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Projetos para ensino de literatura com competência crítica e de ciências com o apoio de revista virtual infantil foram destaques

RIO – A Fundação Carlos Chagas (FCC) anunciou os vencedores da 4ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, que reforça a importância de valorizar e divulgar projetos educativos inovadores, que estimulem boas práticas nas Licenciaturas. Em 2014, os docentes Nabil Araujo, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e Diego Adaylano, da Universidade Federal do Ceará (UFC), foram os contemplados.

O professor Nabil Araujo de Souza, do Instituto de Letras da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), venceu o prêmio com o projeto “Ensino de Literatura e Desenvolvimento da Competência Crítica: uma ‘terceira via’ didático-pedagógica”A ideia, testada em sala de aula, consiste em permitir “ao aluno emitir juízo crítico sobre os bens culturais”, como postulado em vários documentos oficiais voltados para o ensino médio.

Segundo Nabil, o pensamento sobre o estudo da literatura nesse nível de ensino ‑ e veiculado nos documentos do Ministério da Educação e Cultura ‑ encontra-se cindido em duas vertentes distintas – autoritarismo canônico e permissividade multiculturalista –, ambos inadequados para desenvolver a crítica. Por isso, a experiência no âmbito da graduação em Letras da UERJ buscou criar uma terceira via didático-pedagógica, na qual os alunos, a partir da análise e da produção individual de textos críticos, possam desenvolver uma consciência geral mais ampla e mais rigorosa.

 

Já o outro docente vencedor, Diego Adaylano Monteiro Rodrigues, do Departamento de Biologia da UFC, colocou em prática a ideia de como a imagem da ciência e do cientista deve ser popularizada. A experiência intitulada “Novos Saberes ao Estudar e Ensinar Ciências: a construção de uma revista infantil virtual e o desenvolvimento de projetos de divulgação científica” foi um sucesso.

Para estimular a análise dos alunos, foram realizadas dinâmicas, discussões, indicações de livros e sites de divulgação científica, comentários sobre filmes e documentários, excursões à Seara da Ciência (museu interativo de Divulgação Científica, em Fortaleza). Foi usado também o Facebook como espaço didático. O resultado foi a criação de uma revista infantil virtual de divulgação científica (inspirada na revista Ciência Hoje das Crianças) e a formulação de projetos.

Ao fim das atividades, foi elaborado, com a ajuda dos alunos e monitores, um site para a revista divulgar os projetos. Após essas atividades, os alunos publicaram os trabalhos em eventos científicos, momentos que se mostraram importantes para se repensar o papel dos professores como divulgadores da ciência.

O evento de premiação será no dia 28 de novembro, na sede da FCC, em São Paulo, que comemorará também o aniversário de 50 anos da instituição. Na ocasião, os docentes homenageados receberão R$ 30 mil, um diploma e um troféu, além da terem seus trabalhos publicados na coleção Textos FCC e no site da Fundação.