fbpx

Minicurso

Setembro/Outubro 2023

Modalidade Virtual

Certificado Internacional

6 aulas de 2h de duração, Segundas e Quartas às 19h30

Início: 25 de Setembro de 2023

Inscrições abertas

Nossas Oficinas e Minicurso se pretendem espaços formativos e informativos voltados a temas contemporâneos, interdisciplinares e interseccionais, interpeladores da sociedade latino-americana em geral e da realidade Brasileira em particular. Privilegiam também a possibilidade de espaços para promoção de metodologias e técnicas de pesquisa inovadoras para pesquisadores e profissionais em formação continuada. Destinam-se a estudantes de graduação e pós-graduação, tal como profissionais de diversas áreas de atuação, sobretudo das ciências sociais aplicadas. As Oficinas e Minicursos são realizados inteiramente online, com aulas síncronas e conteúdos de apoio, pela Plataforma Moodle. Estudantes regularmente matriculados que estiverem presentes em pelo menos 75% das aulas e atividades previstas receberão certificado internacional da Flacso Brasil. 

Observação: A abertura de turmas está condicionada ao número mínimo de inscritos conforme regulamento interno do Programa. A pré-inscrição deverá ser feita pelo link acima e, na ocasião de fechamento de turma – até 24 de Setembro de 2023 – os inscritos serão contatados para efetivação da matrícula.

Apresentação

O curso irá tratar das formas de resistências e lutas por direitos das mulheridades – mulheres e mulheres trans – ao longo da história brasileira, considerando as instâncias de repressão e normatização das relações em sociedade e de comportamentos considerados padrão e desviantes de homens e mulheres ao longo da nossa história.

Objetivos

Analisar a História do Brasil por meio do recorte de gênero e construir uma contra-narrativa histórica e historiográfica.

Docente

Patrícia Valim é Mestra em História Social (2007) e Doutora em História Econômica (2013), ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Adjunta de História do Brasil Colonial no Departamento de História da UFBA. Desde agosto de 2021, a pesquisadora está em cooperação técnica com a Universidade Federal de Ouro Preto, atuando no departamento de História e no Programa de Pós-graduação em História. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia e Negacionismo Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Bahia; Conjunturas Insurgentes, Cultura Política e Cultura Jurídica no Brasil Colonial; Justiça e Poder na Crise do Antigo Regime; Conjuração Baiana de 1798; Lutas pela Independência Política na Bahia; Negacionismo e Usos da História; Negacionismo Profissional e Genocídio; Antinegacionismo Penal.

Cronograma

Segunda-feira e Quarta-Feira

Horário: 19:30 às 21:30

Modalidade: online

Aula 1: 25/09 – Donas do território, do poder e do corpo

Aula 2: 27/09 – Órfãs, matronas, bissexuais e bígamas 

Aula 3: 02/10 – Hereges, feiticeiras e bruxas

Aula 4: 04/10 – Escravizadas, libertas, livres e criminosas 

Aula 5: 09/10 – Cangaceiras, mulheres trans, loucas e sufragistas

Aula 6: 11/10 – Sindicalizadas, políticas, guerrilheiras e feministas

Investimento

R$ 300,00, em até 2x no PayPal
50% de desconto para ex-alunos da Flacso Brasil

Bibliografia básica

DIAS, Maria Odila Leite da Silva. Novas subjetividades na pesquisa histórica feminista: uma hermenêutica das diferenças. Estudos Feministas. Vol.2, n.2, 1994. pp. 373-382. 

ESTEVES, Marta de Abreu. Meninas perdidas. Os populares e o cotidiano do amor no Rio de Janeiro da Belle Epoque. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. Estudos Feministas. (Publicada em Florianópolis, CFH/CCE, UFSC). 

PEDRO, Joana Maria. Mulheres honestas e mulheres faladas: uma questão de classe. Florianópolis: Editora da UFSC, 1994. 

PEDRO, Joana Maria e GROSSI, Míriam Pilar (org.) Masculino, feminino, plural. Florianópolis: Mulheres, 2004. 

PERROT, Michelle. Práticas da memória feminina. Revista Brasileira de História. v. 9, n. 18, ago-set/1989, pp. 09-18. 

PRIORE, Mary Del (org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 1997. 

RAGO, Margareth. Os prazeres da noite. Prostituição e códigos de sexualidade feminina em São Paulo (1890-1930). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991. 

SCHUMAHER, Schuma. A primeira onda feminista. In: Anais do XIII Encontro Nacional Feminista. O feminismo nos 500 anos de dominação. João Pessoa: Paraíba, 2000, p.30-36. 

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade. Porto Alegre, vol. 15, n. 2, pp. 5-22, jul./dez., 1990.

Dúvidas e informações: egpp@flacso.org.br

Entre em contato

Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!

flacsobr@flacso.org.br

secretaria.academica@flacso.org.br

+55 61 2020 3390

Nossos endereços

Brasília (Sede)

SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, Asa Sul CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil

São Paulo

Avenida Ipiranga, nº 1071, sala 608, República CEP:  01039-903, São Paulo (SP), Brasil