fbpx

Colégio Latino-Americano de Estudos Mundiais

 

Colégio Latino-Americano de Estudos Mundiais, programa da Flacso Brasil, constitui um espaço acadêmico internacional multi e interdisciplinar, especialmente no âmbito das Ciências Sociais e Humanidades – CSH, orientado à reflexão e análise sobre as condições de produção das desigualdades e seus efeitos nas distintas dimensões da vida social, assim como as estratégias de mitigação no contexto global. Assim, como desenvolvimento necessário de suas atividades, o Colégio se constitui como um espaço de reflexão sobre o próprio fazer das Ciências Sociais e Humanas latino-americanas, e o papel da disciplina e dos seus investigadores no campo científico internacional.

O Colégio Latino-americano de Estudos Mundiais é parte de um projeto maior orientado a repensar as Ciências Sociais e as humanidades na América Latina e o papel que estas podem ocupar no contexto acadêmico internacional, como promotoras de novos conhecimentos e inovação teórica e metodológica no estudo e análise de problemáticas mundiais, especialmente no que se refere a desigualdade e a justiça social. Neste sentido, o Colégio busca contribuir não somente para o fortalecimento e visibilidade do que é produzido no Brasil, mas ampliar o escopo das atividades acadêmicas dos seus participantes, difundindo a produção e as ações de investigação, promovendo iniciativas acadêmicas conjuntas e conectando essas iniciativas com outras instituições, não apenas na América Latina, mas em outros continentes. O Colégio busca estruturar, portanto, um projeto de internacionalização das ciências latino-americanas.

A criação do Colégio Latino-americano de Estudos Mundiais fundamenta-se na ideia de que, a partir de América Latina e de nossas experiências, marcos teóricos e pesquisas empíricas, é possível nos projetar na discussão sobre as grandes problemáticas globais. Nosso principal propósito é constituir uma linha de estudos globais no Brasil, com foco nas análises sobre as desigualdades e a promoção de justiça social, em conexão com os demais países da América Latina. O Colégio já nasce com parceiros institucionais internacionais, especialmente com o Collège d´Études Mondiales da Fondation Maison des Sciences de l’Homme – FMSH de França, mas também várias instituições latino-americanas.

São seus objetivos:

  • Promover um núcleo de debates e produção científica em estudos globais, que contribua para a compreensão das realidades desde uma perspectiva latino-americana;
  • Promover uma rede internacional pesquisa e discussão, com base na produção e internacionalização das Ciências Sociais e Humanas e na participação interdisciplinar;
  • Promover o intercâmbio de pesquisadores, docentes e estudantes internacionais;
  • Promover a inovação em diversos âmbitos no campo das políticas públicas;
  • Incubar e difundir investigações interdisciplinares de caráter internacional;
  • Desenvolver bases de dados e compartilhar com a comunidade em geral;
  • Facilitar a interação da academia com os diversos atores da sociedade civil e dos movimentos sociais;
  • Promover publicações conjuntas e coleções de obras que abordem temas e problemas atuais e de interesse geral;
  • Organizar seminários internacionais, oficinas, minicursos outras atividades conjuntas.

Site: www.estudosmundiais.org.br

Entre em contato

Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!

flacsobr@flacso.org.br

secretaria.academica@flacso.org.br

+55 61 2020 3390

Nossos endereços

Brasília (Sede)

SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, Asa Sul CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil

São Paulo

Avenida Ipiranga, nº 1071, sala 608, República CEP:  01039-903, São Paulo (SP), Brasil