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Colégio Latino-Americano de Estudos Globais em Direito e Sociedade

Com o propósito de expandir a pesquisa e a formação no campo do Direito, o Colégio Latino Americano de Estudos Mundiais passa a se chamar Colégio Latino-Americano de Estudos Globais em Direito e Sociedade (CLAEDS). O CLAEDS busca promover discussões de impacto nacional e internacional através da produção de pesquisas empíricas, cursos e formação sobre temas jurídicos e sociais fundamentais no contexto global, como reconhecimento de direitos na América Latina e nos países do Sul Global, direitos fundamentais, direitos humanos, trabalho, meio ambiente, acesso à justiça, direito antidiscriminatório, justiça e democracia, cidadania, governança, políticas públicas, novas tecnologias, inovação, boas práticas em sustentabilidade social e equidade.

O propósito do CLAEDS, portanto, é aprofundar o intercâmbio de conhecimento com instituições nacionais e internacionais, por meio de pesquisas de excelência para a ampliação do horizonte de conhecimento oriundo do diálogo entre o Direito e as Ciências Sociais, com uma abordagem crítica e multidisciplinar. 

 Uma das principais frentes do CLAEDS é a elaboração e realização de cursos de formação nos diferentes níveis, assim como a participação conjunta na elaboração e desenvolvimento de programas de investigação; elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa e formação para o apoio às instituições públicas e privadas na promoção da sustentabilidade social; consultoria em políticas públicas; desenvolvimento de seminários e eventos, entre outras atividades acadêmicas. Seu formato multilíngue e multicultural assume o desafio de promover uma comunicação ampla e intercultural envolvendo as mais diferentes realidades.

Objetivos do Colégio

  • Promover a inovação em diversos âmbitos a serviço dos gestores públicos, privados e da comunidade acadêmica, com temas e problemas políticos, jurídicos, econômicos e sociais de impacto global e de interesse geral;
  • Promover parcerias nacionais e internacionais em prol do intercâmbio de experiências, informações e tecnologias, visando a capacitação e especialização técnica de recursos humanos, o fortalecimento institucional, da governança, de boas práticas e da melhoria da gestão pública e privada;
  • Promover o desenvolvimento de pesquisas científicas, atividades técnicas, publicações, cursos de formação, como especializações e pós-graduação stricto sensu com instituições parceiras;
  • Promover estudos técnicos voltados para a gestão pública e privada e a inovação em diversos âmbitos no campo das políticas públicas;
  • Promover uma rede internacional de ensino, pesquisa e debate, com base na produção e internacionalização do Direito e das Ciências Sociais, por meio de uma plataforma interdisciplinar; 
  • Desenvolver bases de dados que possam ser compartilhadas pela academia e pelas instâncias implicadas em políticas públicas.

Eixos de Atuação

  • Eixo 1: Instituições públicas, sistemas jurídicos e acesso à justiça;
  • Eixo 2: Governança, desenvolvimento institucional e protocolos de sustentabilidade social e ambiental;
  • Eixo 3: Geopolítica, Economia política e políticas de desenvolvimento;
  • Eixo 4: Sociedade, cultura, identidade nacional, dinâmicas populacionais, conflitos e novas territorialidades;
  • Eixo 5: Direito Internacional, instituições internacionais e governança global.

 

Equipe

    Coordenação – Geral

Site: www.estudosmundiais.org.br

Observatório Global de Precedentes

Ataques e violência extrema contra as escolas no Brasil: contextos e impactos. – Parceria com a Campanha Nacional pelo direito à educação

Vulnerabilidades e Resistências na Juventude Brasileira em Contextos de Desigualdades – Parceria com a OEI

Agenda Nacional da Educação no Brasil – escuta ativa, incidência política e autodeterminação

Seguimento e implementação de compromissos nacionais e internacionais em direitos humanos fortalecidos” – Programas de Proteção: PPCAAM, PROVITA e PPDDH

Fortalecimento das políticas públicas de promoção, proteção, defesa e controle social dos direitos das crianças e adolescentes- Caravanas

Nós – Iniciativa para Educação Integral em territórios amazônicos

Programa STEAM Education no Brasil

Seminário Internacional Trajetórias de Sucesso Escolar

Desonradas, desclassificadas e desqualificadas

GERENCIADOR Atingidos

Curso de aperfeiçoamento: Juventudes, Espaço Escolar e Violências – uma proposta de intervenção social

Minicurso Economia para não- economistas: fundamentos contemporâneos

Curso de Inverno: Formação Interdisciplinar em Mudanças Climáticas

GERENCIADOR para o Comitê Interfederativo (CIF)

Maestría en Estado, Gobierno y Políticas Públicas

Políticas Públicas e Justiça de Gênero

Políticas do Cuidado com Perspectivas de Gênero

Métodos e Técnicas de Pesquisa Social

Memórias Coletivas, Direitos Humanos e Resistências

Estudos sobre Violência por razões de Gênero contra Mulheres

Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos

Ensino de Ciências Sociais

Comunidade de Prática em Desenvolvimento Integral e Educação Intercultural na América Latina

Projeto de arte e educação para os direitos humanos no contexto de grandes obras – Mariana/MG

Consultoria técnica em educação para povos e comunidades tradicionais

Consultoria técnica em planejamento em educação intercultural

Agentes solidários: telecentros para formação continuada de imigrantes e refugiados

Enfrentamento da cultura do fracasso escolar como catalizador da construção de currículos específicos que valorizem os saberes, características formadoras e diversidade própria das modalidades de educação das populações tradicionais na região norte do Brasil

Otavalos e Salasakas outra forma de aprender: análise das possibilidades educacionais de redes sociais e dispositivos eletrônicos para a aprendizagem em comunidades migrantes vulneráveis

Curso de capacitação: Convivência e prevenção às violências nas escolas

Formação em Convivência Escolar: Projetos de intervenção social – Teresina/PI

Desenvolvimento de programa de aprendizagem socioemocional nas escolas públicas municipais para crianças e adolescentes

Comitê de Participação de Adolescentes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CPA/CONANDA

Trajetórias, práticas juvenis em tempos de pandemia da Covid 19

Mobilização e engajamento dos integrantes do sistema de garantia de direitos etapa nacional da XI Conferência Nacional dos Direitos de Crianças e Adolescentes – XI CNDCA

Fortalecimento do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua e Catadores de Materiais Recicláveis

Consultoria Técnica Educacional ao British Council

Apoio técnico às ações do Compromisso Nacional pela Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação da Documentação Básica

Assessoria técnico-pedagógica para o fortalecimento da educação básica nos municípios do entorno da Estrada de Ferro Carajás

Processo Desenvolvimento Institucional – Conselho Regional de Psicologia 6ª Região – CRP SP

Práticas Jurídicas Universitárias e Acesso à Justiça

Autoridades de proteção de dados na América Latina: o conceito social e institucional de privacidade e de dados pessoais

Ações Afirmativas e Burocracia Pública

Cultura Política e Radicalismos

Desigualdades e a Construção do Outro

Geopolítica da Justiça, Democracia e Desigualdades

Desigualdades e Justiça Social em contextos de radicalismos

Curso de formação Juventude e Educação: identidades e direitos

Políticas Públicas de Direitos Humanos a partir do Processo Conferencial

Estudo dos efeitos da implantação de empreendimentos hidroelétricos na região hidrográfica do rio Paraguai e criação de uma nova metodologia de outorga

Aperfeiçoamento dos Processos de Destinação de Imóveis da União para Promoção das Políticas Públicas de Interesse Social

Apoio Técnico para a Comissão Organizadora do 10º Congresso Regional de Psicologia da 6ª Região

Apoio à organização do 10º Congresso Nacional de Psicologia

Projeto de Cooperação Técnica Mulheres Rurais

Educação e práticas comunitárias: educação indígena, quilombola, do campo e de fronteira nas regiões Norte e Nordeste do Brasil

Revisão Metodológica do Programa Valores na Educação

Agentes Solidários: Educomunicação, cidadania, migrantes e refugiados

Projeto Economia Criativa e empreendedorismo em territórios vulneráveis

Boas práticas de desenvolvimento profissional docente na América Latina – Região Brasil

Por onde passam os direitos das crianças e adolescentes?

Políticas Públicas para promoção da igualdade racial a partir do processo conferencial

Cooperação Técnica com a União Européia – EU Policy and Outreach Partenership

Consultoria para a sistematização de experiências e avaliação qualitativa do Projeto “Somos” – Fundação Real Madrid – Brasil

Promoção da Profissionalização do Serviço Público e Fortalecimento das Capacidades Estatais

Capacidade institucional fortalecida para o tratamento da diversidade, da inclusão e da sustentabilidade ambiental social – Educação em Escolas Indígenas e Educação em Direitos Humanos

O papel da educação para jovens afetados pela violência e outros riscos no Ceará e Rio Grande do Sul

Agenda Igualdade: cidadania e justiça social no Brasil

Sampa Cine Tec: Audiovisual, Cinema e Tecnologia

Caravana de Educação em Direitos Humanos

Fortalecimento institucional da Fundação Escola Nacional de Administração Pública (ENAP): articulação internacional da rede de escolas de governo

Elaboração de planos de cursos para o Projeto Aprendiz Legal

Proteção Integral dos Direitos da Criança e do Adolescente Fortalecida

Projeto Organização, Fortalecimento e Articulação das Iniciativas de Promoção dos Direitos Humanos

Promoção, formação e incentivo à participação indígena no processo preparatório da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista

Formação em Convivência Escolar: Projetos de intervenção social

Elaboração de Relatórios de Desenvolvimento Juvenil

Curso de especialização em Segurança Pública e Cidadania

Educação e população afrodescendente no Brasil: avanços, desafios e perspectivas

Juventudes em Comunidades de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPS): perfil, expectativas e projetos para suas comunidades

Violências e convivências nas escolas brasileiras

Projeto Pensar o Brasil – Ciclo de debates Direitos Humanos, Justiça e Memória

Consumo de bebidas alcoólicas no Brasil – Estudo de padrões de consumo de bebida na América Latina (EPCA)

Dez anos dos governos pós-neoliberais no Brasil – Lula e Dilma

Formação em convivência escolar: abordagem das violências nas escolas

Programa de Diagnóstico e Planejamento Participativo de Prevenção à Violência em Nível Nacional

Mapa da Violência – Série de estudos

Disseminação das diretrizes nacionais de educação em direitos humanos para entidades e lideranças da educação não formal

Indicadores de acesso à escola segundo o Censo Demográfico de 2010

Diálogos em rede: construindo políticas públicas de direitos humanos

Programa de avaliação e apoio à gestão de programas de voluntariado no Estado do Rio Grande do Sul

Avaliando e melhorando o impacto e alcance da produção acadêmica latinoamericana

Pesquisa sobre jovens (15 a 29) em escolas: quem são, o que pensam e suas expectativas sobre educação

Grupo Estratégico de Análise Sobre a Educação Superior Brasileira (GEA-ES)

Formação de Gestores Públicos (Forgep)

Fórum Mundial de Direitos Humanos

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