Um levantamento recente mostra que, entre os alunos que frequentam as atividades do projeto, 98% foram aprovados em suas escolas regulares. O índice de evasão escolar, nos anos de 2011 e 2012, foi de 0%. A participação familiar também é bastante ativa: 95% de pais ou responsáveis compareceram a reuniões organizadas pela ONG. Em termos de reprovação por desempenho, a média dos estudantes que realizam atividades na instituição é de 2% de reprovação.
O projeto é realizado no contraturno das aulas regulares dos alunos. Na Casa da Arte de Educar, de segunda à sexta, eles participam de atividades como oficinas de artes plásticas, música, percussão, capoeira, audiovisuais (fotografia e vídeo), jogos e contos, que resgata a memória da comunidade através de jogos e histórias.
Uma das propostas principais é a utilização de mandalas como estratégia pedagógica, fazendo a relação entre os saberes locais como habitação, vestuário, lazer, organização comunitária, entre outros, e o ensino das escolas tradicionais. As mandalas também são utilizadas em sala de aula e direcionam as discussões entre professores e estudantes.
Desta forma, ocorre a valorização das experiências trazidas pelos estudantes, o que contribui, segundo os organizadores do projeto, para tornar a dinâmica pedagógica mais interessante e atrativa para os alunos. O objetivo, segundo Sueli de Lima, pesquisadora da Faculdade de Educação da USP e coordenadora geral da Casa da Arte de Educar, é formar pessoas curiosas, observadoras e que tenham iniciativa para transformar, a partir da diversidade, a realidade em que vivem. “Acreditamos nas diferenças e, através delas, criamos o diálogo. Aprendemos com os diferentes”, salienta a educadora.
O projeto é desenvolvido há 15 anos na Mangueira, onde fica a Casa da Arte de Educar. Ao longo deste período, segundo a instituição, foram atendidas mais de 5.200 crianças e jovens. A metodologia desenvolvida pela Mandala de Saberes é disponibilizada em mais de 30 mil escolas do país através do Programa Mais Escola, do Ministério da Educação, que reconheceu a eficácia do programa.
Outra vertente do projeto da Casa da Arte de Educar, junto aos alunos da Mangueira, tem foco na educação científica. Por meio do Núcleo de Ciências e Tecnologias Populares, busca-se soluções para problemas encontrados nas comunidades, apresentados pelos próprios alunos. Há, ainda, o Núcleo de Direitos Humanos, com práticas são voltadas para a garantia dos direitos da criança e do adolescente. No Núcleo de Diálogos com a Escola, o objetivo é promover um aprofundamento dos conteúdos escolares, buscando também trabalhar a questão dos saberes comunitários.
A ampliação do Programa Mais Educação, criado pelo Ministério da Educação (MEC) foi um dos grandes responsáveis pelo aumento de alunos no ensino integral. Com a transferência de recursos federais, o programa passou a incentivar ainda mais as secretarias estaduais e municipais de educação, para que essas ofereçam educação em tempo integral às crianças.
A meta do Mais Educação para o ano passado era de 45 mil unidades educacionais com atendimento integral. Esse número, no entanto, foi superado e o total alcançado foi de 49 mil escolas. Para este ano, porém, está previsto o atendimento em 60 mil escolas. É considerada educação integral a jornada escolar com sete ou mais horas de duração diária.
De acordo com o ministro da Educação, Henrique Paim, os números mostram o esforço que está sendo feito para ampliar ainda mais os resultados. A meta de ensino integral do Plano Nacional de Educação (PNE), segundo o ministro, é de que 25% dos alunos estejam matriculados no ensino integral.
A evolução das matrículas em creche também apresentou crescimento, de acordo com avaliação do Censo Escolar. O número de matrículas aumentou em 72,8%, passando de 1,5 milhões para 2,7 milhões de matrículas entre 2007 e 2013. Na educação profissional, por sua vez, o número de matrículas foi de 1,4 milhões, sendo 749.675 na rede pública. Para o ministro Henrique Paim, os dados do censo revelam o resultado das políticas públicas governamentais voltados à ampliação da oferta educacional.
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