O Ministério da Educação (MEC) abriu a consulta de bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2019/1 na manhã desta quarta-feira, 30 de janeiro. O programa oferece 243.888 bolsas, sendo 116.813 integrais e 127.075 parciais, com inscrições de amanhã (31) até o próximo domingo, 3 de fevereiro.
As bolsas são apenas para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e obteve mínima de 450 pontos e redação acima de zero. As oportunidades integrais (100%) se destinam aos participantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa, enquanto as vagas de 50% são voltadas para candidatos com renda de até 3 salários mínimos.
Além da pontuação do Enem 2018 e critérios de renda, os candidatos devem se encaixar em um dos critérios abaixo:
=> Ter estudado todo o ensino médio em escola da rede pública;
=> Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;
=> Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral;
=> Ser pessoa com deficiência;
=> Ser professor da rede pública de ensino, que esteja no exercício do magistério da educação básica e esteja no quadro de pessoal permanente da instituição pública.
Resultado
A primeira chamada do ProUni será publicada em 6 de fevereiro. Os pré-selecionados deverão procurar as instituições de ensino com a documentação comprobatória para a confirmação das informações prestadas na inscrição e para que a matrícula seja feita, etapa que será realizada no período entre 6 a 14 de fevereiro.
O ProUni terá uma segunda chamada regular divulgada no site oficial em 20 de fevereiro, enquanto a manifestação da lista de espera será recebida em 7 e 8 de março. A relação dos interessados nas bolsas remanescentes será informada no dia 11 seguinte.
Mais informações no site do ProUni 2019.
Comentários