A Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) Brasil reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável ao ser uma das correalizadoras da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), ocorrida entre os dias 6 e 9 de maio em Brasília. O evento reuniu 3.143 participantes, entre representantes do governo, da sociedade civil, do setor privado e do meio acadêmico, que debateram estratégias e ações voltadas à preservação ambiental.
Segundo a diretora da Flacso Brasil, Dra. Rita Potyguara, “é fundamental que instituições como a Flacso cooperem para o desenvolvimento de políticas ambientais sólidas e inclusivas. Nossa atuação se dá por meio da análise crítica dos contextos sociais, da aplicação de metodologias que promovam a participação social e o fortalecimento das capacidades de governança dos tomadores de decisões.”
Durante a conferência, foram aprovadas 104 propostas estruturadas em cinco eixos temáticos: Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica; Governança e Educação. O encontro é resultado de um processo que mobilizou mais de 65 mil pessoas em todo o país, com a realização de 439 conferências municipais, 179 intermunicipais, 287 conferências livres, 26 estaduais e uma distrital. Ao todo foram envolvidos 2.570 municípios
Trajetória no engajamento ambiental e climático
Durante o lançamento dos Encontros Amazônicos, ocorrido em Brasília na sede da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), em agosto de 2024, a Flacso Brasil integrou discussões que reuniram representantes da sociedade civil, setores governamentais, acadêmicos e científicos. O objetivo central foi promover a integração de diversos setores em defesa da Amazônia, abordando temas como bioeconomia, qualidade de vida das populações locais e respeito às questões ambientais e sociais dos povos tradicionais da região.
Além de sua participação em eventos preparatórios, a Flacso Brasil tem investido na formação acadêmica voltada para questões ambientais. Em 2024, a instituição promoveu cursos livres sobre mudanças climáticas, geografia política e sociologia ambiental, que capacitou profissionais e estudantes para enfrentar os desafios climáticos contemporâneos. Por meio da cooperação técnica com o governo federal vem desenvolvendo projetos voltados para a preparação, organização e realização de ações estratégicas vinculadas à 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, com foco na promoção e fortalecimento de políticas públicas voltadas para os direitos de crianças e adolescentes, especialmente no contexto das mudanças climáticas.
Desse modo, a atuação da Flacso Brasil na Conferência Nacional do Meio Ambiente reforça sua missão de ser uma agência de cooperação que contribui para o desenvolvimento do País nas diversas áreas sociais. As parcerias com o governo brasileiro, desenvolvidas desde a década de 1990 quando foi celebrado o acordo de funcionamento da Sede Acadêmica da Flacso no Brasil, vêm contribuindo para a consolidação da atuação do organismo internacional e intergovernamental como uma agência que coopera para a construção de políticas públicas sustentáveis e inclusivas.
Foto: Acervo MMA
Comentários