidade de Brasília, Brasil)

Rogério Heasbert (Universidade Federal Fluminense, Brasil)

Odile Hoffmann (Institut de Recherche pour le Développement, França)

EQUIPE DE PROFESSORES:
Enrique Leff (UNAM, México) | Gerardo Caetano (Udelar, Uruguai) | Myriam Southwell (UNLP e Flacso, Argentina) | Alicia De Alba (UNAM, México) | Rogério Heasbert (UFF, Brasil) | Rita Segato (UnB, Brasil-Argentina) | Freddy Álvarez (UNAM, Equador-México) | Adriana Puiggrós (UNIPE e UBA, Argentina) | Elsie Rockwell (CINVESTAV, México) | Anne-Marie Chartier (INRP, França) | Darío Pulfer (UNIPE, Argentina) | Pablo Yankelevich (CEH-Colmex, México) | Martha Cecilia Herrera (UPN, Colômbia) | Ana Longoni (MACBA, Espanha e UBA, Argentina) | Antonio Ibarra (UNAM, México) | Lilia Moritz Schwarcz (USP, Brasil) | Leonor Arfuch (UBA, Argentina) | Enrique Dussel (UNAM, México) | María Laura Canciani (UBA, Argentina) | Rebecca Lemos Igreja (Flacso e UnB, Brasil) | Patricia Ferrante (UNIPE, Argentina) | John Harold Córdoba Aldana (UPN, Colômbia) | Edgar González Gaudiano (UNED, México) | Aldana Telias (UBA, Argentina) | Odile Hoffmann (Institut de Recherche pour le Développement, França – México) | Isabelino Siede (Unlp, Argentina) | Hellen Charlot Cristancho Garrido (Unal, Colômbia) | Camilo Negri (Flacso e UnB, Brasil) | Sebastián Plá (IISUE, México) | Ivan Jablonka (Universidade Paris XIII, França) | Gustavo Ogarrio (UNAM, México) | Sandra Patricia Rodríguez Ávila (UPN, Colômbia) | Wilson Acosta, Jiménez (UPN, Colômbia) | Manuel Becerra (UNIPE, Argentina) | Inés Dussel (DIE-CINVESTAV, México e UNIPE, Argentina) | Nicolás Arata (CLACSO e UBA, Argentina)

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:
Camila Downar (CLACSO)

Duração: 16 meses

Início: Abril de 2022

Modalidade: A distância

Coordenação: Inés Dussel e Nicolás Arata

Inscrições: Encerradas

Ensino de Ciências Sociais

FUNDAMENTAÇÃO

Nos últimos anos, o campo da didática das ciências sociais e humanas vem se consolidando como cenário de formação, pesquisa e construção de propostas pedagógicas renovadas. Essas iniciativas, promovidas por redes acadêmicas, equipes de pesquisa e cátedras universitárias, ocorrem em um contexto de fortes ataques às ciências sociais e humanas. Eles se manifestam por meio de cortes no orçamento, campanhas na mídia e perseguições ideológicas baseadas em um antiintelectualismo exacerbado. Esse ataque tem iespecial incidência na região da América Latina e do Caribe, onde as sociedades vivem com os maiores índices de desigualdade do planeta (expressos por meio de múltiplos indicadores, como violência de gênero, dificuldades de acesso a um meio ambiente saudável ou a direitos trabalhistas mínimos).

De fato, é aqui que os conhecimentos e saberes que se dedicam à desnaturalização destas situações de desigualdade e à divulgação de ideias e projetos para as combatê-las e erradicá-las devem estar mais presentes e desenvolvidos. Precisamente, o que a colossal crise desencadeada pela pandemia do coronavírus expõe e não pode ser ignorada é a importância prática dos aportes teóricos das ciências sociais e humanas na abordagem de problemas complexos, especialmente em uma região que se situava na periferia do conhecimento científico mundial.

Nesse sentido, a Especialização oferece um espaço de formação que articula perspectivas atualizadas sobre os problemas, leituras e concepções das ciências sociais com os processos de renovação – pedagógicos e didáticos – que permitem que sejam abordados como objetos de ensino. Essa abordagem exige destacar e valorizar a especificidade (tanto por sua qualidade quanto por seu caráter crítico) do conhecimento produzido pelas ciências sociais na região. Também procura colocar em discussão o complexo de inferioridade e subordinação acadêmica e epistemológica que as ciências sociais da região têm em relação ao conhecimento eurocêntrico e seus efeitos no ensino. Por fim, procura contribuir para os processos de despatriarcalização, desmercantilização e descolonização que pesam sobre as nossas sociedades (Sousa Santos, 2018).

O ensino das ciências sociais tem um papel fundamental a desempenhar no sentido de disseminar conceitos, perspectivas e métodos adequados para a produção de conhecimento sobre a sociedade da região, o que permite ultrapassar os antigos enquadramentos nacionais tradicionais e afirmar um saber crítico, fundamentado e rigoroso que contribui para os processos de integração. Para que esse papel se desdobre e alcance maiores e melhores efeitos na aprendizagem dos alunos, o ensino das ciências sociais deve ser fortalecido conceitualmente e didaticamente, e renovar suas questões e formas de trabalhar em sala de aula.

OBJETIVOS

 Objetivos Gerais

A Especialização visa articular os problemas, leituras e conceitos das ciências sociais e humanas, com os processos de renovação das abordagens pedagógicas e das estratégias didáticas, promovendo o ensino das ciências sociais numa perspetiva crítica e em sintonia com as produções do campo de estudos latino-americanos e caribenhos.

Objetivos Específicos

· Promover uma abordagem do ensino das ciências sociais renovada conceitual e metodologicamente, em diálogo com os desafios colocados pelo trabalho nos diferentes níveis de ensino e nas diferentes instituições de ensino.

· Promover estratégias de ensino de ciências sociais a partir de uma ampla variedade de abordagens temáticas e em vários níveis: local, nacional e regional, enquadrado e em discussão com as produções e abordagens do contexto global.

· Desenvolver abordagens temáticas, disciplinares e conceituais que contribuam para a construção de uma caixa de ferramentas para a concepção de aulas e propostas de formação em ciências sociais e humanas numa perspectiva regional, tendo em conta os novos ambientes sociotécnicos.

· Promover um novo olhar sobre a didática das ciências sociais, tendo em conta os desafios colocados pelas diferentes situações e particularidades dos espaços de ensino da região.

PÚBLICO ENVOLVIDO

A Especialização e Curso Internacional e destina-se a educadores e educadoras, professores e professoras do sistema educacional formal; a alunos de universidades pedagógicas e instituições de formação de professores da região; aos responsáveis ​​pelas políticas públicas relacionadas à educação e aos integrantes de movimentos sociais cuja atuação esteja voltada para o campo da educação popular interessados ​​em renovar suas perspectivas teórico-metodológicas e didáticas em relação ao ensino das ciências sociais nos diversos níveis e modalidades de ensino, no interior e fora do sistema educacional formal.

ESTRUTURA ACADÊMICA

O Curso Internacional terá duração de um ano e requer a participação em fóruns de discussão e a realização de um projeto de conclusão de curso para seu credenciamento.

A Especialização em Ensino de Ciências Sociais terá duração anual e exige para seu credenciamento além da conclusão e aprovação do Curso Internacional; a realização de dois seminários virtuais eletivos disponíveis na estrutura curricular; uma ficina de metodologia e um trabalho final de especialização.

A Especialização e o Curso Internacional acontecerão entre abril de 2022 e março de 2023.

Os seminários e aulas virtuais do Curso Internacional serão oferecidos indistintamente em espanhol ou português. Essas duas línguas são usadas por professores e tutores, mas isso não significa que os professores as tenham como línguas maternas.

A bibliografia será oferecida nas línguas oficiais do curso – espanhol e / ou português-, de acordo com a disponibilidade. As intervenções dos alunos nos fóruns de discussão também devem ser feitas nessas línguas. O trabalho monográfico final pode ser entregue em português ou espanhol.

Os(as) estudantes da Especialização e do Curso Internacional terão o apoio de tutores acadêmicos que acompanharão o curso dos seminários virtuais e orientarão a realização dos trabalhos finais.

CRONOGRAMA

FORMAS DE PAGAMENTO
CM Pleno: se você pertence a um Centro Membro Pleno do CLACSO.
 
CM Associado: Se você pertence a um Centro Associado do CLACSO.
 
Sem vínculo: Se você NÃO possui nenhum desses vínculos com o CLACSO.
 
ESPECIALIZAÇÃO
 
  Pagamento em uma parcela antes de 20/01 Pagamento em uma parcela após 20/01 Pagamento em 3 parcelas
CM Pleno USD 400 USD 570 USD 750 (3 x USD 250)
CM Associado USD 530 USD 700 USD 1020 (3 x USD 340)
Sem Vínculo USD 660 USD 960 USD 1290 (3 x USD 430)
CURSO INTERNACIONAL
 
  Pagamento em uma parcela antes de 20/01 Pagamento em uma parcela após 20/01 Pagamento em 3 parcelas
CM Pleno USD 115 USD 230 USD 315 (3 x USD 105)
CM Associado USD 175 USD 290 USD 360 (3 x USD 140)
Sem Vínculo USD 240 USD 360 USD 450 (3 x USD 180)

Em todos os casos, o pagamento pode ser feito por cartão de crédito, depósito ou transferência bancária.

PERGUNTAS FREQUENTES
Quem pode participar da Especialização e do Curso Internacional?
 
A Especialização e o Curso Internacional são destinados a estudantes universitários de graduação e de pós-graduação; professores de todos os níveis; ativistas e militantes de organizações sindicais, movimentos sociais e partidos políticos; funcionários públicos e agentes da área jurídica, jornalistas, comunicadores e assessores de imprensa; membros e dirigentes de organizações não governamentais e profissionais interessados no assunto.
 
O que devo fazer para me inscrever?
 
Para participar é necessário que você se inscreva pela web.
 
As inscrições estarão abertas entre 21 de dezembro e 11 de fevereiro.
 
Como confirmar se estou inscrito/a?
 
Ao finalizar o processo de cadastro você receberá uma confirmação por e-mail.
 
O que acontece se eu não cursar, não concluir ou for reprovado/a nos Seminários Eletivos e obrigatórios exigidos pela Especialização?
 
No caso de não ser concluída alguma das instâncias de formação obrigatórias, em todos os casos, deverá ser pago um valor adicional para recuperação do referido crédito.
 
Caso o aluno decida não fazer a Especialização ou o Curso Internacional antes do seu início formal, ele poderá solicitar o reembolso da taxa de inscrição. O Clacso ficará com o equivalente a 10% das despesas administrativas.
 
Critérios excepcionais: em casos excepcionais e nos primeiros dois meses de início da Especialização, o aluno poderá solicitar a saída da turma e retomá-la no ano seguinte. Em todos os casos, os motivos que justificam o pedido devem ser apresentados por escrito. Dois meses após o início do curso, não será mais possível solicitar esse procedimento.
 
O que acontece se eu tiver que abandonar o curso?
 
Caso o aluno decida não fazer o Curso Internacional ou a Especialização antes de seu início formal, ele poderá solicitar o reembolso da taxa de inscrição. O Clacso ficará com o equivalente a 10% das despesas administrativas. Após o início, nenhum reembolso será feito.
 
Quando as aulas começam e quando terminam?
 
As aulas terão início a partir de abril de 2022 e serão concluídas em março de 2023.
 
Como poderei acessar as aulas?
 
Todos os inscritos receberão as instruções necessárias para acessar as aulas, a bibliografia e os fóruns de discussão por meio do Espaço de Formação Virtual do Clacso.
 
Como poderei utilizar o Espaço de Formação Virtual?
 
O acesso e a navegação pelo Espaço de Formação Virtual acontecem de maneira simples e clara. De qualquer forma, uma equipe de apoio técnico e acadêmico estará sempre à disposição.
 
O que devo fazer para obter o título da Especialização?
 
Deve credenciar o Curso Internacional, dois Seminários Virtuais eletivos, a oficina de apoio à realização do trabalho final e realizar o trabalho final.
 
Como será a avaliação da Especialização?
 
Para obter o título da Especialização, você deve concluir um trabalho monográfico final. A oficina de apoio à realização do trabalho final é obrigatória e vai ajudá-lo nesse processo.
 
O que devo fazer para obter o título do Curso Internacional?
 
Você deve participar das aulas e atividades propostas pelos professores e fazer o trabalho monográfico final.
 
Vou receber um certificado por ter concluído a Especialização ou o Curso Internacional?
 
Sim, a Especialização e o Curso Internacional são certificados pela Flacso Brasil e pelo Clacso.
 
A especialização tem carga horária total de 360 horas e o curso internacional 90 horas.
 
O envio do certificado de conclusão será feito de forma digital e é totalmente gratuito. O mesmo, em formato físico, pode ser obtido gratuitamente na sede do Clacso, em Buenos Aires, ou nas sedes da Flacso no Brasil (Brasília, Rio de Janeiro ou São Paulo).
 
O diploma internacional de Especialista é emitido pela Secretaria-Geral da Flacso, localizada na Costa Rica. Os valores e procedimentos para emissão e envio do diploma internacional podem ser consultados na página da Flacso Brasil: versão em português e versão em espanhol.
 
Posso legalizar ou validar a Especialização?
 
A Especialização e o Curso Internacional são credenciados pela Flacso Brasil e pelo Clacso.
 
Qual é o custo da Especialização?
 

Veja a tabela de preços e modalidades, disponível acima.

 

Caso deseje a certificação internacional expedida pela Secretaria-Geral da Flacso, deverá ser pago um custo adicional.*

  *A emissão do diploma impresso, junto com o histórico de notas, custa USD 200,00 (duzentos dólares). O valor inclui o envio dos documentos impressos e assinados para o endereço residencial do estudante. Os procedimentos para emissão e envio do diploma internacional podem ser consultados na página da Flacso Brasil: https://flacso.org.br/?page_id=24376.

Qualquer outra dúvida entre em contato através dos e-mails posgraduacao@flacso.org.br e cienciassociales2@clacso.edu.ar ou envie um WhatsApp para +5491138801388.

Para tratar de desconto para grupos e instituições, você pode entrar em contato com descuentosinstitucionales@clacso.edu.ar

Entre em contato

Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!

flacsobr@flacso.org.br

secretaria.academica@flacso.org.br

+55 61 2020 3390

Nossos endereços

Brasília (Sede)

SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, Asa Sul CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil

São Paulo

Avenida Ipiranga, nº 1071, sala 608, República CEP:  01039-903, São Paulo (SP), Brasil