Práticas comunitárias educacionais brasileiras e suas territorialidades

O Caderno N19 da Série Cadernos Flacso, Práticas comunitárias educacionais brasileiras e suas territorialidades, reuniu professores(as), pesquisadores(as) e estudiosos(as) que atuam e/ou produzem conhecimento sobre práticas comunitárias na educação para compartilhar saberes, experiências e construir uma ampla discussão sobre programas, políticas, projetos e metodologias educacionais que vêm sendo desenvolvidas e aplicadas em escolas da rede pública no Brasil.

  1. Apresentação: educação e práticas comunitárias
    Greyssy Kelly Araujo de Souza
  1. Desafios e perspectivas da educação quilombola no município de Cavalcante-GO: identidade e pertencimento do(a) aluno(a) Kalunga
    Tathielle Santos e Márcia Inês Silva
  1. Quem é professora no quilombo? Docência, escolarização e identidade
    Alan Augusto Ribeiro, Patrícia Santos e Joilson Santos
  1. Educação quilombola: caminhos para resistência étnica e sociocultural no Brasil
    Elenilda Silva, Greyssy Kelly Souza e Tiara Melo
  1. Formação de professores nas Licenciaturas Interculturais no Brasil: avanços, vanguardas e resistências
    Amanda Marqui, Laíse Diniz, Juliete Alves, Janilson Barbosa, Potyara Santos e Ricardo Luiz Töws
  1. Brincadeira do coco e suas práticas educativas: repertórios para a desconstrução docente
    Laís Domingos
  1. Escolas do Campo e movimentos sociais no Brasil: possíveis interfaces
    Ramofly Bicalho
  1. Escolarização para as juventudes no ProJovem campo Saberes da Terra
    Conceição Cristina Silva, Kamila Karine Wanderley, Mirian Silva e Severino Silva
  1. Educação escolar indígena e práticas identitárias: um olhar sobre os processos educacionais de um grupo étnico no sertão de Alagoas
    Maria Regineide Carvalho, Lucas Emanoel Gueiros
  1. A luta pela educação nas histórias de vida dos professores indígenas Pipipã de Kambixuru, Floresta, Pernambuco
    Ana Carolina Coimbra e Maria Luísa Branco