fbpx

Duração: 12 meses

Início: Abril de 2023

Modalidade: A distância

Coordenação: Juan Ignacio Piovani e Alberto Riella

Inscrições: Encerradas

5ª Turma (2023-2024)

MODALIDADE VIRTUAL

Especialização: 40 créditos, 360 horas / aula

Curso internacional: 9 créditos, 90 horas / aula

Duração: Abril de 2023 a março de 2024

Com o apoio da Rede Latino-americana de Metodologia de Ciências Sociais

Inscreva-se aqui.
Resolución CD 2020.01/03

As certificações da Especialização e do Curso Internacional serão realizadas pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) e pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso).


COORDENAÇÃO GERAL:
Juan Ignacio Piovani (Universidade Nacional de La Plata / Conicet, Argentina) e Alberto Riella (Universidade da República, Uruguai)

DIREÇÃO GERAL:
Rita Gomes do Nascimento (Flacso Brasil) e Karina Batthyány (Clacso)

 

FUNDAMENTAÇÃO

Para transformar a realidade, é essencial ter teorias críticas e métodos de pesquisa poderosos e plurais.

A força do pensamento crítico na América Latina e no Caribe está baseada em uma profunda e vasta tradição metodológica que foi capaz de amalgamar os avanços das ciências sociais com um compromisso com a mudança social, a justiça e a igualdade.

Os diversos métodos de investigação utilizados pelos investigadores da área das Ciências Sociais constituem um instrumento fundamental para testemunhar e compreender as injustiças e vulnerabilidades sociais que vivem os nossos povos. A especialização dá continuidade e fortalece a trajetória de rigor metodológico que a pesquisa crítica em nosso continente teve desde suas origens para que as novas gerações possam se apropriar desses métodos e técnicas e aplicá-los de forma criativa na produção de pesquisas sociais que contribuam para debates acadêmicos, sociais e políticos para a mudança social.

OBJETIVOS

Os objetivos da especialização e do curso internacional são:

  • Fornecer um panorama renovado dos atuais debates metodológicos nas ciências sociais para uma abordagem crítica da pesquisa social e da construção do conhecimento nas ciências sociais.
  • Melhorar a capacidade dos/das estudante para a formulação de projetos de pesquisa.
  • Atualizar os/as estudantes no uso de desenhos e técnicas de pesquisa, ajudando a melhorar a qualidade de suas pesquisas acadêmicas.
PÚBLICO ENVOLVIDO

A Especialização e o Curso Internacional destinam-se a graduados; estudantes de pós-graduação; ativistas e militantes de organizações sindicais, movimentos sociais e partidos políticos; funcionárias e funcionários públicos; trabalhadoras e trabalhadores da imprensa; membros e gestores de organizações não governamentais e profissionais interessados em aprofundar e atualizar seus conhecimentos e habilidades metodológicas para a pesquisa social.

EQUIPE DOCENTE

Juan Ignacio Piovani (Universidad Nacional de La Plata / Conicet, Argentina); Alberto Riella (Universidad de la República, Uruguai); Irene Vasilachis (Centro de Estudios e Investigaciones Laborales / Conicet, Argentina); Rosa María Rubalcava (Flacso México); Sara Victoria Alvarado (Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud del CINDE, Universidad de Manizales, Colombia); Rosana Guber (Instituto de Desarrollo Económico y Social / CONICET, Argentina); Fernando Cortés Alberto (Flacso México); Manuel Canales (Universidad Estatal de O’Higgins, Chile); Ernesto Meccia (Universidad de Buenos Aires, Argentina); Paolo Parra Saiani (Università degli studi di Genova, Italia); Marcos Supervielle (Universidad de la República, Uruguay); Néstor Cohen (Universidad de Buenos Aires, Argentina); Gabriela Gómez Rojas (Universidad de Buenos Aires / Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina); Paola Mascheroni (Universidad de la República, Uruguay); Pablo Dalle (Universidad de Buenos Aires / Conicet, Argentina); Jesica Plá (Universidad de Buenos Aires / Conicet, Argentina); Fernando Tavares (Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil); Leticia Muñiz Terra (Universidad Nacional de La Plata / Conicet, Argentina); Eugenia Rausky (Universidad Nacional de La Plata / Conicet, Argentina); Mauricio Tubío (Universidad de la República, Uruguai); Joan Miquel Verd (Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha); German Quaranta (Centro de Investigaciones y Estudios Laborales / Conicet, Argentina); Gabriela Rubilar (Universidad de Chile).

ESTRUTURA ACADÊMICA

A Especialização em Métodos e técnicas de pesquisa social tem a duração de 12 meses e exige a realização de:

  • Um curso internacional
  • Dois seminários virtuais eletivos da oferta curricular
  • Duas oficinas obrigatórias
  • A elaboração de um trabalho integrador final

A Especialização tem carga horária total de 360 horas/aula de trabalho e é certificada pelo Clacso e pela Flacso Brasil.

O Curso Internacional pode ser feito de forma independente sem a necessidade de inscrição no programa de Especialização. Tem duração de 12 meses, tem carga horária total de 90 horas/aula e é certificado pelo Clacso e pela Flacso Brasil.

Os/as estudantes terão o apoio de tutores acadêmicos que acompanharão o curso das diferentes áreas curriculares e orientarão a realização dos trabalhos finais.

ESCLARECIMENTO: Quem se matricular na Especialização completa não deverá se matricular separadamente no Curso Internacional.

OFERTA CURRICULAR

Os espaços curriculares serão oferecidos indistintamente em espanhol e português. Da mesma forma, a bibliografia poderá ser oferecida nos dois idiomas oficiais do curso. As intervenções dos alunos nos fóruns de discussão também podem ser nessas línguas. O trabalho integrador final poderá ser em espanhol ou português.

Curso Internacional – Problemas metodológicos e construção do conhecimento científico-social
Resumo: Esta unidade curricular pretende ter uma visão contemporânea dos debates metodológicos nas ciências sociais e aprofundar os métodos e técnicas mais utilizados nesta área científica. Para isso, foi convocado um grupo de especialistas que contribuirão com seus conhecimentos, reflexões e experiências em cada um desses temas, que posteriormente serão sistematicamente abordados nos Seminários de Especialização.

Aulas e professores:
1. Fundamentos epistemológicos da pesquisa social contemporânea – Sara Victoria Alvarado (Colômbia)
2. Debates metodológicos contemporâneos – Irene Vasilachis (Argentina)
3. A triangulação metodológica – Juan Piovani (Argentina)
4. Como tornar os conceitos das ciências sociais observáveis – Fernando Cortés Alberto (México)
5. Pesquisas sociais e seus usos – Rosa María Rubalcava (México)
6. Estudos de caso e comparação – Alberto Riella (Uruguai)
7. Etnografia e reflexividade: o pesquisador como ferramenta do conhecimento – Rosana Guber (Argentina)
8. A entrevista e suas possibilidades – Joan Miquel Verd (Espanha)
9. Os grupos de discussão – Manuel Canales (Chile)
10. Pesquisa biográfica – Ernesto Meccia (Argentina)
11. Big data e pesquisa social – Paolo Parra Saiani (Itália)
12. Ética e pesquisa social – Marcos Supervielle (Uruguai)

Oficinas obrigatórias

Oficina I – Projetos para pesquisa social
Resumo: São apresentados os diferentes desenhos de pesquisa em Ciências Sociais e os princípios gerais que norteiam a pesquisa social. Tipos de desenhos: de acordo com os objetivos, de acordo com a temporalidade, de acordo com a fonte dos dados, de acordo com a estratégia qualitativa ou quantitativa e de acordo com o nível de experimentação.
Coordenação: Néstor Cohen e Gabriela Gómez Rojas (Universidade de Buenos Aires, Argentina)

Oficina II – A lógica dos projetos de pesquisa
Resumo: A construção do problema de pesquisa. A relação entre quadro conceitual, objetivos e estratégia metodológica. As etapas do projeto: articulação e coerência lógica. Viabilidade e recursos. Preparação de um Projeto de Pesquisa.
Coordenação: Alberto Riella e Paola Mascheroni (Universidade da República, Uruguai)


Seminários eletivos:

Primeiro semestre

A abordagem qualitativa e sias técnicas de pesquisa
Resumo: Construção e análise de informação qualitativa aplicada à pesquisa social: técnicas etnográficas, análise de discurso, grupos de discussão, formas de observação participante.
Coordenação: Juan Piovani, Leticia Muñiz Terra, Eugenia Rausky (Universidade Nacional de La Plata, Argentina)

A construção de dados quantitativos e seu processamento
Resumo: Objetivação e medição de conceitos. Dos conceitos aos indicadores. Observação e instrumentos. Problemas de confiabilidade e validade. Técnicas de coleta primária e de banco de dados, fontes de informação.
Coordenação: Mauricio Tubio (Universidade da República, Uruguai)


Segundo semestre

Análise estatística aplicada à pesquisa social
Resumo: Análise estatística aplicada à pesquisa social. Base de dados, descritiva, variada e associação às variáveis de controle, análise de regressão, componentes principais e fatorial.
Coordenação: Fernando Tavares (Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil), Pablo Dalle e Jesica Plá (Universidade de Buenos Aires/CONICET, Argentina)

Estudos de caso e perspectivas comparativas
Resumo: Estudos de caso como estratégia de pesquisa empírica. Principais perspectivas de estudos de caso. Estudos de caso único e múltiplo. Por que comparar, como comparar e o que comparar.
Coordenação: Gabriela Rubilar (Universidade do Chile), German Quaranta (Centro de Estudos e Pesquisas Trabalhistas, Argentina) e Joan Miquel Verd (Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha)

 

 

CRONOGRAMA

FORMAS DE PAGAMENTO
CM Pleno: se você pertence a um Centro Membro Pleno do CLACSO.
CM Associado: Se você pertence a um Centro Associado do CLACSO.
Sem vínculo: Se você NÃO possui nenhum desses vínculos com o CLACSO.
ESPECIALIZAÇÃO
Pagamento em uma parcela antes de 10/04 Pagamento em uma parcela após 10/04 Pagamento em 3 parcelas
CM Pleno USD 460 USD 570 USD 750 (3 x USD 250)
CM Associado USD 590 USD 700 USD 1020 (3 x USD 340)
Sem Vínculo USD 660 USD 960 USD 1290 (3 x USD 430)
CURSO INTERNACIONAL
Pagamento em uma parcela antes de 10/04 Pagamento em uma parcela após 10/04 Pagamento em 3 parcelas
CM Pleno USD 175 USD 230 USD 315 (3 x USD 105)
CM Associado USD 235 USD 290 USD 420 (3 x USD 140)
Sem Vínculo USD 300 USD 360 USD 540 (3 x USD 180)

Em todos os casos, o pagamento pode ser feito por cartão de crédito, depósito ou transferência bancária.

PERGUNTAS FREQUENTES

Quem pode participar da Especialização e do Curso Internacional?
A Especialização e o Curso Internacional destinam-se a graduados; estudantes de pós-graduação; ativistas e militantes de organizações sindicais, movimentos sociais e partidos políticos; funcionárias e funcionários públicos; trabalhadoras e trabalhadores da imprensa; membros e gestores de organizações não governamentais e profissionais interessados no assunto.

O que devo fazer para me inscrever?
Para participar é necessário que você se inscreva através da página web.
As inscrições estarão abertas entre dezembro de 2022 a abril de 2023.

Como sei que estou inscrito/a?
Ao finalizar o processo de inscrição você receberá uma confirmação por e-mail. E no dia de início do curso serão enviados os dados de acesso à plataforma virtual.

O que acontece se eu não cursar, não concluir ou for reprovado/a nos Seminários Eletivos e obrigatórios exigidos pela Especialização?
No caso de não ser concluída alguma das instâncias de formação obrigatórias, em todos os casos, deverá ser pago um valor adicional para recuperação do referido crédito.

Critérios excepcionais: em casos excepcionais (questões de saúde, familiares ou humanitárias) e nos primeiros dois meses de início da Especialização, o aluno poderá solicitar a saída da turma e retomá-la no ano seguinte. Em todos os casos, os motivos que justificam o pedido devem ser apresentados por escrito. Dois meses após o início do curso, não será mais possível solicitar esse procedimento.

Somente será possível a devolução do valor pago nos casos em que CLACSO e Flacso Brasil cancelem a realização de algum seminário.

Quando as aulas começam e quando terminam?
As aulas ocorrerão de abril de 2023 a março de 2024.

Como posso acessar as aulas?
Todos/as os/as estudantes receberão as instruções necessárias para acessar as aulas, bibliografia e fórum de discussão através da plataforma virtual.

Como poderei utilizar o Espaço de Formação Virtual?
O acesso e a navegação pelo Espaço de Formação Virtual acontecem de maneira simples e clara. De qualquer forma, uma equipe de apoio técnico e acadêmico estará sempre à disposição.

O que devo fazer para obter o certificado da Especialização?
Deverá aprovar o Curso Internacional, dois (2) seminários virtuais eletivos, duas (2) oficinas de apoio à realização do trabalho final e realizar o trabalho integrador final.

Sem exceção, para receber o certificado da especialização todos os espaços formativos devem ser concluídos e aprovados.

Como será a avaliação da Especialização?
Para obter o certificado da Especialização, você deve concluir um trabalho integrador final. A oficina de apoio à realização do trabalho final é obrigatória e vai ajudá-lo nesse processo.

O que devo fazer para obter o certificado do Curso Internacional?
Deverá participar das aulas e atividades propostas pelos professores/as e realizar o trabalho integrador final.

Vou receber um certificado por ter concluído a Especialização ou o Curso Internacional?
Sim, a Especialização e o Curso Internacional são certificados pela Flacso Brasil e pelo Clacso. A especialização tem carga horária total de 360 horas e o curso internacional 90 horas. O envio do certificado de conclusão será feito de forma digital e é totalmente gratuito. O diploma internacional de Especialista é emitido pela Secretaria-Geral da Flacso, localizada na Costa Rica. Os valores e procedimentos para emissão e envio do diploma internacional podem ser consultados aqui.

Posso legalizar ou validar a Especialização?
O/A estudante poderá solicitar e pagar a emissão e entrega do diploma apostilado de Especialista Internacional, que é emitido pela Secretaria Geral da Flacso, localizada na Costa Rica. Em seguida, o/a estudante deve realizar o processo de validação de acordo com os regulamentos em vigor em cada país. Os valores e procedimentos para emissão e entrega do diploma apostilado podem ser consultados aqui.

Qual é o custo da Especialização?
Veja a tabela de preços e modalidades, disponível acima.

Caso deseje a certificação internacional expedida pela Secretaria-Geral da Flacso, deverá ser pago um custo adicional.*

*A emissão do diploma impresso, junto com o histórico de notas, custa USD 200,00 (duzentos dólares). O valor inclui o envio dos documentos impressos e assinados para o endereço residencial do estudante. Os procedimentos para emissão e envio do diploma internacional podem ser consultados aqui.

Qualquer outra dúvida entre em contato através dos e-mails posgraduacao@flacso.org.br e metodo5@clacso.edu.ar ou envie um WhatsApp para +5491138801388.
Para tratar de desconto para grupos e instituições, você pode entrar em contato com descuentosinstitucionales@clacso.edu.ar.

Entre em contato

Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!

flacsobr@flacso.org.br

secretaria.academica@flacso.org.br

+55 61 2020 3390

Nossos endereços

Brasília (Sede)

SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, Asa Sul CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil

São Paulo

Avenida Ipiranga, nº 1071, sala 608, República CEP:  01039-903, São Paulo (SP), Brasil