fbpx
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

O Ministério da Educação (MEC) criou um processo de Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem). As avaliações serão obrigatórias e serão aplicadas aos estudantes do segundo, quarto e sexto ano. Portaria instituindo o programa foi publicada nesta segunda-feira (4) no “Diário Oficial da União”. As regras foram anunciadas na sexta-feira pelo MEC.
As avaliações do segundo e quarto anos terão caráter formativo, indicando pontos fortes e deficiências. No sexto ano de curso, a prova seguirá os moldes do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) e os estudantes deverão atingir uma nota mínima para que possam se formar.
Deverão fazer as provas os estudantes que ingressaram na universidade a partir de 2015. A primeira avaliação, em agosto deste ano, será para aqueles no segundo ano do curso.
Os resultados da avaliação serão utilizados por cursos e instituições de educação superior para subsidiar processos de seleção em residência médica, e por organismos públicos, para fins de avaliação, supervisão e regulação da formação médica.
Com base na lei do programa Mais Médicos (12.871/2013), a avaliação será um componente curricular obrigatório e condição para a diplomação dos novos médicos.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o mesmo do Enem, será o responsável por aplicar as provas. De acordo com portaria publicada hoje o processo tem a intenção de estabelecer uma avaliação para aferir a qualidade dos cursos de Medicina com apoio em um instrumento único.