fbpx
Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

O Caderno Número 19, Práticas comunitárias educacionais brasileiras e suas territorialidades, da Série Cadernos Flacso, reuniu professores(as), pesquisadores(as) e estudiosos(as) que atuam e/ou produzem conhecimento sobre práticas comunitárias na educação para compartilhar saberes, experiências e construir uma ampla discussão sobre programas, políticas, projetos e metodologias educacionais que vêm sendo desenvolvidas e aplicadas em escolas da rede pública no Brasil.
Organizada por Greyssy Kelly Araujo de Souza, doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e integrante do Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior (GEA-ES) da Flacso Brasil, a publicação tem como foco os Territórios do Norte e Nordeste do país e aprofunda, ao longo de seus nove artigos,  os conhecimentos sobre as experiências de integração escola-comunidade realizadas em contextos de escolas do campo, educação quilombola, educação escolar indígena e escolas de fronteira.
“A educação, através de suas práticas, está viva e presente nas comunidades, está nas relações, na cultura, nas lideranças, na luta e reivindicação por direitos. Está na contação de histórias feita pelos mais velhos, no sonho de melhoria de vida pelos mais jovens. Está representada e contextualizada na relação que se estabelece com o outro, com a família, os territórios e suas demandas, demandas locais e globais, ou seja, com todos aqueles que compõem as diversas redes de sociabilidade na qual o sujeito participa na vida social no seu território.”, afirma a organizadora do Caderno na abertura da publicação.
Souza reforça ainda que “ao destacarmos nesta edição as práticas educativas que são pensadas e desenvolvidas ‘pelas’, ‘para’ e ‘nas’ comunidades do Norte e Nordeste do país, estamos contribuindo para que essas experiências possam ser conhecidas e disseminadas para todos os educadores e educadoras”. Com este intuito, a publicação apresenta “algumas vozes, práticas, vivências e experiências sobre práticas comunitárias educacionais e suas territorialidades, que exemplificam o desejo e compromisso de educadores(as), pesquisadores(as) e estudiosos(as) em realizarem e produzirem práticas e conhecimentos sobre esta temática”.
Acesse aqui o Caderno Número 19, Práticas comunitárias educacionais brasileiras e suas territorialidades.

  1. Apresentação: educação e práticas comunitárias
    Greyssy Kelly Araujo de Souza
  1. Desafios e perspectivas da educação quilombola no município de Cavalcante-GO: identidade e pertencimento do(a) aluno(a) Kalunga
    Tathielle Santos e Márcia Inês Silva
  1. Quem é professora no quilombo? Docência, escolarização e identidade
    Alan Augusto Ribeiro, Patrícia Santos e Joilson Santos
  1. Educação quilombola: caminhos para resistência étnica e sociocultural no Brasil
    Elenilda Silva, Greyssy Kelly Souza e Tiara Melo
  1. Formação de professores nas Licenciaturas Interculturais no Brasil: avanços, vanguardas e resistências
    Amanda Marqui, Laíse Diniz, Juliete Alves, Janilson Barbosa, Potyara Santos e Ricardo Luiz Töws
  1. Brincadeira do coco e suas práticas educativas: repertórios para a desconstrução docente
    Laís Domingos
  1. Escolas do Campo e movimentos sociais no Brasil: possíveis interfaces
    Ramofly Bicalho
  1. Escolarização para as juventudes no ProJovem campo Saberes da Terra
    Conceição Cristina Silva, Kamila Karine Wanderley, Mirian Silva e Severino Silva
  1. Educação escolar indígena e práticas identitárias: um olhar sobre os processos educacionais de um grupo étnico no sertão de Alagoas
    Maria Regineide Carvalho, Lucas Emanoel Gueiros
  1. A luta pela educação nas histórias de vida dos professores indígenas Pipipã de Kambixuru, Floresta, Pernambuco
    Ana Carolina Coimbra e Maria Luísa Branco