Flacso Brasil https://flacso.org.br Tue, 26 Sep 2023 20:17:59 +0000 pt-BR hourly 1 https://flacso.org.br/files/2022/05/cropped-1_Flacso-LGTP-Principal-Azul-A-1-32x32.png Flacso Brasil https://flacso.org.br 32 32 Flacso participa de lançamento de coletânea de estudos sobre Registro Civil de Nascimento https://flacso.org.br/2023/09/26/flacso-participa-de-lancamento-de-coletanea-de-estudos-sobre-registro-civil-de-nascimento/ https://flacso.org.br/2023/09/26/flacso-participa-de-lancamento-de-coletanea-de-estudos-sobre-registro-civil-de-nascimento/#respond Tue, 26 Sep 2023 14:20:00 +0000 https://flacso.org.br/?p=31255 Evento foi promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e reuniu diversas instituições que atuam na pauta

 

A diretora da Flacso Brasil, Rita Gomes do Nascimento, participou, na manhã desta quarta- feira (20), da mesa de abertura do seminário “Viveiro da Práxis”, realizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (SNDH). O evento marcou o lançamento da coletânea de estudos técnicos sobre Registro Civil de Nascimento elaborados pela Flacso em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O Registro Civil de Nascimento é um direito humano e fundamental para o exercício da cidadania. Garantir o acesso ao registro civil é garantir o acesso a serviços nas áreas da educação, saúde e assistência social, constituindo uma importante etapa para o exercício da cidadania no país, pois é a partir da certidão de nascimento que é possível obter os demais documentos básicos.

Foto: Clériston do Patrocínio

 

 Em sua fala, Rita Gomes reforçou o compromisso da Flacso com esta agenda e destacou que o desafio da erradicação do sub-registro ainda é grande. Além disso, a diretora também evidenciou que há índices expressivos de falta de acesso à documentação básica em diversos municípios brasileiros, principalmente das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e entre grupos populacionais histórica e tradicionalmente vulnerabilizados, como os povos indígenas; quilombolas; ciganos; povos e comunidades tradicionais; população em situação de rua; população em situação de privação de liberdade; grupos LGBTQIA+ e outros.

O evento ocorreu de forma presencial no auditório Ana Paula Crosara, em Brasília (DF), e foi transmitido ao vivo pelo YouTube do Ministério. Também participaram da mesa de abertura o Diretor de Promoção dos Direitos Humanos do MDHC, Alex Vargem; as juízas Raquel Chrispino, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, e Carolina Ranzolin, da Corregedoria Nacional de Justiça; e a Oficial de Proteção a Crianças em Emergência da UNICEF, Ana Carolina Castro – além de representantes do Ministério da Saúde, Funai, Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN) e da Associação dos Notários e Registradores (ANOREG).

Conheça os cinco volumes da coletânea sobre Registro Civil de Nascimento:

https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/registro-civil-de-nascimento/publicacoes/coletanea-de-estudos-sobre-registro-civil-de-nascimento 

Assista à gravação do evento:

https://www.youtube.com/watch?v=QrK506DrAgg

]]> https://flacso.org.br/2023/09/26/flacso-participa-de-lancamento-de-coletanea-de-estudos-sobre-registro-civil-de-nascimento/feed/ 0 Flacso seleciona produções para caderno sobre Cinemas, Educação e Diversidades https://flacso.org.br/2023/09/25/flacso-seleciona-producoes-para-caderno-sobre-cinemas-educacao-e-diversidades/ https://flacso.org.br/2023/09/25/flacso-seleciona-producoes-para-caderno-sobre-cinemas-educacao-e-diversidades/#respond Mon, 25 Sep 2023 18:55:03 +0000 https://flacso.org.br/?p=31248 Seleção está aberta e recebe inscrições até o dia 31 de dezembro de 2023; artigos, ensaios, entrevistas, poemas e demais produções serão aceitas

 

Em mais uma edição da série Cadernos Flacso, a  Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e Instituto Federal de Brasília (IFB), estão organizando o lançamento de uma publicação dedicada ao tema “Cinemas, Educação e Diversidades”.  O Caderno tem como objetivo reunir contribuições, pesquisas e estudos que reflitam sobre os conceitos, temas, práticas e negociações nas relações entre essas áreas.

Além disso, a produção também busca refletir sobre os vínculos entre cinema e educação com centralidade na diversidade e em como promovem uma sociedade mais inclusiva, justa e consciente das diferenças e desigualdades existentes.

“Procuramos expressar o contexto pós-pandêmico, sem perder de vista o impacto e os desafios impostos pela pandemia da Covid 19 no cinema e na educação. Neste sentido, refletir sobre o audiovisual na escola; as práticas educativas e projetos pedagógicos; as formações acadêmicas, profissionais e livres; a formação de professores; a formação de públicos; as políticas públicas; o audiovisual, educação e direitos humanos; e os impactos da pandemia no acesso à educação digital são alguns dos temas passíveis de serem abordados”, diz trecho da convocatória.

Pesquisadoras(es), professoras(es), profissionais do cinema e da educação e demais pessoas interessadas a contribuírem poderão participar da chamada.

 

Série Cadernos Flacso

A série Cadernos Flacso é uma iniciativa da Flacso Brasil para a promoção de temas atuais em destaque na sociedade. Com o objetivo da ampla circulação dentro e fora da academia, se constitui como uma publicação com registro ISBN (International Standard Book Number), digital, gratuita e de livre acesso.

A data limite para envio das contribuições é 31 de dezembro de 2023 e devem ser encaminhadas para o e-mail cadernos@flacso.org.br. No campo “Assunto” deve constar “Cinemas, Educação e Diversidades”. As normas de publicação podem ser consultadas em https://bityli.cc/BHT

 

Caderno Flacso Cinemas, Educação e Diversidades

Textos: Português ou Espanhol                                                                           

Submissão: Até 31 de dezembro de 2023

Envio: cadernos@flacso.org.br (indicando no assunto “Cinemas, Educação e Diversidades”)

Normas de publicação: https://bityli.cc/BHT

Chamada completa: https://bityli.cc/qpz   

 

En español

 

Caderno Flacso: Cines, Educación y Diversidades

Deadline:  31 de diciembre de 2023

Envío: cadernos@flacso.org.br (indicando en el asunto “Cines, Educación y Diversidades”)

Normas de publicación : https://bityli.cc/BHT

Convocatoria: https://bityli.cc/aJn  

Idiomas: Portugués o Español                                                                        

 

]]>
https://flacso.org.br/2023/09/25/flacso-seleciona-producoes-para-caderno-sobre-cinemas-educacao-e-diversidades/feed/ 0
Assembleia do Conanda celebra os 33 anos do Estatuto da Criança e Adolescente https://flacso.org.br/2023/07/16/assembleia-do-conanda-celebra-os-33-anos-do-estatuto-da-crianca-e-adolescente/ https://flacso.org.br/2023/07/16/assembleia-do-conanda-celebra-os-33-anos-do-estatuto-da-crianca-e-adolescente/#respond Sun, 16 Jul 2023 13:32:44 +0000 https://flacso.org.br/?p=30822

Assembleia do Conanda celebra os 33 anos do Estatuto da Criança e Adolescente

Foi realizada na última quinta (13/07) a 316° Assembleia Ordinária do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). Durante a atividade, foi celebrado os 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) com a participação de vários atores promotores da política social. Além da presença da Diretora da Flacso Brasil, Rita Potyguara, a atividade é realizada com o apoio do Programa Desigualdades, Direitos e Governança.

33 anos. Representantes governamentais celebram o ECA em mesa de abertura. CRÉDITOS (imagens): Ascom Flacso Brasil

“Temos que nos esforçar ainda mais na proteção para garantir o bem viver das crianças e adolescentes desse país”, disse Rita Cristina de Oliveira, Secretaria Executiva do Ministério dos Direitos Humanos durante solenidade de abertura. A gestora fez discurso apontando as políticas executadas para crianças e adolescentes e ressaltou a Educação Integral como um esforço do governo para promover uma política pública de qualidade.

“Nessa sala tem muita história de luta”, disse o presidente do Conanda, Claudio Augusto Vieira. O também Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente relembrou o histórico de reivindicação para a prioridade absoluta que crianças e adolescentes no acesso às políticas públicas. “Nós acreditamos nos princípios que escrevemos na constituição e no Estatuto [ECA]”, finalizou.

O ECA foi construído a partir de muitas reivindicações. O estatuto é fruto da atuação política pela redemocratização do Brasil. O documento define as crianças e adolescentes como sujeitos de direitos plenos e participantes das deliberações e decisões que os afetam, além de apontar para políticas públicas que se unem e que dialogam com a lógica intersetorial. O ECA reforça o protagonismo, orientador principalmente das Assembleias do Conanda.

Auditório lotado. Convidados, apoiadores e representantes da política social participam de celebração com crianças e adolescentes. CRÉDITOS (imagem): Ascom Flacso Brasil

Durante a reunião, Yasmim Oliveira, representante de Sergipe no Comitê de Participação de Adolescentes (CPA), falou do histórico de atuação do Comitê. Os adolescentes abordaram sobre a importância de valorização da cidadania ativa: “que nossas vozes não apenas sejam ouvidas, mas que sejam valorizadas e colocadas e ação”, disse Raul Zainedin, representante do Paraná no CPA. Além da apresentação de várias atividades desenvolvidas no âmbito da participação social dos beneficiários das políticas, os adolescentes aproveitaram a celebração para entoar um o coral com a música autoral “nada por nós sem nós”.

A Assembleia contou com a entrega de veículos para a estrutura dos Conselhos Tutelares, além de apresentação do sistema de informação para criança e adolescentes, que terá o objetivo de garantir dados para melhorar a política de proteção de crianças. Na oportunidade também foi lançada a cartinha para apresentar, de forma lúdica, os principais destaques dentro do ECA.

O evento contou com a participação de crianças, adolescentes, sociedade civil, representantes do Governo e parlamentares. A mesa de abertura foi composta por representantes do Comitê de Participação de Adolescentes: Iasmin Santos (CPA/Sergipe) e Raul Zainedin  (CPA/Paraná); da vice-presidente do Conanda, Maria de Pol Poniwas; do presidente do Conanda, Claudio Augusto Vieira; da Secretária Executiva do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Rita Cristina de Oliveira; do Secretário Nacional do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ricardo de Melo; da Deputada Federal representante da Frente Parlamentar em Defesa e Proteção das Crianças e Adolescentes, Erica Kokai.

]]>
https://flacso.org.br/2023/07/16/assembleia-do-conanda-celebra-os-33-anos-do-estatuto-da-crianca-e-adolescente/feed/ 0
Protagonismo e entusiasmo marcam o início do Encontro Nacional de Adolescentes em Brasília https://flacso.org.br/2023/07/11/protagonismo-e-entusiasmo-marcam-o-inicio-do-encontro-nacional-de-adolescentes-em-brasilia/ https://flacso.org.br/2023/07/11/protagonismo-e-entusiasmo-marcam-o-inicio-do-encontro-nacional-de-adolescentes-em-brasilia/#respond Tue, 11 Jul 2023 20:27:11 +0000 https://flacso.org.br/?p=30799

Protagonismo e entusiasmo marcam o início do Encontro Nacional de Adolescentes em Brasília

Iniciou hoje (11) o Encontro Nacional do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA/Conanda) em Brasília. A atividade reuniu adolescentes de todas as unidades da federação e contou com uma mesa de abertura conduzida por Yasmim Oliveira e Gustavo Campêlo, representantes dos estados de Sergipe e Paraíba. O evento tem como lema “unidos pela luta que nos antecede” e representa o momento presencial de início de gestão dos novos indicados ao CPA. A atividade busca ser um espaço de diálogo, reflexão e troca de experiências sobre as políticas públicas para adolescentes de todo País.

PROTAGONISMO. Adolescentes do CPA discutem políticas representativas com organizações apoiadoras. CRÉDITOS (imagem): Ascom Flacso Brasil

Protagonizado e conduzido pelos adolescentes, a mesa de abertura do Encontro contou com a presença da Gerente de Projetos da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), Telma Teixeira; do representante do Secretariado do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ricardo de Melo; da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, do Ministério Público do Trabalho (Coordinfância/MPT), Ana Maria Villa Real; do Presidente do Conanda e Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Claudio Augusto Vieira; e da Diretora da Sede Acadêmica do Brasil da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil), Rita Potyguara.

“Além do compromisso ético e acadêmico também é um compromisso afetivo! Estar aqui é um presente”, disse a Diretora Rita Potyguara. A gestora destacou o trabalho que a Flacso Brasil vem executando para o bom encaminhamento de uma política pública participativa.

Durante o início do encontro, os adolescentes apresentaram os significados que marcam nova gestão. Valorizar a luta daqueles que incidiram para a garantia da política pública representativa foi um dos destaques apresentado pelos adolescentes.

“Vocês são herdeiros dessa construção e resistência. A participação é um direito de cada um, para uma sociedade mais justa e equilibrada”, disse o Secretário Claudio Augusto. O presidente do Conanda ainda reforçou o papel dos adultos na efetivação do diálogo para o exercício pleno da participação dos adolescentes.

 

A coordenadora da Coordinfância (MPT), Ana Maria Villa Real, ressaltou a necessidade dos(as) adolescentes continuarem pautando o que for relevante para suas vidas. “A gente precisa diminuir a distância do ECA [Estatuto da Criança e Adolescente] com o que as crianças e adolescestes vivem no país!”, exclamou.

Ao parabenizar as ações do CPA, Telma Teixeira (OEI) relembrou que são os encontros do Comitê de Participação que garantem uma política pública de qualidade. “A proposta é que vire uma política de Estado e não apenas de governo. A força de vocês nos enriquece hoje”, disse a Gerente de Projetos ao abordar os encaminhamentos do Encontro Nacional.

Com muito entusiasmo, o encontro continuará durante os próximos dias na capital federal conduzido pelo Programa Desigualdades, Direitos e Governança da Flacso Brasil e coordenado pela Dra. Salete Valesan.

REFLEXÃO: Secretário do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania fala para adolescentes. CRÉDITOS (imagem): Ascom Flacso Brasil

]]>
https://flacso.org.br/2023/07/11/protagonismo-e-entusiasmo-marcam-o-inicio-do-encontro-nacional-de-adolescentes-em-brasilia/feed/ 0
FLACSO celebró reuniones de Órganos de Gobierno en República Dominicana https://flacso.org.br/2023/06/26/flacso-celebro-reuniones-de-organos-de-gobierno-en-republica-dominicana/ https://flacso.org.br/2023/06/26/flacso-celebro-reuniones-de-organos-de-gobierno-en-republica-dominicana/#respond Mon, 26 Jun 2023 13:05:25 +0000 https://flacso.org.br/?p=30756

FLACSO celebró reuniones de Órganos de Gobierno en República Dominicana

Del 20 al 23 de junio de 2023, se desarrollaron en República Dominicana las reuniones del Comité Directivo CD2023.02 y del XLVI Consejo Superior de la Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO), organismo internacional e intergubernamental, de carácter regional, autónomo, académico y plural, con más de 66 años dedicado a promover la formación de posgrado y la generación de conocimientos en el campo de la Ciencias Sociales.

COMITÉ DIRECTIVO | La reunión del Comité Directivo se llevó a cabo en la ciudad de Santo Domingo, capital de República Dominicana. CRÉDITOS: SECRETARÍA GENERAL

Las actividades iniciaron en las instalaciones de FLACSO República Dominicana, donde se desarrollaron dos días de reuniones del Comité Directivo, órgano de gobierno de FLACSO que congrega a las y los directores de las 13 Unidades Académicas de la institución en América Latina y el Caribe, junto a la Secretaria General, Dra. Josette Altmann-Borbón. En dichas reuniones se analizaron estrategias institucionales e informes de gestión administrativa y financiera del Sistema FLACSO, proporcionando una base sólida para la toma de decisiones, la formulación de políticas y el trabajo colaborativo entre sus Unidades Académicas.

El jueves 22 de junio se llevó a  cabo el Seminario de Alto Nivel sobre Gobernabilidad e Inclusión en América Latina y el Caribe desarrollado por FLACSO con la colaboración del Ministerio de Relaciones Exteriores y el Instituto de Educación Superior en Formación Diplomática y Consular (INESDYC). El evento tuvo lugar en el Aula Magna Dr. Eduardo Latorre Rodríguez del INESDYC, en donde se realizaron dos paneles de expertos que abordaron buenas prácticas y estrategias en temas como transparencia, participación, gobernabilidad, justicia social, igualdad, ciudadanía social, desigualdad, innovación y políticas públicas de conocimientos, entre otros.

SEMINARIO DE ALTO NIVEL | Actividad precedida a reunión con los Directivos de la Sede Académica de FLACSO. CRÉDITOS: SECRETARÍA GENERAL

CONSEJO SUPERIOR Estados miembros fortalecen integración regional y diplomacia académica. CRÉDITOS: SECRETARÍA GENERAL

CRÉDITOS: SECRETARÍA GENERAL

El evento contó con la asistencia de 100 personas de forma presencial y 40 personas a través de las plataformas virtuales, provenientes de gobiernos, entidades públicas y organismos internacionales locales y de América Latina y el Caribe.

Las actividades oficiales de FLACSO culminaron el viernes 23 de junio con la celebración de la XLVI reunión del Consejo Superior de FLACSO en el INESDYC. Este Órgano de Gobierno es encabezado por el Presidente del Consejo Superior, Dr. Francisco Valdés Ugalde y sus miembros plenos se componen por representantes de siete Estados Miembros (Argentina, Brasil, Costa Rica, Chile, Ecuador, Guatemala y México), seis destacados(as) académicos(as) como Consejeros(as) Miembros a Título Individual, la Secretaria General y la Presidenta del Comité Directivo. En calidad de observador participan también   representantes de los 11 Estados Miembros de FLACSO, además de las y los Directores de las Unidades Académicas.

 

La Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales agradece al Honorable Gobierno de la República Dominicana por ser anfitrión de las reuniones de los Órganos de Gobierno de FLACSO. Para el organismo intergubernamental el apoyo de sus Estados Miembros es fundamental para su funcionamiento en aras de la formación y la generación de conocimientos en Ciencias Sociales que son más relevantes que nunca para el progreso de nuestra región.

Dra. Josette Altmann-Borbón.

Secretaria General, FLACSO

La elección de República Dominicana como sede de esta importante reunión de los órganos de gobierno de FLACSO refleja el compromiso del país con el fortalecimiento de la democracia en la región latinoamericana y el reconocimiento de su rol fundamental en los ámbitos académico y diplomático. Este  encuentro contribuirá  significativamente a la cooperación y generación de propuestas e iniciativas que promuevan el desarrollo y la equidad” afirmó , directora de FLACSORD, sede anfitriona.

Cheila Valera

Directora, FLACSO República Dominicana

Por su naturaleza multilateral, FLACSO es un organismo de enseñanza e investigación único en la región que desempeña un rol clave en la promoción de la integración regional a través de la diplomacia académica. Su compromiso con la formación de especialistas en Ciencias Sociales, el desarrollo de investigaciones de avanzada y la difusión de conocimientos, son acciones que contribuyen a la construcción de puentes y espacios plurales de diálogo entre los Estados latinoamericanos y caribeños.

Entre em contato

Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!

flacsobr@flacso.org.br

secretaria.academica@flacso.org.br

 

Nossos endereços

Brasília (Sede)

 

SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, Asa Sul CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil

São Paulo

Avenida Ipiranga, nº 1.071, sala 608, República CEP: 01.039-903, São Paulo (SP), Brasil

]]>
https://flacso.org.br/2023/06/26/flacso-celebro-reuniones-de-organos-de-gobierno-en-republica-dominicana/feed/ 0
Especialização da Flacso Brasil divulga boletim sobre Cultura e Educação https://flacso.org.br/2023/06/20/especializacao-em-cultura-e-educacao-divulga-informativo-institucional/ https://flacso.org.br/2023/06/20/especializacao-em-cultura-e-educacao-divulga-informativo-institucional/#respond Tue, 20 Jun 2023 18:57:21 +0000 https://flacso.org.br/?p=30732

Especialização da Flacso Brasil divulga boletim sobre Cultura e Educação

Olá! 

Estamos na terceira edição deste boletim de novidades promovido pela equipe da especialização em Cultura da Flacso Brasil! Organizamos destaques de oportunidades no campo da educação e da cultura para acompanharmos de perto! 

]]>
https://flacso.org.br/2023/06/20/especializacao-em-cultura-e-educacao-divulga-informativo-institucional/feed/ 0
FLACSO promueve seminario sobre Gobernabilidad e Inclusión en América Latina y el Caribe https://flacso.org.br/2023/06/16/flacso-promueve-seminario-sobre-gobernabilidad-e-inclusion-en-america-latina-y-el-caribe/ https://flacso.org.br/2023/06/16/flacso-promueve-seminario-sobre-gobernabilidad-e-inclusion-en-america-latina-y-el-caribe/#respond Fri, 16 Jun 2023 18:12:10 +0000 https://flacso.org.br/?p=30712

FLACSO promueve seminario sobre Gobernabilidad e Inclusión en América Latina y el Caribe

La Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO), en colaboración con el Ministerio de Relaciones Exteriores de la República Dominicana y el Instituto de Educación Superior en Formación Diplomática y Consular (INESDYC), organiza el Seminario de Alto Nivel sobre Gobernabilidad e Inclusión en América Latina y el Caribe. El evento se llevará a cabo el jueves 22 de junio, de 8:30 a 11:30 a.m. (9:30 a 12:30, Brasília – Brasil), en el Aula Magna Dr. Eduardo Latorre Rodríguez del INESDYC, Santo Domingo.

Este seminario forma parte de las actividades del Consejo Superior de FLACSO, que tiene como sede anfitriona a FLACSO República Dominicana. Durante el evento, se discutirán estrategias y buenas prácticas para lograr una mayor inclusión en los procesos de gobernanza, garantizar la participación de los ciudadanos en la toma de decisiones y promover políticas que aborden las desigualdades y fomenten la justicia social en la región.

Para asegurar la accesibilidad y la participación de un público más amplio, nos complace anunciar que el seminario se transmitirá  en  directo, vía teleconferencia.  En este sentido, tenemos a bien invitarle a participar del encuentro  virtual a través de la plataforma Zoom.  A continuación compartimos los detalles de conexión:

Seminario de Alto Nivel Gobernabilidad e Inclusión en América Latina y El Caribe

Le  solicitamos confirmar su asistencia  completando este formulario de registro.

Entre em contato

Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!

flacsobr@flacso.org.br

secretaria.academica@flacso.org.br

 

Nossos endereços

Brasília (Sede)

 

SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, Asa Sul CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil

São Paulo

Avenida Ipiranga, nº 1.071, sala 608, República CEP: 01.039-903, São Paulo (SP), Brasil

]]>
https://flacso.org.br/2023/06/16/flacso-promueve-seminario-sobre-gobernabilidad-e-inclusion-en-america-latina-y-el-caribe/feed/ 0
FLACSO impulsará investigación sobre relaciones China-América Latina y el Caribe https://flacso.org.br/2023/05/17/flacso-impulsara-investigacion-sobre-relaciones-china-america-latina-y-el-caribe/ https://flacso.org.br/2023/05/17/flacso-impulsara-investigacion-sobre-relaciones-china-america-latina-y-el-caribe/#respond Wed, 17 May 2023 19:40:50 +0000 https://flacso.org.br/?p=30500
La Secretaría General de la Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO) se complace en anunciar la creación del Grupo Regional de Investigación Latinoamericano y Caribeño (GRILAC) sobre China y América Latina y el Caribe.
El GRILAC es una red especializada y multidisciplinaria que reúne a destacadas personas investigadoras de las Unidades Académicas de FLACSO en Argentina, Cuba, Uruguay y la Secretaría General. Su objetivo principal es generar conocimiento sistemático y actualizado sobre las relaciones multidimensionales y multinivel entre China y América Latina y el Caribe.
La región se encuentra en un momento crucial de su historia, caracterizado por una competencia creciente entre economías emergentes y un cambio en el equilibrio de poder económico a nivel mundial. En este contexto, el papel de China se ha vuelto cada vez más relevante, y su influencia en la región ha experimentado un notable aumento en términos de comercio, inversión, cooperación y diálogo político.
Sin embargo, el conocimiento y el análisis de las relaciones sino-latinoamericanas y caribeñas son todavía limitados y fragmentados. ¨El GRILAC desempeñará un papel fundamental en la generación de recomendaciones para los Estados de la región, brindando información estratégica para la toma de decisiones informadas y equilibradas en sus interacciones con China, con el objetivo de fomentar una relación mutuamente beneficiosa¨ señaló la Dra. Josette Altmann-Borbón, Secretaria General de FLACSO.
Como parte de su trabajo y alcance, a través de la Cátedra China Contemporánea de FLACSO, el GRILAC propiciará la publicación de libros, artículos y otros materiales de investigación que contribuyan a un mayor entendimiento de las relaciones sino-latinoamericanas y caribeñas y buscará establecer lazos de colaboración con otros grupos de investigación y organizaciones relacionadas tanto en China como en América Latina y el Caribe.
Para obtener más información sobre el GRILAC y sus miembros, le invitamos a visitar la página web: https://www.chinacontemporanea.org/grilac
]]>
https://flacso.org.br/2023/05/17/flacso-impulsara-investigacion-sobre-relaciones-china-america-latina-y-el-caribe/feed/ 0
Lideranças indígenas se reúnem com Diretora da Flacso Brasil para diálogo e parceria conjunta na Amazônia https://flacso.org.br/2023/04/24/liderancas-indigenas-se-reunem-com-diretora-da-flacso-brasil-para-dialogo-e-parceria-conjunta-na-amazonia/ https://flacso.org.br/2023/04/24/liderancas-indigenas-se-reunem-com-diretora-da-flacso-brasil-para-dialogo-e-parceria-conjunta-na-amazonia/#respond Mon, 24 Apr 2023 17:03:18 +0000 https://flacso.org.br/?p=30398

Lideranças indígenas se reúnem com Diretora da Flacso Brasil para diálogo e parceria conjunta na Amazônia

CRÉDITOS (imagem): Ascom Flacso Brasil

Na manhã de hoje (24/04), a Diretora da Flacso Brasil, Rita Potyguara, se reuniu com lideranças indígenas da Amazônia. A reunião aconteceu na sede da Flacso Brasil, em Brasília (DF), e teve o objetivo de firmar parceria para atuação conjunta com formação de lideranças indígenas na região.  

Participaram da reunião o Coordenador-geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), Toya Manchineri; a Coordenadora Pedagógica do Centro Amazônico de Formação Indígena (CAFI), Graça Manchineri; a Vice-coordenadora tesoureira da COIAB, Dineva Kayabi; a liderança indígena do Pará e membro do Conselho Deliberativo da COIAB, Auricélia Arapiun; e os comunicadores indígenas Mariana Aikanã e Anderson Arapaço. A Assessora de Cooperação Internacional, Ivana de Siqueira, e o Assessor de Comunicação, Tarisson Nawa, ambos da Flacso Brasil, também estavam presentes no diálogo. A reunião aconteceu enquanto é realizada a semana de mobilização indígena em Brasília: o Acampamento Terra Livre (ATL).

A Diretora da Flacso Brasil apresentou o Organismo Internacional para as lideranças da Amazônia e destacou a atuação da Flacso no ensino, pesquisa e cooperação e a importância para o diálogo com povos indígenas. “Estamos para integrar e sentimos a confluência de interesses e objetivos entre Flacso Brasil e CAFI”, disse a Diretora Rita Potyguara. A representante da Flacso Brasil ainda destacou a atuação para discussão sobre sustentabilidade e Amazônia ainda esse ano, com atuação da COIAB.

“O CAFI é um grande projeto do movimento indígena. Esse é um momento importante para iniciar uma atuação conjunta entre Flacso Brasil, COIAB e CAFI”, disse Toya Manchineri. Objetivando a criação de uma universidade indígena na Amazônia, o CAFI nasceu com a proposta de formar e preparar lideranças para institucionalização da universidade ainda na década de 1980. Hoje, após a retomada do Centro, a formação reinicia com a preparação  de lideranças indígenas para atuação com a boa gestão pública. 

CRÉDITOS (imagem): Ascom Flacso Brasil

“O movimento indígena está se fortalecendo cada vez mais. Precisamos formar quadros juntos com as nossas lideranças”, disse Auricélia Arapiun. “Nós precisamos também de uma formação teórica para fazer o movimento indígena ser grande como é hoje”, destacou a representante do Pará ao falar das 170 organizações indígenas e 64 regiões de base na Amazônia conduzidas pela COIAB. “É preciso formar lideranças para contribuir com o processo de enfrentamento dos desafios. O CAFI tem esse objetivo de formar para fortalecer o movimento indígena”, reforçou a liderança Arapiun durante o diálogo para a parceria com a Flacso Brasil.

“Eu queria ter sido formada pelo CAFI, porque sou graduada fora do meu território e o pensamento não-indígena nos afasta do movimento indígena. Eu precisei sair da minha comunidade para poder me formar, e o CAFI pode contribuir para nossa formação e aproximação com o vínculo com a comunidade”, disse Mariana Aikanã, indígena de Rondônia, ao trazer a sua experiência como motivo para enfrentamento da realidade regional. 

 

Com atuação em mais de 180 povos, a COIAB retoma as formações indígenas na Amazônia após 10 anos de paralisação das atividades do Centro de Formação. Com a retomada das atividades para atender o contexto e desafios dos povos indígenas da Amazônia Brasileira, a Flacso Brasil soma-se ao CAFI para contribuir com o protagonismo e autonomia dos povos indígenas da região.

]]>
https://flacso.org.br/2023/04/24/liderancas-indigenas-se-reunem-com-diretora-da-flacso-brasil-para-dialogo-e-parceria-conjunta-na-amazonia/feed/ 0
Coordenadora de programa da Flacso Brasil discute educação e violência em entrevistas https://flacso.org.br/2023/04/03/coordenadora-de-programa-da-flacso-brasil-discute-violencia-nas-escolas-em-entrevistas/ https://flacso.org.br/2023/04/03/coordenadora-de-programa-da-flacso-brasil-discute-violencia-nas-escolas-em-entrevistas/#respond Mon, 03 Apr 2023 19:47:01 +0000 https://flacso.org.br/?p=30316

Coordenadora de programa da Flacso Brasil discute educação e violência em entrevistas

O caso de violência na Escola Estadual Thomazia Montoro, na Zona Sul de São Paulo desencadeou repercussão nacional midiática. Temas como os discursos de ódio, a valorização do uso de armas e as práticas preconceituosas divulgadas amplamente nas redes sociais foram abordados em entrevistas sobre a temática.

A coordenadora do Programa Estudos e Políticas sobre Juventudes, Educação e gênero: violências e resistências, Miriam Abramovay, que é especialista na temática em educação e violência, cedeu várias entrevistas sobre o contexto e avaliou a situação da educacional brasileira.

Acesse o conteúdo abaixo:

'Não existe apenas um culpado', diz pesquisadora sobre ataque em escola de SP

por Redação Brasil de Fato | Recife (PE)

Ataque de estudante em escola de São Paulo

por Programa Faixa Livre

“Precisamos de programas nacionais de convivência escolar”, diz Miriam Abramovay sobre ataque em escola

por Por Ingrid Matuoka | Centro de Referência em Educação Integral

O que significa um ataque em escola para educadores e estudantes

por por Ruam Oliveira / Vinícius de Oliveira / Ana Luísa D'Maschio | Porvir

Corpo escolar tem que ser capacitado para lidar com ataques, diz socióloga

por Lucas Schroeder e Rafael Saldanhada | CNN Brasil

Pandemia e redes sociais agravaram violência escolar no país

por Por João Pedro Soares | DW

Combate à violência passa por convivência democrática nas escolas

por Por Carolina Pimentel | Repórter da Agência Brasil (Brasília)

Combate à violência passa por convivência democrática nas escolas

por Diário Carioca

Combate à violência passa por convivência democrática nas escolas

por Por Jornal do Vale

Combate à violência passa por convivência democrática nas escolas

por Revista Galileu (Educação)

Governo de SP anuncia contratação de 550 psicólogos para atuar em escolas estaduais

por Redação CBN

Extrema-direita se infiltrou na infância dos brasileiros, dizem educadores ao DCM

por Pedro Zambarda de Araujo - DCM

Entre em contato

Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!

flacsobr@flacso.org.br

secretaria.academica@flacso.org.br

 

Nossos endereços

Brasília (Sede)

 

SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, Asa Sul CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil

São Paulo

Avenida Ipiranga, nº 1.071, sala 608, República CEP: 01.039-903, São Paulo (SP), Brasil

]]>
https://flacso.org.br/2023/04/03/coordenadora-de-programa-da-flacso-brasil-discute-violencia-nas-escolas-em-entrevistas/feed/ 0