Projetos em andamento

Disseminação das diretrizes nacionais de educação em direitos humanos para entidades e lideranças da educação não formal

O Projeto pretende contribuir com um mapeamento sistemático de organizações vinculadas à luta geral dos direitos humanos e das específicas. Esse imenso universo que se multiplica constantemente apresenta problemas de duplicação de atividades, de dispersão, de perda de eficácia pela atuação isolada, pelo desconhecimento de outras entidades afins, entre outros. Este mapeamento será composto de […]

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Especialização e Curso Internacional em Políticas Públicas e Justiça de Gênero

Objetivos A Especialização e o Curso Internacional em Políticas Públicas e Justiça de Gênero oferecem um espaço abrangente de formação teórica e prática onde situações de desigualdade estrutural e específicas de gênero são analisadas a partir das disposições do sistema internacional de direitos humanos das mulheres, além de estudar sua abordagem a partir de políticas […]

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Especialização Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade na América Latina

Objetivos A Especialização e o Curso de Estudos Avançados têm como objetivo fornecer ferramentas de análise, pesquisa e intervenção institucional em diversos campos das políticas públicas, contribuindo para a promoção de estratégias de inclusão, para a afirmação dos direitos humanos e para o fortalecimento da cidadania. Abordará os desafios da atual conjuntura política para a […]

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Formação de Gestores Públicos (Forgep)

O fortalecimento institucional tem sido uma das principais necessidades das organizações sociais, juntamente com a demanda pelo novo Marco Legal da Sociedade Civil. Mapear e diagnosticar os processos de gestão de projetos nas prefeituras e organizações sociais são desafios deste projeto que servirão para implementar uma fase de modelagem de processos, discutir sobre as oportunidades […]

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Fórum Mundial de Direitos Humanos

O Fórum Mundial de Direitos Humanos é um espaço que se pretende promover um debate público sobre direitos humanos em que sejam tratados seus principais avanços e desafios. Buscando-se com ele a construção de uma agenda de convergência em torno do tema, com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades […]

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Grupo Estratégico de Análise Sobre a Educação Superior Brasileira (GEA-ES)

Desenvolve propostas e linhas de ação para o fortalecimento do processo de reforma democrática do ensino superior brasileiro. Formado por pesquisadores, gestores e profissionais de diferentes regiões do país com experiência em políticas de educação superior, busca constituir-se como um interlocutor relevante num debate atualmente dominado pela falta de informações para a defesa e a […]

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Indicadores de acesso à escola segundo o Censo Demográfico de 2010

O Projeto pretendeu construir indicadores de acesso à escola em condições de aferir o grau de realização das metas estabelecidas na Lei 11.274 de 2006 cujo prazo foi o ano de 2010 para implementar o ensino fundamental de 9 anos, a partir dos 6 anos de idade. Além disso, da Emenda Constitucional 59 de 2009 […]

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Mapa da Violência – Série de estudos

Trata-se de pesquisas com dados secundários realizadas periodicamente com foco na problemática da juventude e a violência. O primeiro mapa foi realizado em 1998 e já foram divulgados até o dia de hoje 27 estudos. Inicialmente cada dois anos, posteriormente anual e, desde 2011, mais de um a cada ano. O foco global é sempre […]

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Programa de Diagnóstico e Planejamento Participativo de Prevenção à Violência em Nível Nacional

Pretende implantar e avaliar, de forma experimental, um Programa de Diagnóstico e Planejamento Participativo de Prevenção à Violência. Traz como eixo estruturante a participação dos jovens no diagnóstico, na construção e na negociação política das estratégias contra a violência, tomando como ponto de partida os enunciados básicos do Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852, de […]

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Projeto Organização, Fortalecimento e Articulação das Iniciativas de Promoção dos Direitos Humanos

A educação em direitos humanos é o elemento transformador dos projetos na medida em que se centra na formação política e cidadã dos públicos trabalhados. Seus resultados diretos são a reflexão, o posicionamento, a tomada de decisão e a proposição de alternativas aos impasses cotidianos. O Projeto Organização, Fortalecimento e Articulação das Iniciativas de Promoção […]

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Promoção, formação e incentivo à participação indígena no processo preparatório da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista

O projeto objetiva apoiar a participação indígena no processo preparatório da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista, bem como o desenvolvimento de ações de disseminação em suas etapas locais, regionais e nacional e de apresentação das deliberações finais que serão entregues para a Coordenação da Comissão Organizadora Nacional (Ministério da Justiça e FUNAI). A Conferência […]

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Proteção Integral dos Direitos da Criança e do Adolescente Fortalecida

O projeto Proteção Integral dos Direitos de Crianças e Adolescentes Fortalecida executa ações de mobilização e pesquisas que contribuem para a proteção integral dos direitos dessa população frente às propostas legislativas e políticas públicas que possam contrariá-los. Como quer que definamos os direitos humanos das crianças e adolescentes, estamos perdendo a batalha de parte desses […]

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Sampa Cine Tec: Formação profissional e inclusão produtiva

O Projeto Sampa Cine Tec: Formação profissional e inclusão produtiva foi idealizado para articular os diversos olhares sobre os processos de trabalho na cadeia de audiovisual e a implementação de um referencial teórico-metodológico de formação e monitoramento com base na concepção de Educação Popular e na Cultura Popular, ou seja, numa perspectiva de promoção de autonomia, justiça social, sustentabilidade e radicalidade da democracia.

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Projetos realizados

Caravana de Educação em Direitos Humanos

A Caravana de Educação em Direitos Humanos surge como ação concreta da convergência de redes, movimentos, entidades e todas as pessoas que se dedicam na luta para afirmação dos direitos humanos como elemento central da sociedade e do Estado brasileiro. O projeto teve origem no Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH), com o objetivo de […]

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Consumo de bebidas alcoólicas no Brasil – Estudo de padrões de consumo de bebida na América Latina (EPCA)

Pesquisa realizada em 2012 resultou num Relatório Consumo do Álcool no Brasil, pesquisa com base em fontes secundárias com informações e reflexões sobre o consumo das bebidas alcoólicas no Brasil. Este estudo de caráter nacional, desenvolvido no âmbito antiga Área de Saúde Pública e Direitos Humanos da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil), buscou […]

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Curso de especialização em Segurança Pública e Cidadania

Até recentemente, os agentes de segurança pública operavam, via de regra, a partir de um treinamento prévio herdado do regime autoritário, cuja meta era a segurança do Estado e não da sociedade. São agentes que estão inseridos em estratos sociais impregnados ainda de uma cultura arcaica de valorização da violência, exaltada por anos de ideologia […]

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Dez anos dos governos pós-neoliberais no Brasil – Lula e Dilma

O Projeto faz um balanço de uma década que já pode ser considerada uma das mais importantes da história brasileira – ainda mais porque sucede a transformações regressivas de décadas anteriores, como a ditadura militar, a crise da dívida e os governos neoliberais. Esse balanço, feito por um conjunto de pensadores especialistas em distintos temas, […]

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Diálogos em rede: construindo políticas públicas de direitos humanos

O projeto buscou fazer um mapeamento e um diagnóstico no Rio de Janeiro e em São Paulo com o objetivo de contribuir para a constituição de uma Rede de Direitos Humanos na Região Sudeste (parte de uma nova rede de proteção de Direitos no Brasil) que integre órgãos e instituições que atuam na promoção, defesa […]

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Educação e população afrodescendente no Brasil: avanços, desafios e perspectivas

Discutir a área de educação, num contexto de desigualdades sociais por raça/etnicidade, principalmente quando combinadas com outros vetores de discriminação como classe e gênero são ainda gritantes no Brasil, pede tanto registro de indicadores formais sobre matrícula, repetência, evasão, abandono, defasagem idade e série, por exemplo, como também sentidos de pertença à escola e qualidade […]

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Elaboração de Relatórios de Desenvolvimento Juvenil

Trata-se da atualização dos estudos e aprofundamento do arcabouço metodológico-conceitual dos três Relatórios de Desenvolvimento Juvenil elaborados pelo autor Júlio Jacobo Waisselfizs em 2003, 2006 e 2007  a partir dos aspectos: a) disponibilidade de novas fontes e as definições quanto às políticas públicas de juventude, b) desenvolvimento de capítulo analítico temático sobre juventude, c) desenvolvimento […]

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Formação em convivência escolar: abordagem das violências nas escolas

Tratou-se de um curso destinado aos profissionais da educação da Rede Marista nas áreas de infância e adolescência, diversidade e convivência escolar, ministrado na modalidade de ensino a distância. A intenção foi promover reflexão sobre a participação social e as violências nas escolas a partir da perspectiva de ações empreendidas, buscando como respaldo teórico a […]

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Juventudes em Comunidades de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPS): perfil, expectativas e projetos para suas comunidades

O Projeto procurou conhecer a vivência dos jovens com a nova situação inaugurada com a implantação das UPPs em suas comunidades, suas representações sobre tal política e resgatar sugestões para que essa de fato venha a corresponder às suas vontades e necessidades. Considerando as lacunas de conhecimento existentes (principalmente no que diz respeito a subsídios […]

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Pesquisa sobre jovens (15 a 29) em escolas: quem são, o que pensam e suas expectativas sobre educação

Pesquisa para melhor conhecer quem são os jovens que frequentam as escolas, com a perspectiva de identificar as motivações para tal hábito. Foi realizado um estudo integrado com base em dados primários (levantamento quantitativo/qualitativo, questionário aplicado a uma amostra de alunos e grupos focais e/ou entrevistas em profundidade) e também processamento de fontes secundárias, principalmente […]

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Programa de avaliação e apoio à gestão de programas de voluntariado no Estado do Rio Grande do Sul

O Programa visou apoiar a ONG Parceiros Voluntários na avaliação do Programa Jovens Voluntários (PJV) nos seguintes aspectos: sistematização e avaliação operacional do PJV até 2012; análise, definição de metas, indicadores e linhas de base e implantação de procedimentos para o monitoramento da execução e avaliação dos resultados do PJV; análise dos efeitos do programa […]

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Projeto Pensar o Brasil – Ciclo de debates Direitos Humanos, Justiça e Memória

O Ciclo de Debates procurou responder à necessidade urgente de criar e incentivar modalidades plurais de pensamento sobre o que é o Brasil contemporâneo, depois de duas décadas intensas de transformações profundas de todas as estruturas – econômicas, sociais, políticas e culturais – do país, incentivando o surgimento de uma nova geração de jovens pesquisadores […]

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Violências e convivências nas escolas brasileiras

Considerando a importância de análises que explicam as macros situações que envolvem a violência o espaço escolar, esta pesquisa visou conhecer mecanismos que as escolas constroem para a melhoria do clima escolar, revertendo de forma criativa situações relacionadas à violência, sob o olhar dos seus próprios integrantes. Tratou-se de criar as bases de uma escola […]

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