fbpx
Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

A Flacso Brasil lança, no mês de março, o Caderno Número 20 – Educação, gênero e decolonialidade do saber: esperançando outros tempos, da Série Cadernos Flacso. A publicação reúne artigos que abordam temas como decolonialidade, gênero e violências nas escolas e combinam “críticas a violências e negacionismos com apostas em formatos educacionais mais afins com a humanidade das mulheres e das pessoas LGBTQI+, lembrando que para Paulo Freire, uma educação libertadora aposta no esperançar”, afirma a organizadora da publicação, Mary Garcia Castro, na apresentação do caderno.

O artigo Reflexiones sobre el género y la violencia contra las mujeres en la educación superior mexicana, de Ursula Zurita, pesquisadora da Flacso México, aborda ganhos em termos de jurisprudência contra a violência em relação às mulheres e os desafios, em especial, no lidar com a burocracia universitária para que tais leis sejam de fato realizadas.

Em Virada feminista e perspectivas decoloniais. Notas-ensaio para outros currículos e práticas em ciências sociais, Mary Garcia Castro, pesquisadora na Flacso Brasil, apresenta proposta de outra modelação de cursos em Ciências Sociais, que considere os debates sobre colonialidade do poder e as perspectivas feministas sobre decolonialidade.

No artigo Gênero e educação: desafios e contradições, as professoras Lucia Helena Rincón Afonso, Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita e Maria Esperança Fernandes Carneiro – do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás –, alinhando-se ao materialismo histórico, discutem construções sociais de autores clássicos (em especial do campo teológico) sobre mulher e gênero, chegando aos tempos atuais. As autoras consideram lidar com a indústria cultural, os meios de comunicação e sua importância como um dos desafios para a equação gênero e educação, levando em conta seu apelo para a juventude.

Miriam Abramovay, coordenadora do Programa Estudos e políticas sobre juventudes, educação e gênero: violências e resistências da Flacso Brasil, e Mary Garcia Castro acessam o debate sobre “ideologia de gênero” e a importância de educação sexual nas escolas em Por que silenciar gênero na escola?.

Acesse aqui o Caderno N20 Educação, gênero e decolonialidade do saber: esperançando outros tempos.

  • Apresentação
    Mary Garcia Castro
  • Reflexiones sobre el género y la violencia contra las mujeres en la educación superior mexicana
    Ursula Zurita Rivera
  • Virada feminista e perspectiva decoloniais. Notas-ensaio para outros currículos e práticas em ciências sociais
    Mary Garcia Castro
  • Gênero e educação: desafios e contradições
    Lucia Helena Rincón Afonso, Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita e Maria Esperança Fernandes Carneiro
  • Por que silenciar gênero na escola?
    Miriam Abramovay e Mary Garcia Castro