fbpx

A Secretaria Geral lançou, neste mês de março, o IV Informe Regional do Sistema Flacso intitulado “Novas respostas aos velhos desafios na América Latina e no Caribe: uma análise comparativa da proteção social pública e das políticas do mercado de trabalho no contexto da emergência sanitária”. O documento foi apresentado na sede da Secretaria Geral em San José, Costa Rica. 

O Informe foi coordenado pela Flacso Chile e resulta de uma construção colaborativa de 33 pesquisadores ligados às 13 Unidades Acadêmicas da Flacso.

Pesquisa e Participação da Flacso Brasil 

“Serviço público e medidas emergenciais durante a pandemia: o caso da Política Municipal para a População Imigrante na cidade de São Paulo (2013-2022)” é o tema do estudo da pesquisadora e  professora no curso da Maestría Estado, Gobierno y Políticas Públicas da Flacso Brasil, Dra.Márcia Pereira Cunha, que compõe o relatório.

Além de pesquisa bibliográfica e documental, Cunha traz no capítulo  um levantamento de dados sobre o panorama das relações de trabalho, com destaque para os índices de desemprego e de  informalidade no Brasil durante a pandemia. As análises do artigo também abordam as políticas de proteção social brasileiras, focando na seguridade, políticas de saúde, assistência social e previdência social

A pesquisadora focou sua investigação na política de proteção à imigração na cidade de SP e indaga: : “quais políticas permaneceram funcionando, apesar das dificuldades, garantindo proteção a grupos sociais mais vulneráveis?”. Ainda para a autora,  “a política de proteção à população imigrante na cidade de SP parecia contemplar aspectos interessantes para análise: tinha perspectiva multiescalar, envolvia poder público e sociedade civil e havia produzido inovações institucionais”, explica Márcia sobre sua contribuição para o Informe.

Leia o IV Informe Regional do Sistema Flacso na íntegra.