Agenda Igualdade: cidadania e justiça social no Brasil
Este projeto pertence aos seguintes programas: Agenda Igualdade
Realizado
Coordenação: Florencia Stubrin e Pablo Gentili
Financiamento: Fundação Ford
Instituições parceiras: Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais – CLACSO
A Agenda Igualdade foi um projeto em parceria entre a Flacso Brasil e o Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO).
Reuniu intelectuais, pesquisadores, ativistas de movimentos sociais e responsáveis pela formulação e gestão das políticas públicas para debater os atuais desafios do desenvolvimento brasileiro.
O projeto tinha como objetivo contribuir para o fortalecimento e ampliação das conquistas democráticas da última década, abordando os desafios da construção de um modelo de desenvolvimento que combina crescimento e estabilidade econômica com a promoção da justiça social e com a ampliação de direitos fundamentais, muitas vezes negados a amplos setores da sociedade brasileira. Seu eixo central esteve estruturado em torno a alguns dos principais desafios da agenda social do Brasil contemporâneo.
Objetivos do Projeto
1. Contribuir para a geração de amplo debate público sobre os processos de promoção de cidadania, justiça social e igualdade na atual conjuntura brasileira;
2. Contribuir para o fortalecimento do necessário diálogo entre os responsáveis pelas políticas públicas, ativistas de movimentos sociais e representantes do campo acadêmico, construindo pontes e alianças que permitam identificar desafios comuns e alternativas viáveis para a promoção de um Brasil mais justo e democrático;
3. Colaborar com a difusão de algumas das principais contribuições que, a partir do campo das idéias e da pesquisa acadêmica, atualmente são propostas para o desenvolvimento de políticas públicas de inovação social democrática.
Período: 01/01/2016 a 31/12/2019
Notícias Relacionadas
Relatório sobre desigualdades no país quer “enxergar os que estão no fim da fila”
Faces da desigualdade no Brasil. Um olhar sobre os que ficam para trás propõe uma reflexão a partir da compreensão das desigualdades durante o período 2002-2015 como fenômeno multidimensional e relacional, para além de abordagens recorrentemente como a renda monetária.
Entre em contato
Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!
flacsobr@flacso.org.br
secretaria.academica@flacso.org.br
+55 61 2020 3390
Nossos endereços
Brasília (Sede)
SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, Asa Sul CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil
São Paulo
Avenida Ipiranga, nº 1071, sala 608, República CEP: 01039-903, São Paulo (SP), Brasil