Flacso Brasil https://flacso.org.br Fri, 24 Mar 2023 22:10:54 +0000 pt-BR hourly 1 https://flacso.org.br/files/2022/05/cropped-1_Flacso-LGTP-Principal-Azul-A-1-32x32.png Flacso Brasil https://flacso.org.br 32 32 Flacso Brasil participa de Fórum Mundial de Direitos Humanos, na Argentina https://flacso.org.br/2023/03/24/flacso-brasil-participa-de-forum-mundial-de-direitos-humanos-na-argentina/ https://flacso.org.br/2023/03/24/flacso-brasil-participa-de-forum-mundial-de-direitos-humanos-na-argentina/#respond Fri, 24 Mar 2023 20:44:35 +0000 https://flacso.org.br/?p=30265

Flacso Brasil participa de Fórum Mundial de Direitos Humanos, na Argentina

Aconteceu, entre os dias 20 e 24 de março, a terceira edição do Fórum Mundial de Direitos Humanos. O evento foi realizado em Buenos Aires, na Argentina, e organizado pelo Centro Internacional de Promoción de los Derechos Humanos (CIPDH) da UNESCO e a Presidencia de la Nación (Argentina). O Fórum é o maior encontro global sobre Direitos Humanos e buscou discutir os principais avanços e desafios focados no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades, na promoção da equidade e da inclusão social.

CRÉDITOS (Imagem): Hamouda Soubhi

Com mais de 15 mil inscritos, o evento contou com a participação de representantes de 950 organizações de mais de 70 países. Representando a Flacso Brasil, as coordenadoras Kathia Dudyk, do Programa “Cidadania, Participação Social e Políticas Públicas”; e Salete Valesan, do Programa “Desigualdades, Direitos e Governanças” estiveram presentes no Fórum, que durou quatro dias.

Em 2013, a Flacso Brasil foi uma das idealizadoras da primeira edição do Fórum Mundial de Direitos Humanos no país. Em 2014, foi a vez do Marrocos sediar a segunda edição. A Flacso Brasil foi parceira no apoio aos organizadores do 2º Fórum.

Reforçando a preocupação com a temática e participação nas discussões, as coordenadoras de programas da Flacso Brasil compuseram duas mesas no segundo dia do evento.

A coordenadora e ex-Secretária Nacional da Secretaria de Direitos Humanos do Brasil, Salete Valesan, participou da mesa temática “caminho e historia del Foro Mundial de Derechos Humanos”. Em seguida, Kathia Dudyk, coordenou a mesa “seguridade ciudadana, violencia y derechos humanos”.

No último dia, a conferência de encerramento do Fórum contou com a participação do argentino Adolfo Perez Esquivel – Nobel da Paz (1980). Na oportunidade, foram apresentados os países que receberão as próximas edições do Fórum. Em 2024, o IV Fórum acontecerá na Colômbia. A coordenadora Salete Valesan representou o Brasil durante a discussão e anunciou a vinda do evento para o país em 2025. “Estamos reiniciando a dinâmica no Sul, para que não tenhamos nenhum espaço sem possibilidade de luta viva pelos direitos humanos todos os anos”, disse Valesan ao anunciar o Brasil como país anfitrião da quinta edição do Fórum Mundial de Direitos Humanos. Por fim, o representante do Marrocos apresentou o continente africano como palco para a sexta edição do evento.

Entre em contato

Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Brasília (Sede)

SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil

flacsobr@flacso.org.br

Rio de Janeiro

Rua São Francisco Xavier, nº 524, 12º andar, sala 12.111, CEP: 20.550-013, Rio de Janeiro (RJ), Brasil

secretaria.academica@ flacso.org.br

São Paulo

Avenida Ipiranga, nº 1.071, sala 608, República CEP: 01.039-903, São Paulo (SP), Brasil

]]>
https://flacso.org.br/2023/03/24/flacso-brasil-participa-de-forum-mundial-de-direitos-humanos-na-argentina/feed/ 0
Rita Potyguara representa liderança Clara Camarão durante premiação no Senado Federal https://flacso.org.br/2023/03/08/rita-potyguara-representa-lideranca-clara-camarao-durante-premiacao-no-senado-federal/ https://flacso.org.br/2023/03/08/rita-potyguara-representa-lideranca-clara-camarao-durante-premiacao-no-senado-federal/#respond Wed, 08 Mar 2023 18:49:42 +0000 https://flacso.org.br/?p=30229

Rita Potyguara representa liderança Clara Camarão durante premiação no Senado Federal

Na manhã do dia 08/03, a Diretora da Flacso Brasil, Rita Potyguara, participou da solenidade de entrega do Diploma Bertha Lutz 2023 do Senado Federal, em Brasília, no Distrito Federal. A premiação e reconhecimento de atuação de mulheres na sociedade faz alusão ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado hoje.

Na oportunidade, Clara Potiguara –  também conhecida como Clara Felipa Camarão –, liderança indígena do século XVII, foi homenageada (in memoriam) com diploma pelo reconhecimento da atuação ainda no período colonial. Rita Potyguara, pertencente ao mesmo povo de Clara Felipa, foi convidada para receber o título em referência à liderança que lutou pela participação da expulsão dos franceses no Maranhão e ainda liderou, em Pernambuco, um grupo de guerreiras na batalha de Tejucupapo e na Batalha dos Guararapes.

FOTOGRAFIA: Ascom Senado Federal

“Nós, mulheres indígenas, somos guardiãs das florestas, somos guardiãs dos territórios e de significativos saberes e conhecimentos, o que nos habilita à competência em importantes processos políticos”, disse a Diretora da Flacso Brasil. Ao fazer saudação às mulheres indígenas da contemporaneidade, Rita citou importantes personalidades, que assim como Clara Potiguara, também têm atuado nas lutas do presente. Maninha Xukuru-Kariri (in memoriam), Helena Potyguara (Ceará); Sonia Potiguara (Paraíba); Nara Baré (Amazonas) e Sonia Guajajara (Ministra dos Povos Indígenas) foram algumas das lideranças recordadas por Rita.

“Nesse processo de reconstrução do nosso país e da democracia, nós, sobretudo mulheres indígenas, estamos a frente e nos colocamos de forma bastante solidária para que possamos reconstruir o Estado Democrático de Direito”, relembrou Rita sobre a contribuição dos povos e mulheres indígenas para a História do Brasil atual.

“A nossa tarefa, sobretudo de mulheres indígenas, é reflorestar mentes e corações; e nossa atuação maior – além da defesa do nosso território – é lutar por um mundo sem males, para todos nós, pessoas e seres que habitam o mundo”, finalizou a representante da Flacso no Brasil.

Além de Clara Camarão, representada por Rita Potyguara; a jornalista Glória Maria (in memoriam); Rosa Weber (Ministra do Supremo Tribunal Federal); Ilana Trombka (Diretora-Geral do Senado Federal); Ilona Szabó de Carvalho (Cientista Política); Janja da Silva (Socióloga); e Nilza Valeria Zacarias (Jornalista fundadora da Frente Evangélicos pelo Estado de Direito) receberam o diploma e homenagem.

Criado em 2001, e na sua 21° edição, o Diploma Bertha Lutz 2023 homenageia pessoas que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher, ou que tenham participado do enfrentamento das questões de gênero no Brasil, em qualquer área de atuação. Bióloga, advogada, servidora pública e Deputada, Lutz foi uma das principais personalidades feminina a atuar pelo direito das mulheres no Brasil.

Entre em contato

Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Brasília (Sede)

SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil

flacsobr@flacso.org.br

Rio de Janeiro

Rua São Francisco Xavier, nº 524, 12º andar, sala 12.111, CEP: 20.550-013, Rio de Janeiro (RJ), Brasil

secretaria.academica@ flacso.org.br

São Paulo

Avenida Ipiranga, nº 1.071, sala 608, República CEP: 01.039-903, São Paulo (SP), Brasil

]]>
https://flacso.org.br/2023/03/08/rita-potyguara-representa-lideranca-clara-camarao-durante-premiacao-no-senado-federal/feed/ 0
Debates ambientais sobre a tragédia no litoral de São Paulo é tema de live promovida pela Flacso Brasil https://flacso.org.br/2023/03/06/debates-ambientais-sobre-a-tragedia-no-litoral-de-sao-paulo-e-tema-de-live-promovida-pela-flacso-brasil/ https://flacso.org.br/2023/03/06/debates-ambientais-sobre-a-tragedia-no-litoral-de-sao-paulo-e-tema-de-live-promovida-pela-flacso-brasil/#respond Mon, 06 Mar 2023 19:44:53 +0000 https://flacso.org.br/?p=30216

Debates ambientais sobre a tragédia no litoral de São Paulo é tema de live promovida pela Flacso Brasil

Na noite do dia 09/03 (quinta-feira), às 19H00 (horário de Brasília), o Colégio Latino-Americano de Estudos Mundiais da Flacso Brasil promove a live “A tragédia no litoral de São Paulo: interfaces entre as mudanças climáticas, adaptação e legislação ambiental”. O debate acontecerá pelo instagram da Flacso Brasil (@flacsobr) e contará com a presença dos professores Julio Barboza Chiquetto e Debora Sotto. A atividade faz parte dos “Diálogos em Ambiente e Sociedade e busca refletir sobre a tragédia recente no litoral norte do estado de São Paulo, por uma perspectiva interdisciplinar, integrando as dimensões ambientais e humanas.

Serão tratados os temas da vulnerabilidade social na região e as perspectivas futuras, mudanças climáticas, políticas urbana e ambiental, gestão pública e adaptação climática. O debate buscará contribuir para uma reflexão sobre a natureza social dos desastres ambientais e as melhores práticas para uma melhor integração entre os diferentes setores da sociedade na produção de cidades e comunidades mais resilientes e sustentáveis.

 

 

DIÁLOGOS EM AMBIENTE E SOCIEDADE
DATA: 10 de março
HORÁRIO: 19H00 (Horário de Brasília)

PARTICIPANTES:
Prof. Dr. Julio Barboza Chiquetto
Pesquisador de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP). Professor-investigador no Colégio Latino-americano de Estudos Mundiais da FLACSO/Brasil e docente no Centro Universitário Ítalo-Brasileiro. Doutor em Geografia Física pela USP. Colaborações de pesquisa e ensino com a Universidade de Chiapas, México, com a Universidade Americana do Mediterrâneo e a Universidade de Münster, Alemanha.

Prof. Dra. Debora Sotto
Doutora em Direito Urbanístico pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Direito do Estado – Direito Tributário pela PUC-SP. Mestre Profissional em Direito Internacional do Meio Ambiente pela Universidade de Limoges. Pós-Doutorado pela USP. Professora-investigadora no Colégio Latino-americano de Estudos Mundiais da Flacso Brasil. Bacharel em Direito pela USP. Procuradora do Município de São Paulo.

]]>
https://flacso.org.br/2023/03/06/debates-ambientais-sobre-a-tragedia-no-litoral-de-sao-paulo-e-tema-de-live-promovida-pela-flacso-brasil/feed/ 0
Flacso Brasil convida participantes para submissão de trabalhos na Reunião de Antropologia do Mercosul https://flacso.org.br/2023/03/06/flacso-brasil-convida-participantes-para-submissao-de-trabalhos-na-reuniao-de-antropologia-do-mercosul/ https://flacso.org.br/2023/03/06/flacso-brasil-convida-participantes-para-submissao-de-trabalhos-na-reuniao-de-antropologia-do-mercosul/#respond Mon, 06 Mar 2023 18:16:24 +0000 https://flacso.org.br/?p=30209

Flacso Brasil convida participantes para submissão de trabalhos na Reunião de Antropologia do Mercosul

A 14ª Reunião de Antropologia do Mercosul (XIV RAM) está com submissão de resumos de trabalhos aberta até 20 de março (segunda-feira). O evento acontecerá entre os dias 01 a 04 de agosto de 2023, em Niterói (RJ), na Universidade Federal Fluminense (UFF).

A Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais no Brasil (Flacso Brasil) faz o convite aos participantes para submeter trabalhos ao GT 44 – Cultura e Educação: escolas, práticas pedagógicas e articulação comunitária no contexto da educação intercultural.

O Grupo de Trabalho será conduzido pela Dra. Renata Montechiare, coordenadora do Programa Estudos e Políticas de Cultura e Diversidade e da Especialização em Cultura e Educação da Flacso Brasil, em conjunto com Florabel Llantoy Quispe, da Fundación Ser Maestro, além do colega da mesma Fundação, Ciro Angel Lazo Salcedo.

SOBRE O GRUPO DE TRABALHO:

Pensando a educação como um diálogo de saberes, nesse GT buscamos contribuições e resultados de pesquisa que reflitam sobre: a educação escolar intercultural no contexto dos povos originários na América Latina; práticas pedagógicas docentes que articulem e valorizem os contextos socioculturais, com destaque à educação rural/do campo, indígena, quilombola, etc.; tecnologias sociais e pedagógicas de escolas que vinculem a arte e a cultura aos espaços formais de educação.

Para mais informações, acesse o site do evento: https://bit.ly/FlacsoXIVRAM

]]>
https://flacso.org.br/2023/03/06/flacso-brasil-convida-participantes-para-submissao-de-trabalhos-na-reuniao-de-antropologia-do-mercosul/feed/ 0
Clima escolar: da indisciplina e violência às relações e regras de convivência https://flacso.org.br/2023/03/01/clima-escolar-da-indisciplina-e-violencia-as-relacoes-e-regras-de-convivencia/ https://flacso.org.br/2023/03/01/clima-escolar-da-indisciplina-e-violencia-as-relacoes-e-regras-de-convivencia/#respond Wed, 01 Mar 2023 20:01:15 +0000 https://flacso.org.br/?p=30196 por Por Stephanie Kim Abe | cenpec.org.br

No dia 13 de fevereiro de 2023, o local onde funcionam duas escolas em Monte Mor, na região de Campinas (SP), foi atacado por um jovem de 17 anos que explodiu duas bombas caseiras na fachada do prédio. Ninguém se feriu. O episódio se soma a outros recentes casos de violência contra espaços escolares que ocorreram no último ano. Em novembro de 2022, membros de duas escolas de Aracruz, município do norte do Espírito Santo, foram atacados por um jovem de 16 anos, que entrou atirando nas escolas, matando quatro pessoas e deixando mais de 10 feridas.

Em ambos os casos, os autores eram jovens ex-estudantes que portavam símbolos nazistas, como a suástica. Para Miriam Abramovay, coordenadora do Programa Estudos sobre Juventudes, Educação e Gênero: Violências e Resiliências da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso no Brasil), esses atentados têm algumas características em comum e refletem, de certa forma, o que acontece na sociedade no geral:

“Podemos ver que são todos homens, com perfis machistas, que sofreram microviolências no ambiente escolar e que planejaram esses atentados, às vezes por mais de um ano. Eles são alimentados por sites de ódio e refletem também essa hipervalorização das armas que ocorreu nos últimos tempos. Se somarmos com a proibição do debate sobre questões de gênero e sexualidade na escola, vemos que essas pautas influenciam de forma contundente nossa população e, evidentemente, jovens e adolescentes também”, disse Miriam.

Veja a matéria completa em: https://bit.ly/EntrevistaFlacsoMiriamAbramovay

]]>
https://flacso.org.br/2023/03/01/clima-escolar-da-indisciplina-e-violencia-as-relacoes-e-regras-de-convivencia/feed/ 0
FLACSO publica revista especial por el ingreso de la República Popular China como Observador https://flacso.org.br/2023/02/24/flacso-publica-revista-especial-por-el-ingreso-de-la-republica-popular-china-como-observador/ https://flacso.org.br/2023/02/24/flacso-publica-revista-especial-por-el-ingreso-de-la-republica-popular-china-como-observador/#respond Fri, 24 Feb 2023 19:23:54 +0000 https://flacso.org.br/?p=30176

FLACSO publica revista especial por el ingreso de la República Popular China como Observador

Este lunes 20 de febrero, la Secretaría General de la Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (Flacso) publicó la revista en edición especial titulada: China-FLACSO, que recoge las reflexiones de distinguidas autoridades políticas y académicas sobre la participación de la República Popular China como Observador de FLACSO.

Con esta publicación, se reafirma la posición estratégica de Flacso como un espacio de diálogo y colaboración entre gobiernos, organizaciones académicas y agencias de cooperación de China con América Latina y el Caribe para el avance de las ciencias sociales.

La revista recopila seis artículos que analizan el avance de las relaciones sino-latinoamericanas y caribeñas a través de la diplomacia académica, y dan prueba del éxito de esta alianza de cooperación y amistad:

  1. Prólogo por S.E. Wang Yi. Miembro del Buró Político del Comité Central del Partido Comunista de China y Consejero de Estado de la República Popular China
  2. FLACSO-China: un foro de diálogo para la cooperación académica y la diplomacia del conocimientopor la Sra. Josette Altmann-Borbón, Secretaria General de FLACSO
  3. Nueva Marcha de China, Nuevo futuro para China y América Latina y el Caribe por el Sr. Xie Feng. Viceministro de Relaciones Exteriores de la República Popular China
  4. China y América Latina: cooperación para el desarrollo y aprendizaje mutuo por el Sr. José María Figueres Presidente de Costa Rica (1994-1998)
  5. China-FLACSO: fértil tierra de amistad sino-latinoamericana por el ExcelentísimoTang Heng Embajador de la República Popular China en Costa Rica
  6. Mirando a China desde América Latina y el Caribe por el Sr.Sergio Rivero Director de la Cátedra China Contemporánea de FLACSO.

Puede acceder a la versión digital de la revista en el siguiente enlace: https://flacso.org/node/476

La República Popular China fue admitida como Observador el 24 de junio de 2022, en el marco de la XXIV Asamblea General de la FLACSO, realizada en Quito, Ecuador.

Entre em contato

Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Brasília (Sede)

SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil

flacsobr@flacso.org.br

Rio de Janeiro

Rua São Francisco Xavier, nº 524, 12º andar, sala 12.111, CEP: 20.550-013, Rio de Janeiro (RJ), Brasil

secretaria.academica@ flacso.org.br

São Paulo

Avenida Ipiranga, nº 1.071, sala 608, República CEP: 01.039-903, São Paulo (SP), Brasil

]]>
https://flacso.org.br/2023/02/24/flacso-publica-revista-especial-por-el-ingreso-de-la-republica-popular-china-como-observador/feed/ 0
Posse de conselheiros do Conanda é marcada pelo compromisso com políticas públicas para crianças e adolescentes https://flacso.org.br/2023/02/15/posse-de-conselheiros-do-conanda-e-marcada-pelo-compromisso-com-politicas-publicas-para-criancas-e-adolescentes/ https://flacso.org.br/2023/02/15/posse-de-conselheiros-do-conanda-e-marcada-pelo-compromisso-com-politicas-publicas-para-criancas-e-adolescentes/#respond Thu, 16 Feb 2023 00:39:50 +0000 https://flacso.org.br/?p=30097

Posse de conselheiros do Conanda é marcada pelo compromisso com políticas públicas para crianças e adolescentes

Aconteceu, na última terça (14/02), a 311ª Assembleia Ordinária do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). A solenidade foi realizada no Edifício Parque Cidade Corporate, em Brasília, para posse dos novos integrantes do Conanda durante o biênio 2023-24. O evento contou com a participação de crianças, adolescentes, sociedade civil, representantes do Governo e parlamentares. A Diretora da Flacso Brasil, Rita Potyguara, além de coordenadores e equipe dos programas Cidadania, Participação Social e Políticas Públicas; e Desigualdades, Direitos e Governanças também estiveram presentes na solenidade.

 

Solenidade de pose dos Conselheiros durante a 311ª Assembleia Ordinária do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

CRÉDITOS: Ascom/Flacso Brasil

“O Conanda não poderia falar dos nossos direitos sem a nossa participação. Nada para nós sem nós!”, afirmou Willian dos Santos, de 16 anos, representante de Sergipe no Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) e representante do Comitê no Conanda. 

Além de Willian, Eduarda de Andrade (15), que também é representante de São Paulo no CPA e integra o Conanda, fez parte da mesa de abertura. Francisco Carlos, participante da posse do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao subir a rampa e repassar a faixa presidencial, se somou aos adolescentes e representou as crianças no evento. Os dois integrantes do CPA reforçaram a existência do Comitê como espaço de participação e decisão dos direitos dos adolescentes. O CPA é coordenado pelo programa Desigualdades, Direitos e Governanças da Flacso Brasil, que tem larga atuação na pauta. 

“O Brasil precisa construir mecanismos de proteção de crianças e adolescentes. O futuro do Brasil depende deles”, disse o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, durante a abertura da posse.

“Estamos vivendo um novo momento no Brasil que tem o dever com a democracia. Temos o compromisso de defender todas as crianças e adolescentes e priorizar os setores mais vulneráveis”, realçou Ariel de Castro Alves, Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e conselheiro do Conanda. 

Ariel alertou que é preciso pensar políticas específicas para crianças e adolescentes em serviço de acolhimento, em situação de rua, vítimas de violências e violações, em medidas socioeducativas, em exploração do trabalho, LGBTQIAPN+, negras, quilombolas, ciganas e indígenas. 

“Vocês existem, são valiosos e são prioridades para nós”, finalizou o Conselheiro ao lembrar as palavras do Ministro Silvio de Almeida e destacar as políticas prioritárias e específicas para os grupos sociais com os quais o Conanda dialoga.  

]]>
https://flacso.org.br/2023/02/15/posse-de-conselheiros-do-conanda-e-marcada-pelo-compromisso-com-politicas-publicas-para-criancas-e-adolescentes/feed/ 0
Flacso Brasil recebe Ministro da Embaixada da Suíça na Sede em Brasília https://flacso.org.br/2023/02/09/flacso-brasil-recebe-ministro-da-embaixada-da-suica-na-sede-em-brasilia/ https://flacso.org.br/2023/02/09/flacso-brasil-recebe-ministro-da-embaixada-da-suica-na-sede-em-brasilia/#respond Thu, 09 Feb 2023 16:30:16 +0000 https://flacso.org.br/?p=30073

Flacso Brasil recebe Ministro da Embaixada da Suíça na Sede em Brasília

Na manhã de ontem (08/02), a Diretora Rita Potyguara recebeu na Sede da Flacso Brasil a visita do Ministro Chefe da Missão Adjunto da Embaixada da Suíça no Brasil, Pierre-Yves Morier, para conhecer o trabalho da Flacso e discutir possíveis formas de trabalho de interesse comum.

 

Diretora da Flacso Brasil, Rita Potyguara, em diálogo com Ministro da Embaixada da Suíça. CRÉDITOS: Ascom/Flacso Brasil

Na oportunidade, a Diretora Rita Potyguara apresentou o Sistema Flacso, a atuação nos países da América Latina e Caribe e enfatizou o trabalho em rede desenvolvido entre os países que compõem o Sistema, além dos Programas e projetos realizados pela Flacso Brasil. O representante da Embaixada da Suíça também apresentou a atuação no Brasil, as diferentes unidades de trabalho e pontuou possibilidades futuras de sinergias conjuntas.

Rita Potyguara reafirmou a intenção de estreitar laços de cooperação e destacou o papel do Organismo Internacional e suas diversas áreas de atuação no Brasil, como juventudes, criança e adolescente, indígenas, educação e cultura, estratégias de mobilização e participação social, governabilidade, dentre outros . “A Flacso tem desenvolvido metodologias diferenciadas para atuação com cada público”, disse a Diretora.

A Diretora também reforçou a sua intenção em expandir e fortalecer o trabalho da Flacso Brasil nas regiões Norte e Nordeste para ampliar a rede de cooperação da Organização numa perspectiva de cooperação solidária. “Precisamos escutar para compreender as necessidades da região e criar redes”, disse Rita Potiguara ao tratar da metodologia de parceria com a qual a Flacso Brasil pretende trabalhar para chegar em outras localidades e contribuir cada vez mais para a formação nas áreas das Ciências Sociais no país.

]]>
https://flacso.org.br/2023/02/09/flacso-brasil-recebe-ministro-da-embaixada-da-suica-na-sede-em-brasilia/feed/ 0
Nota de posicionamento em defesa das Instituições Democráticas do Brasil https://flacso.org.br/2023/01/09/nota-de-posicionamento-em-defesa-das-instituicoes-democraticas-do-brasil/ https://flacso.org.br/2023/01/09/nota-de-posicionamento-em-defesa-das-instituicoes-democraticas-do-brasil/#respond Mon, 09 Jan 2023 19:17:04 +0000 https://flacso.org.br/?p=29858
A Sede Acadêmica da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais – Flacso Brasil –, fiel a seus estatutos e propósitos, se solidariza com a sociedade, em especial com o governo brasileiro, no veemente repúdio à violência contra a democracia.

Os ataques desferidos ao Palácio do Planalto, ao Supremo Tribunal Federal e ao Parlamento são inaceitáveis. Só há democracia com a manutenção dos poderes constitutivos do Estado Democrático de Direito.

Que este trágico episódio seja capaz de unir ainda mais fortemente a sociedade brasileira na defesa das instituições, valores e práticas democráticas. Respeito, justiça e paz!

]]>
https://flacso.org.br/2023/01/09/nota-de-posicionamento-em-defesa-das-instituicoes-democraticas-do-brasil/feed/ 0
Flacso Brasil e FNEEI divulgam relatório sobre Educação Escolar Indígena no Brasil https://flacso.org.br/2022/12/21/flacso-brasil-e-fneei-divulgam-relatorio-sobre-educacao-escolar-indigena-no-brasil/ https://flacso.org.br/2022/12/21/flacso-brasil-e-fneei-divulgam-relatorio-sobre-educacao-escolar-indigena-no-brasil/#respond Wed, 21 Dec 2022 22:15:52 +0000 https://flacso.org.br/?p=29831

Flacso Brasil e FNEEI divulgam relatório sobre educação escolar indígena no Brasil

Foi publicado hoje (22/12) o relatório do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (FNEEI). Na sexta edição do evento, que aconteceu entre novembro e dezembro em Brasília, a Flacso Brasil atuou em conjunto com lideranças indígenas para sistematizar documento que avalia e propõe ações para a Educação Escolar Indígena no Brasil. O documento foi organizado pela equipe do Programa Cidadania, Participação Social e Políticas Públicas sob a Coordenação Geral do VI FNEEI.

No material, as lideranças indígenas apontam uma agenda de diálogo sobre as propostas prioritárias para a Educação Escolar Indígena; realizam um diagnóstico da área; apresenta estratégias para atuação conjunta; e, por fim, demonstram o compromisso do Movimento Indígena Brasileiro para a Educação Escolar Indígena.

Acesse o documento em: Relatório Final do VI FNEEI

 

 

 

.

Entre em contato

Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Brasília (Sede)

SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil

flacsobr@flacso.org.br

Rio de Janeiro

Rua São Francisco Xavier, nº 524, 12º andar, sala 12.111, CEP: 20.550-013, Rio de Janeiro (RJ), Brasil

secretaria.academica@ flacso.org.br

São Paulo

Avenida Ipiranga, nº 1.071, sala 608, República CEP: 01.039-903, São Paulo (SP), Brasil

]]>
https://flacso.org.br/2022/12/21/flacso-brasil-e-fneei-divulgam-relatorio-sobre-educacao-escolar-indigena-no-brasil/feed/ 0