fbpx
Estudante Letícia Karen, de SP, participa da campanha 1 Minuto pela Infância

Estudante Letícia Karen, de SP, participa da campanha 1 Minuto pela Infância

Por Raquel Lasalvia

Crianças, adolescentes e adultos falam de suas experiências e histórias de vida, em diálogo com a luta em defesa dos direitos humanos. Esta é a proposta da campanha 1 minuto pela infância, promovida pelo Conanda, durante o encontro Pela Absoluta Prioridade da Criança e do Adolescente, que se encerra nesta quinta-feira (10), em Brasília.

As gravações estão sendo feitas pelos produtores independentes Caio Lima, Gabriel Zambon e Pedro Ferreira, que entrevistaram cerca de 30 participantes do encontro, entre crianças, jovens e adultos, de diversas partes do Brasil e diversos segmentos sociais. “A ideia é que a pessoa dê um recado de um minuto para a infância. Tem gente declamando poemas, relatando seu trabalho, contando sua história. Tentamos deixá-los à vontade e garantir a representatividade de cada grupo”, explicou Gabriel.

Entre os entrevistados, estão o secretário especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Rogério Sottili, e a estudante secundarista Letícia Karen, que há 60 dias ocupa a escola Fernão Dias, em Pinheiros (SP), em protesto à proposta de reorganização do ensino público de São Paulo.

“Nós percebemos que são crianças e adolescentes empoderados, que têm muito o que falar. Eles têm vivências e estão acompanhando o que realmente está acontecendo em relação a seus direitos. Nós tentamos traduzir isso, na linguagem audiovisual, e partir da experiência de cada entrevistado”, disse Pedro.

O vídeos estão sendo disponibilizados no canal Mais Direitos, Menos Redução, e a proposta é publicá-los nas redes sociais, a fim de propagar a luta de sujeitos, movimentos e redes em defesa dos direitos da infância e adolescência.

Encontro – O encontro Pela absoluta prioridade da criança e do adolescente foi idealizado para ampliar a participação e dar espaço para grupos muitas vezes invisibilizados na agenda nacional da criança e do adolescente. A programação é composta de painéis, rodas de diálogo, lançamento de publicações, assim como sarau e mostra de cinema.

A ação é realizada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. Os parceiros desta ação são a Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O evento é exclusivo para convidados.