fbpx

Duração: 12 meses

Início: fevereiro de 2024

Modalidade: virtual

Coordenação: Karina Batthyány

Inscrições: abertas

5ª Turma – Segunda Chamada (2024)

Especialização e Curso Internacional
Modalidade: Virtual
Especialização: 40 créditos, 360 horas / aula
Curso Internacional: 9 créditos, 90 horas / aula
Duração: fevereiro a dezembro de 2024

Resolución CD 2019.03/12

COORDENAÇÃO GERAL
Karina Batthyány

COORDENAÇÃO ACADÊMICA
Valentina Perrotta

DIREÇÃO GERAL
Rita Potyguara (Flacso Brasil)
Karina Batthyány (CLACSO)

Com o apoio acadêmico da CEPAL e ONU Mulheres.

As certificações da Especialização e do Curso Internacional serão realizadas pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) e pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso).


FUNDAMENTAÇÃO

As mudanças vividas nos últimos anos nas sociedades latino-americanas – participação feminina no mercado de trabalho, processo de envelhecimento e transformações familiares – nos convidam a refletir sobre a organização social do cuidado em contextos de mudança.

Recentemente, as análises e pesquisas empíricas da academia em torno do tema do cuidado têm se expandido significativamente: desenvolvimento de novos conceitos como a organização social do cuidado, estudos sobre a configuração da demanda e oferta de cuidados, pesquisas sobre os vínculos entre as migrações femininas e o cuidado, análise de políticas públicas, estudos sobre as práticas de cuidado em diferentes gerações, levantamentos sobre as representações sociais do cuidado, entre tantos outros.

Soma-se a isso a ampliação das políticas voltadas para o atendimento na América Latina, para as quais é necessário contar com pessoas capacitadas a fim de contribuir para a incorporação da perspectiva de gênero nas políticas.

OBJETIVOS

O objetivo da Especialização consiste em:

  • fornecer ferramentas teóricas que permitam uma formação sólida a respeito da vinculação entre gênero e cuidado, seus principais debates e tensões conceituais;
  • conhecer os avanços da pesquisa empírica realizada na região e suas principais contribuições;
  • capacitar para a análise e formulação de políticas públicas de forma que os estudantes sejam capazes de realizar contribuições que permitam incorporar a perspectiva de gênero nas questões do cuidado.
PÚBLICO ENVOLVIDO

A Especialização e o Curso Internacional destinam-se a graduados; estudantes de pós-graduação; professores; ativistas e militantes de organizações sindicais, movimentos sociais e partidos políticos; funcionárias e funcionários públicos; trabalhadoras e trabalhadores da imprensa; membros e gestores de organizações não governamentais e profissionais interessados no estudo e implementação de políticas de atenção na América Latina e no Caribe.

EQUIPE DOCENTE

María Ángeles Durán (Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Espanha), Rosario Aguirre (Universidad de la República, Uruguai), Laura Pautassi (Universidad de Buenos Aires, Argentina), Nadya Guimarães (Universidade de São Paulo, Brasil), Bila Sorj (Universidad Federal de Rio de Janeiro, Brasil), Amaia Pérez Orozco (Universidad Complutense de Madrid, Espanha), Juliana Martínez (Universidad de Costa Rica), Jeanine Anderson (Pontificia Universidad Católica del Perú), Lucia Scuro (CEPAL, Uruguai), Eleonor Faur (Universidad Nacional de San Martín, Argentina), Karina Batthyány (CLACSO y Universidad de la República, Uruguai), Joan Tronto (Universidad de Minnesota, Estados Unidos), Natalia Genta (Universidad de la República, Uruguai), Valentina Perrotta (Universidad de la República, Uruguai).

ESTRUTURA ACADÊMICA

A Especialização em Políticas do Cuidado com Perspectivas de Gênero terá duração de 12 meses e exige a realização de:

  • Um seminário intensivo
  • Um curso internacional
  • Dois seminários virtuais eletivos da oferta curricular
  • Uma oficina de apoio à elaboração do trabalho integrador final
  • A elaboração de um trabalho integrador final

A Especialização tem carga horária total de 360 horas/aula e é certificada pelo CLACSO e pela FLACSO Brasil.

Curso Internacional pode ser feito de forma independente sem a necessidade de inscrição no programa de Especialização. Para os ingressantes na segunda chamada, o curso será realizado entre os meses de fevereiro e dezembro de 2024. Requer para sua certificação:

  • A realização e aprovação de um seminário intensivo correspondente às 5 primeiras aulas do curso internacional.
  • Uma vez aprovado o seminário intensivo, os/as estudantes serão matriculados/as no curso internacional e farão as 7 aulas seguintes.

O Curso Internacional tem carga horária total de 90 horas/aula e é certificado pelo CLACSO e pela Flacso Brasil.

Os/as estudantes terão o apoio de tutores acadêmicos que acompanharão o percurso dos diferentes espaços curriculares e orientarão a realização dos trabalhos finais.

ESCLARECIMENTO: Quem se matricular na Especialização completa não precisa se matricular separadamente no Curso Internacional.

OFERTA CURRICULAR

Os espaços curriculares serão oferecidos indistintamente em espanhol e português. Da mesma forma, a bibliografia poderá ser oferecida nos dois idiomas oficiais do curso. As intervenções dos alunos nos fóruns de discussão também podem ser nessas línguas. O trabalho integrador final poderá ser em espanhol ou português.

Seminário Intensivo “Políticas do cuidado com perspectiva de gênero”

Resumo: O seminário intensivo permite às pessoas inscritas na segunda chamada cursar às 5 primeiras aulas correspondentes ao Curso Internacional “Políticas  do Cuidado com Perspectiva de Gênero”. Serão apresentadas as principais discussões e análises em torno do tema cuidado a partir de uma análise de gênero. Ao longo das quatro exposições de intelectuais da área, o cuidado será abordado como trabalho, tanto remunerado como não remunerado.

Em um segundo momento, se analisará o cuidado como componente central do bem-estar e se analisará a forma como é prestado e distribuído nos diferentes regimes de bem-estar. Refletirá também sobre a emergência do conceito de “cuidador” enquanto grupo vulnerável que assume os custos dos cuidados.

Finalmente, se discutirá o cuidado como um direito e serão apresentadas as bases conceituais do direito ao cuidado, no marco do enfoque dos direitos humanos e os vínculos entre o direito e as políticas públicas de cuidado.

Aulas e professores

Aula 1 – Gênero e cuidado: conceitos centrais – Profa. Karina Batthyány (CLACSO e Universidad de la República, Uruguai)

Aula 2 – Ética do cuidado e democracia do cuidado – Prof. Joan Tronto (Universidade de Minnesota, Estados Unidos)

Aula 3 – Cuidado e uso do tempo – Profa. María Ángeles Durán (Conselho Superior de Pesquisa Científica, Espanha)

Aula 4 – Metodologias de abordagem do cuidado – Profa. Lucía Scuro (CEPAL, Uruguai)

Aula 5 – Direitos à assistência – Profa. Laura Pautassi (Universidad de Buenos Aires, Argentina)

Curso Internacional

Políticas do cuidado com perspectiva de gênero

Resumo: O curso abordará as principais discussões e análises em torno do tema do cuidado a partir de uma análise de gênero. Ao longo das conferências, as discussões e os desafios conceituais estarão focados no conteúdo e escopo do cuidado, bem como no vínculo entre os regimes de assistência e bem-estar, cidadania e direitos, e as análises e pesquisas sobre migração e cuidado.

Aulas e professores

Aula 6 – Profissionais de saúde – Profa. Nadya Guimarães (Universidade de São Paulo, Brasil)
Aula 7 – Cuidado e Estado – Profa. Bila Sorj (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil)
Aula 8 – Cuidado e migração – Profa. Amaia Pérez Orozco (Universidad Complutense de Madrid, Espanha)
Aula 9 – Regimes de cuidado: desafios e oportunidades para a igualdade – Profa. Juliana Martínez (Universidad de Costa Rica, Costa Rica)
Aula 10 – O Estado e a paternidade na América Latina: genes, suporte econômico e cuidado – Profa. Juliana Martínez (Universidad de Costa Rica, Costa Rica)
Aula 11 – Cuidado estético e reparo racial – Profa. Mara Viveros Vigoya (Universidade Nacional da Colômbia, Colômbia)
Aula 12 – Cuidado e envelhecimento – Profa. Rosario Aguirre (Universidad de la República, Uruguai)

Seminários Eletivos

1. Debates conceituais e metodológicos sobre o cuidado
Resumo: Nesta unidade curricular os alunos serão apresentados às várias definições de cuidado e trabalharão em torno de reflexões sobre a perspectiva da ética do cuidado; as ligações entre a teoria de gênero e o cuidado; reflexões sobre diferentes dimensões do cuidado, entre outras. Serão abordadas as posições que o reconhecem como um trabalho associado ao amor e à identidade feminina, bem como as posições que o definem como um trabalho remunerado e não remunerado, assimilável ou não a outros tipos de trabalho. Da mesma forma, trabalhará os desafios e as reflexões metodológicas para medição do cuidado. Metodologias qualitativas e quantitativas dos cuidados nos diferentes países da região serão abordadas, como também os desafios da medição quantitativa do cuidado com base nas contribuições das Pesquisas de Uso do Tempo da região e seus principais desafios.
Coordenação: Karina Batthyány (Universidad de la República, Uruguai), Joan Tronto (Universidade de Minnesota, Estados Unidos) e Valentina Perrotta (Universidad de la República, Uruguai)

2. A Organização Social do Cuidado e Políticas Públicas
Resumo: Neste curso propõe-se trabalhar em torno do cuidado como componente do bem-estar social, e como ele é prestado e distribuído nos diferentes regimes de bem-estar. Isso o conecta com a discussão de políticas públicas e com o direito à assistência. Trabalhará o conceito de organização social do cuidado, análise da oferta e demanda de cuidado, arranjos e estratégias de cuidado familiar, análise de estudos de representações sociais do cuidado.
Coordenação: Eleonor Faur (Universidade Nacional de San Martín, Argentina)

3. Migração, gênero e cuidado
Resumo: Trabalharemos os impactos na origem e destino da migração para a organização social do cuidado de crianças e pessoas com dependência, abordando a análise de estudos no contexto nacional e regional. Serão estudadas discussões sobre cadeias globais de cuidado e apresentadas numerosas pesquisa na América Latina sobre o assunto.
Coordenação: Divisão de Assuntos de Gênero – CEPAL

4. Sistemas e políticas do cuidado na América Latina
Resumo: Neste curso serão apresentados casos paradigmáticos ou marcantes de países da região relacionados ao desenvolvimento de suas políticas públicas de cuidado. O curso se realizará a partir de uma análise comparativa das políticas públicas relacionadas à família, proteção social, assistência, trajetória de vida, bem-estar na perspectiva de gênero, em diferentes países da região.
Coordenação: Valentina Perrota (Universidad de la República, Uruguai)

 

Oficina de apoio à elaboração do trabalho final

Resumo: A oficina é um espaço de formação destinado a orientar a elaboração do trabalho integrador final da Especialização. Os estudantes terão acompanhamento e orientação na elaboração do objeto de análise, na sua tradução em problema de estudo viável, na construção de um plano de trabalho, no desenvolvimento de redes argumentativas e na definição de conclusões analíticas. Essas tarefas serão realizadas individual e coletivamente por meio de intercâmbio entre pares e com o professor responsável pela oficina, através do fórum de discussão. O objetivo da oficina é a produção do esboço do trabalho final da Especialização. O trabalho monográfico final poderá ser em espanhol, português ou inglês.
Coordenação: Karina Batthyány (Universidad de la República, Uruguai), Joan Tronto (Universidad de Minnesota, Estados Unidos) e Valentina Perrotta (Universidad de la República, Uruguai).

CRONOGRAMA

FORMAS DE PAGAMENTO
CM Pleno: se você pertence a um Centro Membro Pleno do CLACSO.
 
CM Associado: Se você pertence a um Centro Associado do CLACSO.
 
Sem vínculo: Se você NÃO possui nenhum desses vínculos com o CLACSO.
 
ESPECIALIZAÇÃO
 
  Pagamento em uma parcela até o dia 16/01 Pagamento em uma parcela após 16/01 Pagamento em 3 parcelas
CM Pleno USD 400 USD 570 USD 750 (3 x USD 250)
CM Associado USD 530 USD 700 USD 1020 (3 x USD 340)
Sem Vínculo USD 600 USD 960 USD 1290 (3 x USD 430)
CURSO INTERNACIONAL
 
  Pagamento em uma parcela até o dia 16/01 Pagamento em uma parcela após 16/01 Pagamento em 3 parcelas
CM Pleno USD 115 USD 230 USD 315 (3 x USD 105)
CM Associado USD 175 USD 290 USD 420 (3 x USD 140)
Sem Vínculo USD 240 USD 360 USD 540 (3 x USD 180)

Em todos os casos, o pagamento pode ser feito por cartão de crédito, depósito ou transferência bancária.

PERGUNTAS FREQUENTES

Quem pode participar da Especialização e do Curso Internacional?
A Especialização e o Curso Internacional são destinados a graduados; estudantes de pós-graduação; ativistas e militantes de organizações sindicais, movimentos sociais e partidos políticos; funcionárias e funcionários públicos; trabalhadoras e trabalhadores da imprensa; membros e gestores de organizações não governamentais e profissionais interessados no assunto.

O que devo fazer para me inscrever?
Você deve preencher o formulário disponível na web. As inscrições estarão abertas entre julho e outubro de 2023 através deste site.

Como sei que estou inscrito/a?
Ao finalizar o processo de inscrição você receberá uma confirmação por e-mail. E no dia de início do curso serão enviados os dados de acesso à plataforma virtual.

O que acontece se eu não cursar, não concluir ou for reprovado/a nos Seminários Eletivos e obrigatórios exigidos pela Especialização?
No caso de não ser concluída alguma das instâncias de formação obrigatórias, em todos os casos, deverá ser pago um valor adicional para recuperação do referido crédito.

Critérios excepcionais: em casos excepcionais (questões de saúde, familiares ou humanitárias) e nos primeiros dois meses de início da Especialização, o aluno poderá solicitar a saída da turma e retomá-la no ano seguinte. Em todos os casos, os motivos que justificam o pedido devem ser apresentados por escrito. Dois meses após o início do curso, não será mais possível solicitar esse procedimento.

Somente será possível a devolução do valor pago nos casos em que CLACSO e Flacso Brasil cancelem a realização de algum seminário.

Quando as aulas começam e quando terminam?
As aulas ocorrerão de fevereiro a dezembro de 2024.

Como posso acessar as aulas?
Todos/as os/as estudantes receberão as instruções necessárias para acessar as aulas, bibliografia e fórum de discussão através da plataforma virtual.

Como poderei utilizar o Espaço de Formação Virtual?
O acesso e a navegação pelo Espaço de Formação Virtual acontecem de maneira simples e clara. De qualquer forma, uma equipe de apoio técnico e acadêmico estará sempre à disposição.

O que devo fazer para obter o certificado da Especialização?

Deverá aprovar o Seminário intensivo, o Curso Internacional, dois (2) seminários virtuais eletivos, a oficina de apoio à realização do trabalho final e realizar o trabalho integrador final.

Sem exceção, para receber o certificado da especialização todos os espaços formativos devem ser concluídos e aprovados.

Sem exceção, para receber o certificado da especialização todos os espaços formativos devem ser concluídos e aprovados.

Como será a avaliação da Especialização?
Para obter o certificado da Especialização, você deve concluir um trabalho integrador final. A oficina de apoio à realização do trabalho final é obrigatória e vai ajudá-lo nesse processo.

O que devo fazer para obter o certificado do Curso Internacional?
Deverá participar das aulas e atividades propostas pelos professores/as e realizar o trabalho integrador final.

Vou receber um certificado por ter concluído a Especialização ou o Curso Internacional?
Sim, a Especialização e o Curso Internacional são certificados pela Flacso Brasil e pelo Clacso. A especialização tem carga horária total de 360 horas e o curso internacional 90 horas. O envio do certificado de conclusão será feito de forma digital e é totalmente gratuito. O diploma internacional de Especialista é emitido pela Secretaria-Geral da Flacso, localizada na Costa Rica. Os valores e procedimentos para emissão e envio do diploma internacional podem ser consultados aqui.

Posso legalizar ou validar a Especialização?
O/A estudante poderá solicitar e pagar a emissão e entrega do diploma apostilado de Especialista Internacional, que é emitido pela Secretaria Geral da Flacso, localizada na Costa Rica. Em seguida, o/a estudante deve realizar o processo de validação de acordo com os regulamentos em vigor em cada país.  Os valores e procedimentos para emissão e entrega do diploma apostilado podem ser consultados aqui.

Qual é o custo da Especialização?
Veja a tabela de preços e modalidades, disponível acima.

Caso deseje a certificação internacional expedida pela Secretaria-Geral da Flacso, deverá ser pago um custo adicional.*

*A emissão do diploma impresso, junto com o histórico de notas, custa USD 222,00 (duzentos e vinte e dois dólares). O valor inclui o envio dos documentos impressos e assinados para o endereço residencial do estudante. Os procedimentos para emissão e envio do diploma internacional podem ser consultados aqui.

Qualquer outra dúvida entre em contato através dos e-mails posgraduacao@flacso.org.br e cuidados5@clacso.edu.ar ou envie um WhatsApp para +5491138801388.
Para tratar de desconto para grupos e instituições, você pode entrar em contato com descuentosinstitucionales@clacso.edu.ar.

Entre em contato

Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!

flacsobr@flacso.org.br

secretaria.academica@flacso.org.br

+55 61 2020 3390

Nossos endereços

Brasília (Sede)

SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, Asa Sul CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil

São Paulo

Avenida Ipiranga, nº 1071, sala 608, República CEP:  01039-903, São Paulo (SP), Brasil