fbpx

Carga horária: 60 horas

Início: dezembro de 2023

Modalidade: a distância

Período: 04 de dezembro a 31 de janeiro

Coordenação Acadêmica: Júlio Chiquetto

Inscrições: Encerradas

Formação Interdisciplinar em Mudanças Climáticas  busca oferecer uma visão panorâmica sobre a questão das mudanças climáticas, que já são uma realidade hoje no mundo. Serão abordados os fundamentos científicos das mudanças climáticas, o estado atual da discussão e suas perspectivas futuras e formas de enfrentamento.

A formação é oferecida pelo Colégio Latino-Americano de  Estudos Mundiais, programa Flacso Brasil. O Colégio constitui um espaço acadêmico  internacional multi e interdisciplinar, especialmente no âmbito das Ciências Sociais e  Humanidades – CSH, orientado à reflexão e análise sobre as condições de produção das  desigualdades e seus efeitos nas distintas dimensões da vida social. O Colégio se orienta à  reflexão e análise sobre as condições de produção das desigualdades e seus efeitos nas  distintas dimensões da vida social, assim como as estratégias de mitigação no contexto global. 

Apresentação

A Formação Interdisciplinar em Mudanças Climáticas é oferecida pelo Colégio Latino Americano de Estudos Mundiais, programa FLACSO-Brasil. O Colégio constitui um espaço  acadêmico internacional multi e interdisciplinar, especialmente no âmbito das Ciências Sociais  e Humanidades – CSH, orientado à reflexão e análise sobre as condições de produção das  desigualdades e seus efeitos nas distintas dimensões da vida social. O Colégio se orienta à  reflexão e análise sobre as condições de produção das desigualdades e seus efeitos nas  distintas dimensões da vida social, assim como as estratégias de mitigação no contexto global. 

O objetivo geral da Formação Interdisciplinar em Mudanças Climáticas é oferecer aos  participantes uma visão panorâmica sobre a questão das mudanças climáticas, que já são uma  realidade hoje no mundo. Serão abordados os fundamentos científicos das mudanças  climáticas, o estado atual da discussão e suas perspectivas futuras e formas de enfrentamento.  Para tanto, desenvolvemos três objetivos específicos, cada qual constituindo um dos módulos  do curso.

O primeiro módulo visa apresentar e debater os fundamentos científicos das mudanças  climáticas, tratando da base técnica do assunto, trazendo temas como os estudos climáticos,  sua história, o efeito estufa e as emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Num segundo  momento, introduzimos o aluno aos impactos intersetoriais das mudanças climáticas, trazendo  uma dimensão humana à discussão ao introduzirmos os conceitos de vulnerabilidade, desastres  e injustiça climática.

Num terceiro momento, abordamos as perspectivas futuras sobre o tema:  contextualizamos as mudanças climáticas no panorama da política internacional, abordamos as principais formas de enfrentamento, tais como mitigação e adaptação e seus aspectos técnicos (transportes, infraestrutura baseada na natureza, etc.) bem como questões relacionadas à  governança climática, tais como planos climáticos e financiamento de ações de combate às  mudanças climáticas. Neste módulo também apresentamos o aluno à diversos recursos e  plataformas online para obtenção e análise de dados climáticos, e também aqueles relacionados  à emissão de GEEs, vulnerabilidade e adaptação.

O quarto e último momento constitui-se de um  worskshop na plataforma SEEG, onde aprenderemos a obter dados das emissões de GEE em  nível municipal, interpretá-los e elaborar soluções para mitigação e/ou adaptação climática,  utilizando a plataforma SEEG soluções, trazendo então um conhecimento aplicado ao repertório  do aluno.

Estrutura

Formato: O Curso de Formação Interdisciplinar em Mudanças Climáticas se realizará à  distância, em modalidade online intensiva. Além de presença virtual em aulas sincrônicas, será  esperada e fomentada a participação ativa dos(as) alunos(as) nos fóruns de discussão  disponibilizados. A estrutura curricular compreende quatro disciplinas, divididas em 8 sessões  de 3 horas cada. As aulas 1 a 7 deverão ser compostas por aproximadamente 2h20 de conteúdos  expositivos, seguidas de aproximadamente 40 minutos para dúvidas e discussões, e a aula final,  por um worskhop de 3 horas para uso da plataforma SEEG (emissões e soluções) com dados  em Excel. 

Carga Horária: A carga horária total do curso é de 30 horas, compostas por 24 horas/aula  e 6 horas para leituras e produção de trabalho final.

Método de avaliação

O trabalho final do curso poderá ser executado seguintes formas:  

1) texto: artigo (individual ou em dupla), ensaio (individual ou em dupla), ou projeto, versará  sobre tema à critério do(a) participante, desde que alinhado com os temas do curso (cerca de 10  páginas); ou  

2) trabalho: caracterização das emissões de GEE de município ou região escolhida,  utilizando dados da plataforma SEEG, com proposta de soluções de mitigação e/ou adaptação  pela plataforma SEEG soluções (cerca de 5-10 páginas), individual ou em grupo.

O êxito na condução deste trabalho é pré-requisito para a obtenção do certificado de  realização do curso. O diploma da Formação Interdisciplinar em Mudanças Climáticas abate as  horas equivalentes ao módulo de Mudanças Climáticas que compõe a Especialização em  Ambiente e Sociedade.

Perfil do aluno

Funcionários públicos ligados ao meio ambiente, agricultura e  questões urbanas e de planejamento; profissionais de diversas áreas das ciências humanas,  exatas e biológicas, tais como biólogos, engenheiros florestais/civis/ambientais/agrícolas,  arquitetos/urbanistas, geógrafos, ecologistas, meteorologistas, gestores ambientais e de  políticas públicas, sociólogos e outros profissionais e assessores de secretarias; estudantes,  pesquisadores, professores das áreas mencionadas acima. Além disso, os conteúdos também  têm apelo especial a líderes de comunidades, ativistas políticos e ambientais, divulgadores e  comunicadores científicos. O aluno deverá comprovar que têm graduação em alguma área  (qualquer área), pois constitui-se em um módulo da especialização em Ambiente e Sociedade.

Docente

Júlio Chiquetto – Currículo Lattes
Pesquisador de pós-doutorado pelo Departamento de Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH /USP). Tem pós-doutorado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP), no Centro de Síntese USP Cidades Globais. Doutor e mestre em Geografia Física USP. Graduado em Geografia pela mesma universidade. Tem experiência na área de Poluição do Ar e Climatologia.

Cronograma

Aula 1

04/12

1.1 Conceitos básicos de climatologia

Aula 2

06/12

1.2 Variabilidade Climática e Efeito Estufa

Aula 3

07/12

2.1 Eventos extremos e impactos intersetoriais

Aula 4

11/12

2.2 Vulnerabilidade e injustiça climática

Aula 5

13/12

3.1 Mudanças climáticas, política internacional e o IPCC

Aula 6

14/12

3.2 Mitigação, energias renováveis e inventários de emissões de GEE

Aula 7

18/12

3.3 Adaptação climática, governança e planos climáticos

Aula 8

20/12

3.4 Workshop plataforma SEEG

Final

31/01

Entrega do trabalho final

Horários

Período: 17 de julho a 14 de agosto de 2023.
Datas: Segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 21h30, horário de Brasília.

Conteúdo

Seminário 1 – Fundamentação científicas das mudanças climáticas [6 horas] Fundamentação científica das mudanças climáticas; Climatologia; elementos  climáticos; escalas espaçotemporais do clima; climas do Brasil; fatores geográficos do  clima; circulação e sistemas atmosféricos; mudanças climáticas; paleoclimatologia e  variabilidade climática; efeito estufa; gases de efeito estufa; emissão e poluentes do ar;  modelos climáticos; história dos estudos do clima; previsão climática. 

Seminário 2 – Impactos intersetoriais das mudanças climáticas [6 horas] Impactos e evidências das mudanças climáticas; mecanismos de retroalimentação;  ecossistemas; geleiras, nível do mar e oceanos; precipitação e eventos extremos;  atribuição climática; vulnerabilidade; custos financeiros das mudanças climáticas; clima  e saúde; recursos hídricos; desertificação e savanização; agricultura e segurança  alimentar; migrações climáticas; injustiça climática; riscos e desastres climáticos na  América Latina; desigualdade e emissões per capita. 

Seminário 3 – Perspectivas futuras: como enfrentar a crise climática [12 horas] Acordos climáticos e colaboração internacional; COPS, relatórios do IPCC;  mercados de carbono, captura e armazenamento de carbono; transição energética e energias renováveis; mitigação, adaptação e resiliência; inventários de emissões de GEE;  infraestrutura verde; planos e governança climática; financiamento climático;  planejamento urbano, mobilidade e transportes; cobenefícios; aquisição de dados e  plataformas com recursos para o enfrentamento das mudanças climáticas.

Investimento

Investimento: R$ 600,00 (à vista)

Formas de pagamento: PayPal, Pix ou transferência bancária

Qualquer outra dúvida entre em contato através dos e-mails ambiente.sociedade@flacso.org.br ou posgraduacao@flacso.org.br

Entre em contato

Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!

flacsobr@flacso.org.br

secretaria.academica@flacso.org.br

+55 61 2020 3390

Nossos endereços

Brasília (Sede)

SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, Asa Sul CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil

São Paulo

Avenida Ipiranga, nº 1071, sala 608, República CEP:  01039-903, São Paulo (SP), Brasil