fbpx
Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Por Marina Baldoni Amaral

caderno7_geaO novo caderno do Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior no Brasil (GEA-ES), da Flacso Brasil, reúne 11 artigos que abordam diferentes aspectos de políticas de democratização da educação superior no país.  Democratização da Educação Superior no Brasil: Novas dinâmicas, dilemas e aprendizados analisa impactos de mecanismos de inclusão no ensino superior brasileiro, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), as políticas de assistência estudantil e a lei das cotas (Lei nº 12.711/2012), que este ano completa o período previsto para que seja completamente implementada. A legislação prevê adoção de 50% de cotas para ingresso nas instituições públicas federais para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas e que envolve também critérios de renda familiar e autoclassificação racial.

“Organizamos esta edição com o objetivo de reunir artigos sobre temas voltados ao debate sobre acesso, permanência e sucesso no ensino superior no Brasil, com ênfase na implementação e impacto das políticas de ação afirmativa neste campo. Os artigos destinam-se a subsidiar o debate sobre estas questões, visando a abordagem de temas contemporâneos, resultantes de pesquisas acadêmicas recentemente concluídas ou em andamento que demonstrem o que vem acontecendo com as políticas de ação afirmativa e avaliações das mesmas”, afirma Rosana Heringer, doutora em Sociologia, professora e vice-diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na apresentação do caderno.

Os artigos trazem uma variedade de abordagens e de recortes temáticos que contribuem para enriquecer as reflexões sobre o tema e lançam novos desafios a partir dos desdobramentos recentes dessas políticas.

A série Cadernos do GEA é um produto do Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior no Brasil, projeto realizado pela Flacso Brasil, com apoio da Fundação Ford e do Laboratório de Políticas Públicas (LPP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Acesse aqui o caderno completo.