fbpx

Por Marina Baldoni Amaral

Post1Uma mobilização nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti acontece neste sábado (13). Realizada pelo Governo Federal, a ação terá a participação de 220 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, que irão às ruas cerca de 350 municípios das 27 unidades federativas orientar a população sobre o combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do vírus Zika.  Também participam da ação ministros, secretários do governo federal e servidores dos Estados e municípios. Serão distribuídos cerca de 4 milhões de panfletos informativos.

Confira os números de militares em cada Estado e no Distrito federal, os ministros  que participarão do mutirão e a lista dos municípios que serão visitados no dia 13 de fevereiro.

A ação tem caráter educativo e busca informar a população sobre a importância de erradicar os criadouros do mosquito Aedes. Entre os municípios selecionados para a ação, estão 115 cidades prioritárias – que tiveram incidência de dengue acima de 100 casos para cada 100 mil habitantes nos meses de novembro e dezembro de 2015.

Durante todo o dia, serão distribuídos materiais informativos, com explicação das medidas de prevenção, além de orientações aos moradores sobre a importância do envolvimento de todos nessas ações. Nas casas que estiverem vazias, o material será deixado nas caixas de correspondência. Os donos de estabelecimentos comerciais também serão orientados a fixar cartazes em local visível e de fácil acesso.

Entre os dias 15 e 18 de fevereiro, haverá uma nova ação de combate ao foco dos mosquitos com a participação de 50 mil militares que estão sendo treinados para atuar nas regiões indicadas pelas prefeituras e pelo Ministério da Saúde. Esta ação será de combate ao mosquito, e não apenas de orientação, e deverá incluir a aplicação de larvicidas e inseticidas.

PLANO NACIONAL – A iniciativa faz parte dos esforços do Governo Federal previstos no Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia, lançado pela presidente Dilma Rousseff em dezembro do ano passado. Ao todo, 19 ministérios e outros órgãos federais estão mobilizados para atuar conjuntamente neste enfrentamento, que contará também com a participação dos governos estaduais e municipais.

Na semana passada, a Flacso Brasil assinou, junto a outras 19 entidades, o Pacto da Educação Brasileira contra o Zika. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) tem o objetivo de articular uma grande rede de mobilização para realizar um plano de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti em todos os segmentos da educação brasileira.

O MEC pretende usar as escolas, universidades e institutos de educação como meio para estabelecer diálogo, levantar debates e levar informações sobre o combate ao mosquito.

Para mais informações sobre o combate ao mosquito, acesse: http://combateaedes.saude.gov.br

Para saber mais sobre o mutirão, visite: http://zikazero.tumblr.com/

*Com informações de Combate ao Aedes