fbpx
Os novos documentos possuem QR Code no lugar de assinaturas e carimbos, o que permite a identificação, a leitura do conteúdo e a verificação da autenticidade através de smartphones ou tablets.

Os novos documentos possuem QR Code no lugar de assinaturas e carimbos, o que permite a identificação, a leitura do conteúdo e a verificação da autenticidade através de smartphones ou tablets.

 Novidades na emissão de documentos para os estudantes dos cursos de graduação presencial da UERJ: o Aluno Online (www.alunoonline.uerj.br) passa agora a disponibilizar a declaração de matrícula no período letivo corrente, onde consta a informação que o aluno está regularmente matriculado e o período máximo de integralização curricular, sem a destinação de uso. Tudo isso válido àqueles que tiverem, pelo menos, uma inscrição em disciplina em curso.

 Para quem ingressou pelo sistema de reserva de vagas, outras duas facilidades: a geração, também por meio eletrônico, da declaração de cotista e da carta bancária. A expedição dos novos modelos irá reduzir o fluxo de procedimentos administrativos e burocráticos da UERJ e facilitará a vida do estudante em diferentes situações como, por exemplo, no processo de requisição do passe livre universitário junto ao RioCard.

 Os novos documentos possuem QR Code no lugar de assinaturas e carimbos, o que permite a identificação, a leitura do conteúdo e a verificação da autenticidade através de smartphones ou tablets. É possível também fazer esta checagem através de um endereço eletrônico disponível na própria carta, informando o código de verificação impresso na própria declaração.

 Nenhuma das declarações geradas eletronicamente necessitará, posteriormente, da inclusão de assinatura ou carimbo da Universidade. No entanto, caso a instituição receptora não disponha de recursos para verifi cação do código, a Sub-Reitoria de Graduação (SR-1) esclarece que o estudante deve solicitar a inclusão destes registros nas secretarias das unidades acadêmicas ou mesmo no Departamento de Administração Acadêmica (DAA).

  Estes avanços foram possíveis graças a um esforço conjunto da Sub-reitoria de Graduação (SR-1), da Diretoria de Informática (DINFO) e da Faculdade de Engenharia (FEN). De acordo com a professora Elielma Ayres Machado, responsável pela Coordenadoria de Articulação e Iniciação Acadêmicas (CAIAC), o setor estuda a expansão do benefí- cio aos alunos do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) e aos bolsistas vinculados ao Departamento de Estágios e Bolsas (CETREINA). “É uma grande mudança no nosso sistema. Uma possibilidade de informatizar, de dar autonomia ao aluno e de otimizar e reduzir recursos materiais. Em relação à pós-graduação, vamos levar essa sugestão para a SR-2”, explicou.