Projetos em andamento

Ações Afirmativas e Burocracia Pública

O objetivo da pesquisa é realizar uma análise aprofundada da política de cotas raciais em concursos públicos e os mecanismos de funcionamento das “Comissões de Verificação de Autodeclaração”. Para tanto, a pesquisa ambicionou, em primeiro lugar, sistematizar e difundir informações atualizadas sobre o funcionamento das cotas raciais em concursos públicos no Brasil e sobre os […]

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Apoio técnico às ações do Compromisso Nacional pela Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação da Documentação Básica

As ações previstas no projeto visam a atuação técnica da FLACSO junto à Secretaria Nacional de Proteção Global (SNPG/MMFDH), por meio da Coordenação-Geral de Promoção do Registro Civil de Nascimento – CGRCN do Departamento de Promoção e Educação em Direitos Humanos – DPEDH e do Comitê Gestor Nacional do Compromisso Nacional pela Erradicação do Sub-registro […]

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Assessoria técnico-pedagógica para o fortalecimento da educação básica nos municípios do entorno da Estrada de Ferro Carajás

Parceria com a SEDUC/MA e a Vale para a prestação de Assessoria Técnico-Pedagógica para o desenvolvimento de ações de fortalecimento da Educação Básica nas escolas públicas de 23 municípios, localizados nas proximidades da Estrada de Ferro Carajás, no Estado do Maranhão. São eixos de atuação do Projeto: Produção de material estruturado para subsidiar o processo […]

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Autoridades de proteção de dados na América Latina: o conceito social e institucional de privacidade e de dados pessoais

Vários países da América Latina possuem legislações nacionais sobre a proteção de dados pessoais e autoridades que asseguram essa proteção. O presente projeto propõe fazer o levantamento dessas informações para compreender como essas autoridades atuam nos países vizinhos, em um contexto em que o Brasil acaba de aprovar uma legislação sobre o tema (Lei n. […]

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Comitê de Participação de Adolescentes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CPA/CONANDA

Implementar projeto piloto para facilitar a participação de 47 adolescentes representantes dos conselhos dos direitos da criança e do adolescente dos estados e do Disrito Federal, de 10 entidades sociais de grupos diversos e selecionados pela plataforma virtual de participação de adolescentes do Conanda. Estão sendo desenvolvidas ações para alcançar os seguintes resultados:  Validação de […]

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Consultoria Técnica Educacional ao British Council

Projeto desenvolvido em parceria com o British Council para construção de diretrizes formativas para líderes escolares, para promover e incorporar o ensino de ciências da maneira mais efetiva possível, buscando equidade e inclusão na aprendizagem de todos os alunos.

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Cultura Política e Radicalismos

Essa pesquisa tem por objetivo compreender os fatores que contribuem para a radicalização ideológica no mundo atual. Inicialmente, tem como foco investigar como diferentes abordagens teóricas e metodológicas têm tratado o tema. Além disso, em um esforço dialógico e comparativo, a pesquisa visa observar o fenômeno em sua globalidade. Da mesma forma, busca, mediante a […]

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Desigualdades e a Construção do Outro

O objetivo é traçar perfis ideológicos e como se consolidam (re)criando e legitimando desigualdades e exclusões sociais de todos os tipos. De maneira particular, interessa traçar a forma em que se constrói o “outro”, àquele a qual ela se opõe em busca de legitimação. Abordando a discussão sobre questões étnico-raciais e culturais e a construção […]

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Desigualdades e Justiça Social em contextos de radicalismos

O projeto Desigualdades e Justiça Social em contextos de radicalismos contempla estudos sobre as desigualdades, trabalho e justiça. É um projeto que integra um grupo internacional, especialmente a Professora Alexandra Poli da École des hautes études en sciences sociales (EHESS/França), o Professor Michel Wieviorka da Maison des Sciences de l’Homme (FMSH/França), a Professora Odile Hoffmann […]

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Fortalecimento institucional da Fundação Escola Nacional de Administração Pública (ENAP): articulação internacional da rede de escolas de governo

Projeto de Cooperação Técnica Internacional que tem como objetivo apoiar o fortalecimento da articulação internacional das Escolas de Governo, visando ao aprimoramento da elaboração e da execução de programas de capacitação de recursos humanos, a partir do intercâmbio de experiências de capacitação de pessoal com o intuito de incrementar a capacidade de governo na gestão das políticas públicas.

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Geopolítica da Justiça, Democracia e Desigualdades

O projeto Geopolítica da Justiça, Democracia e Desigualdades é continuação de uma série de reflexões que se iniciaram anos atrás. A Professora Talita realizou sua tese de doutorado com base no tema da Geopolítica da Justiça, onde avança no estudo das reformas de justiça situando-as em um contexto global amplo, especialmente Latino-Americano.Talita Tatiana Dias Rampin

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GERENCIADOR para o Comitê Interfederativo (CIF)

Este projeto GERENCIADOR CIF, é fruto de uma parceria firmada entre a FLACSO BRASIL e a FUNDAÇÃO RENOVA, com interveniência e aprovação do MINISTÉRIO PÚBLICO, cujo objeto é o gerenciamento e controle dos recursos destinados ao custeio das despesas do Comitê Interfederativo (CIF) e Câmaras Técnicas (CTs), conforme disposto entre as CLÁUSULAS QUINQUAGÉSIMA OITAVA E […]

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Grupo Estratégico de Análise Sobre a Educação Superior Brasileira (GEA-ES)

Desenvolve propostas e linhas de ação para o fortalecimento do processo de reforma democrática do ensino superior brasileiro. Formado por pesquisadores, gestores e profissionais de diferentes regiões do país com experiência em políticas de educação superior, busca constituir-se como um interlocutor relevante num debate atualmente dominado pela falta de informações para a defesa e a […]

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Práticas Jurídicas Universitárias e Acesso à Justiça

O projeto é dividido em duas linhas de pesquisa: Mapeamento do perfil da assistência jurídica do NPJ da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília e estudo empírico sobre experiências de nucleação de práticas jurídicas em instituições públicas de ensino superior e a transversalização da educação em direitos humanos.

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Processo Desenvolvimento Institucional – Conselho Regional de Psicologia 6ª Região – CRP SP

O Projeto tem como principais objetivos: (1) desenvolver capacidades de gerar e sustentar acordos que produzam os resultados esperados e (2) desenvolver capacidades de gerar aprendizados institucionais pela avaliação e mudança de suas ações. Desenvolvido desde 2019, o projeto contempla um conjunto de iniciativas que visam avançar no desenvolvimento institucional do CRP SP. Essas iniciativas […]

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Projeto de Cooperação Técnica Mulheres Rurais

O projeto tem como objetivo gerar subsídios para o aprimoramento de políticas públicas de inclusão produtiva e desenvolvimento rural sustentável que considerem as especificidades, os direitos e as necessidades das mulheres rurais em toda sua diversidade, valorizando seus saberes e reconhecendo seu protagonismo para garantir a segurança alimentar e nutricional.

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Projeto Organização, Fortalecimento e Articulação das Iniciativas de Promoção dos Direitos Humanos

A educação em direitos humanos é o elemento transformador dos projetos na medida em que se centra na formação política e cidadã dos públicos trabalhados. Seus resultados diretos são a reflexão, o posicionamento, a tomada de decisão e a proposição de alternativas aos impasses cotidianos. O Projeto Organização, Fortalecimento e Articulação das Iniciativas de Promoção […]

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Promoção da Profissionalização do Serviço Público e Fortalecimento das Capacidades Estatais

As ações do presente Projeto destinam-se a apoiar o desenvolvimento da profissionalização do serviço público e o fortalecimento das capacidades estatais por meio da elaboração e execução de programas de capacitação de recursos humanos. A partir do intercâmbio de experiências, realização de cursos, palestras e seminários, produção e disseminação de pesquisas, conhecimento, informações e projetos de inovação, pretende-se fortalecer a internacionalização da Escola Nacional de Administração Pública, com foco, em especial, na América Latina.

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Trajetórias, práticas juvenis em tempos de pandemia da Covid 19

O projeto tem como objetivo conhecer trajetórias/ práticas juvenis em tempos de Covid 19 a partir da interface da condição juvenil/subjetividades, distanciamento social/praticas cotidianas. A pesquisa está focada em temas como cotidiano, sociabilidade, sentimentos, crenças, cuidados, violência, lazer, mídias sociais, trabalho, saúde e educação.

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Projetos realizados

Agenda Igualdade: cidadania e justiça social no Brasil

A Agenda Igualdade foi um projeto em parceria entre a Flacso Brasil e o Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO). Reuniu intelectuais, pesquisadores, ativistas de movimentos sociais e responsáveis pela formulação e gestão das políticas públicas para debater os atuais desafios do desenvolvimento brasileiro. O projeto tinha como objetivo contribuir para o fortalecimento e ampliação […]

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Capacidade institucional fortalecida para o tratamento da diversidade, da inclusão e da sustentabilidade ambiental social – Educação em Escolas Indígenas e Educação em Direitos Humanos

Este projeto desenvolvido por meio da parceria entre a Flacso e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), tendo como beneficiária a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC), destinou-se a: 1) favorecer o desenvolvimento, registro e documentação do processo de […]

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Caravana de Educação em Direitos Humanos

A Caravana de Educação em Direitos Humanos surge como ação concreta da convergência de redes, movimentos, entidades e todas as pessoas que se dedicam na luta para afirmação dos direitos humanos como elemento central da sociedade e do Estado brasileiro. O projeto teve origem no Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH), com o objetivo de […]

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Consumo de bebidas alcoólicas no Brasil – Estudo de padrões de consumo de bebida na América Latina (EPCA)

Pesquisa realizada em 2012 resultou num Relatório Consumo do Álcool no Brasil, pesquisa com base em fontes secundárias com informações e reflexões sobre o consumo das bebidas alcoólicas no Brasil. Este estudo de caráter nacional, desenvolvido no âmbito antiga Área de Saúde Pública e Direitos Humanos da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil), buscou […]

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Curso de especialização em Segurança Pública e Cidadania

Até recentemente, os agentes de segurança pública operavam, via de regra, a partir de um treinamento prévio herdado do regime autoritário, cuja meta era a segurança do Estado e não da sociedade. São agentes que estão inseridos em estratos sociais impregnados ainda de uma cultura arcaica de valorização da violência, exaltada por anos de ideologia […]

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Curso de formação Juventude e Educação: identidades e direitos

O projeto ofereceu formação aos colaboradores do Instituto Unibanco a partir dos debates contemporâneos sobre juventude, no intuito de fornecer base conceitual comum a ser revertida em estratégias e diretrizes para o trabalho com este segmento social. Foi realizado na modalidade semipresencial e contou com 55 participantes. Encontros presenciais: 19 de julho de 2018 Módulo […]

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Dez anos dos governos pós-neoliberais no Brasil – Lula e Dilma

O Projeto faz um balanço de uma década que já pode ser considerada uma das mais importantes da história brasileira – ainda mais porque sucede a transformações regressivas de décadas anteriores, como a ditadura militar, a crise da dívida e os governos neoliberais. Esse balanço, feito por um conjunto de pensadores especialistas em distintos temas, […]

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Diálogos em rede: construindo políticas públicas de direitos humanos

O projeto buscou fazer um mapeamento e um diagnóstico no Rio de Janeiro e em São Paulo com o objetivo de contribuir para a constituição de uma Rede de Direitos Humanos na Região Sudeste (parte de uma nova rede de proteção de Direitos no Brasil) que integre órgãos e instituições que atuam na promoção, defesa […]

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Disseminação das diretrizes nacionais de educação em direitos humanos para entidades e lideranças da educação não formal

O Projeto pretende contribuir com um mapeamento sistemático de organizações vinculadas à luta geral dos direitos humanos e das específicas. Esse imenso universo que se multiplica constantemente apresenta problemas de duplicação de atividades, de dispersão, de perda de eficácia pela atuação isolada, pelo desconhecimento de outras entidades afins, entre outros. Este mapeamento será composto de […]

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Educação e população afrodescendente no Brasil: avanços, desafios e perspectivas

Discutir a área de educação, num contexto de desigualdades sociais por raça/etnicidade, principalmente quando combinadas com outros vetores de discriminação como classe e gênero são ainda gritantes no Brasil, pede tanto registro de indicadores formais sobre matrícula, repetência, evasão, abandono, defasagem idade e série, por exemplo, como também sentidos de pertença à escola e qualidade […]

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Elaboração de Relatórios de Desenvolvimento Juvenil

Trata-se da atualização dos estudos e aprofundamento do arcabouço metodológico-conceitual dos três Relatórios de Desenvolvimento Juvenil elaborados pelo autor Júlio Jacobo Waisselfizs em 2003, 2006 e 2007  a partir dos aspectos: a) disponibilidade de novas fontes e as definições quanto às políticas públicas de juventude, b) desenvolvimento de capítulo analítico temático sobre juventude, c) desenvolvimento […]

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Estudo dos efeitos da implantação de empreendimentos hidroelétricos na região hidrográfica do rio Paraguai e criação de uma nova metodologia de outorga

O Projeto de Pesquisa e Inovação tem por objetivo, partindo de bases técnico-científicas consolidadas, estudar os efeitos da construção de empreendimentos hidrelétricos (CGHs, PCHs e UHEs) na Região Hidrográfica do rio Paraguai, quanto aos aspectos socioeconômicos e de energia. Ou seja, ampliar a análise multidisciplinar dos impactos dos empreendimentos hidrelétricos nos usos múltiplos da água […]

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Formação de Gestores Públicos (Forgep)

O fortalecimento institucional tem sido uma das principais necessidades das organizações sociais, juntamente com a demanda pelo novo Marco Legal da Sociedade Civil. Mapear e diagnosticar os processos de gestão de projetos nas prefeituras e organizações sociais são desafios deste projeto que servirão para implementar uma fase de modelagem de processos, discutir sobre as oportunidades […]

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Formação em convivência escolar: abordagem das violências nas escolas

Tratou-se de um curso destinado aos profissionais da educação da Rede Marista nas áreas de infância e adolescência, diversidade e convivência escolar, ministrado na modalidade de ensino a distância. A intenção foi promover reflexão sobre a participação social e as violências nas escolas a partir da perspectiva de ações empreendidas, buscando como respaldo teórico a […]

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Fórum Mundial de Direitos Humanos

O Fórum Mundial de Direitos Humanos é um espaço que se pretende promover um debate público sobre direitos humanos em que sejam tratados seus principais avanços e desafios. Buscando-se com ele a construção de uma agenda de convergência em torno do tema, com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades […]

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Indicadores de acesso à escola segundo o Censo Demográfico de 2010

O Projeto pretendeu construir indicadores de acesso à escola em condições de aferir o grau de realização das metas estabelecidas na Lei 11.274 de 2006 cujo prazo foi o ano de 2010 para implementar o ensino fundamental de 9 anos, a partir dos 6 anos de idade. Além disso, da Emenda Constitucional 59 de 2009 […]

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Juventudes em Comunidades de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPS): perfil, expectativas e projetos para suas comunidades

O Projeto procurou conhecer a vivência dos jovens com a nova situação inaugurada com a implantação das UPPs em suas comunidades, suas representações sobre tal política e resgatar sugestões para que essa de fato venha a corresponder às suas vontades e necessidades. Considerando as lacunas de conhecimento existentes (principalmente no que diz respeito a subsídios […]

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Mapa da Violência – Série de estudos

Trata-se de pesquisas com dados secundários realizadas periodicamente com foco na problemática da juventude e a violência. O primeiro mapa foi realizado em 1998 e já foram divulgados até o dia de hoje 27 estudos. Inicialmente cada dois anos, posteriormente anual e, desde 2011, mais de um a cada ano. O foco global é sempre […]

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Mapeamento de práticas, iniciativas e/ou projetos educacionais voltados a populações vulneráveis nas regiões Norte e Nordeste do Brasil

Realização de pesquisa de mapeamento de práticas, iniciativas, políticas, programas e projetos que garantam direitos educacionais para grupos vulneráveis nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. No contexto da pesquisa, entende-se como grupos vulneráveis as populações do campo, de povos e comunidades tradicionais (PCTs), especialmente quilombolas, indígenas e populações de territórios de fronteira. Conheça o […]

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Mobilização e engajamento dos integrantes do sistema de garantia de direitos etapa nacional da XI Conferência Nacional dos Direitos de Crianças e Adolescentes – XI CNDCA

Projeto com foco na criação de estratégias e metodologias voltadas para o fortalecimento das capacidades dos diferentes atores que integram o Sistema de Garantia de Direitos nos estados e municípios, na mobilização e proposição de soluções para as questões da infância que serão pontos de discussão e deliberação na XI Conferência Nacional dos Direitos de […]

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Pesquisa sobre jovens (15 a 29) em escolas: quem são, o que pensam e suas expectativas sobre educação

Pesquisa para melhor conhecer quem são os jovens que frequentam as escolas, com a perspectiva de identificar as motivações para tal hábito. Foi realizado um estudo integrado com base em dados primários (levantamento quantitativo/qualitativo, questionário aplicado a uma amostra de alunos e grupos focais e/ou entrevistas em profundidade) e também processamento de fontes secundárias, principalmente […]

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Políticas Públicas de Direitos Humanos a partir do Processo Conferencial

Desenvolvimento de metodologia de facilitação para o processo participativo das Conferências Conjuntas de Direitos Humanos. Desenvolvimento e aplicação de metodologia de sensibilização e formação em Direitos Humanos para prestadores de serviço que atuaram nas Conferências. Disseminação de informações sobre as Conferências Conjuntas de Direitos Humanos. Período: 2016

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Políticas Públicas para promoção da igualdade racial a partir do processo conferencial

Entre os dias 27 e 30 de maio de 2018, aconteceu em Brasília a IV Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial – IV CONAPIR – com o tema: “O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos”. A IV CONAPIR foi um grande encontro de lideranças da sociedade civil e representantes de governos municipais, estaduais e federal para dialogar sobre as políticas públicas para o enfrentamento do racismo no Brasil.

As ações da Flacso contribuíram para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial. A sistematização dos resultados dessa experiência permitirá ainda sua replicação pelo MDH em futuros espaços participativos e conferenciais.

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Por onde passam os direitos das crianças e adolescentes?

O projeto tem um caráter de articulação/mobilização social e se concentra no trabalho realizado no plano educacional, priorizando a rede de proteção dos direitos das crianças e adolescentes, sejam eles gestores e funcionários públicos ou de movimentos e organizações sociais. As ações são desenvolvidas por meio de seminários, encontros, reuniões, caravanas e produção de materiais. Tem como base as Diretrizes do CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente) e do ECA (Estatuto da Criança e Adolescente).

Neste projeto está ancorada a Caravana pelos Direitos das Crianças e Adolescentes, que são encontros realizados regionalmente para formação e conscientização sobre direitos de crianças e adolescentes, com a participação de lideranças sociais, representantes de governos, crianças, adolescentes e representantes do Sistema de Garantia de Direitos.

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Programa de avaliação e apoio à gestão de programas de voluntariado no Estado do Rio Grande do Sul

O Programa visou apoiar a ONG Parceiros Voluntários na avaliação do Programa Jovens Voluntários (PJV) nos seguintes aspectos: sistematização e avaliação operacional do PJV até 2012; análise, definição de metas, indicadores e linhas de base e implantação de procedimentos para o monitoramento da execução e avaliação dos resultados do PJV; análise dos efeitos do programa […]

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Programa de Diagnóstico e Planejamento Participativo de Prevenção à Violência em Nível Nacional

Pretende implantar e avaliar, de forma experimental, um Programa de Diagnóstico e Planejamento Participativo de Prevenção à Violência. Traz como eixo estruturante a participação dos jovens no diagnóstico, na construção e na negociação política das estratégias contra a violência, tomando como ponto de partida os enunciados básicos do Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852, de […]

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Projeto Economia Criativa e empreendedorismo em territórios vulneráveis

Promover habilidades e desenvolvimento profissional em empreendedorismo na economia da cultura criativa, aproveitando a liderança do Reino Unido no setor. O projeto contribuiu com a geração de negócios e com a inovação aumentando o desenvolvimento social e reduzindo desigualdades econômicas de populações vivendo em áreas afastadas e de baixa renda, que geralmente não estão incluídas nesta agenda, além de fomentar o desenvolvimento de redes locais de empreendedores criativos

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Projeto Pensar o Brasil – Ciclo de debates Direitos Humanos, Justiça e Memória

O Ciclo de Debates procurou responder à necessidade urgente de criar e incentivar modalidades plurais de pensamento sobre o que é o Brasil contemporâneo, depois de duas décadas intensas de transformações profundas de todas as estruturas – econômicas, sociais, políticas e culturais – do país, incentivando o surgimento de uma nova geração de jovens pesquisadores […]

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Promoção, formação e incentivo à participação indígena no processo preparatório da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista

O projeto objetiva apoiar a participação indígena no processo preparatório da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista, bem como o desenvolvimento de ações de disseminação em suas etapas locais, regionais e nacional e de apresentação das deliberações finais que serão entregues para a Coordenação da Comissão Organizadora Nacional (Ministério da Justiça e FUNAI). A Conferência […]

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Proteção Integral dos Direitos da Criança e do Adolescente Fortalecida

O projeto Proteção Integral dos Direitos de Crianças e Adolescentes Fortalecida executa ações de mobilização e pesquisas que contribuem para a proteção integral dos direitos dessa população frente às propostas legislativas e políticas públicas que possam contrariá-los. Como quer que definamos os direitos humanos das crianças e adolescentes, estamos perdendo a batalha de parte desses […]

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Sampa Cine Tec: Audiovisual, Cinema e Tecnologia

O Projeto Sampa Cine Tec: Audiovisual, Cinema e Tecnologia foi idealizado para articular os diversos olhares sobre os processos de trabalho na cadeia de audiovisual e a implementação de um referencial teórico-metodológico de formação e monitoramento com base na concepção de Educação Popular e na Cultura Popular, ou seja, numa perspectiva de promoção de autonomia, justiça social, sustentabilidade e radicalidade da democracia.

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Violências e convivências nas escolas brasileiras

Considerando a importância de análises que explicam as macros situações que envolvem a violência o espaço escolar, esta pesquisa visou conhecer mecanismos que as escolas constroem para a melhoria do clima escolar, revertendo de forma criativa situações relacionadas à violência, sob o olhar dos seus próprios integrantes. Tratou-se de criar as bases de uma escola […]

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