fbpx

Pelo segundo ano consecutivo e pela quinta vez desde o início da publicação do ranking, em 1999, o MBA da Harvard Business School foi escolhido como melhor programa pelo jornal britânico “Financial Times”. A lista global dos 100 melhores cursos em tempo integral, divulgada hoje, inclui ainda o brasileiro Instituto Coppead de Administração, na 79ª posição.

A americana Stanford Graduate School of Business e a britânica London Business School (LBS) completam o pódio. A Stanford mantém a segunda posição do ano passado, enquanto a LBS subiu um degrau, passando a Wharton, da Universidade da Pensilvânia. Publicado anualmente, o ranking é baseado em pesquisas feitas nas escolas e com ex-alunos formados há três anos. São avaliadas a progressão de carreira dos profissionais, o desenvolvimento de pesquisas da escola e a diversidade de alunos e professores.

O MBA do Coppead, oferecido gratuitamente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentou queda em relação ao ranking do ano passado, quando ficou na 66ª posição. Ainda assim, é a única escola de negócios latino-americana a entrar na lista deste ano. Os alunos do Coppead tiveram uma variação salarial de 138% após o término do programa.

Segundo o levantamento do “FT”, a maioria dos profissionais que deixaram as escolas há três anos dobraram o salário desde então, e cerca de 90% deles consideram que alcançaram suas maiores ambições para o momento atual da carreira. A motivação inicial para fazer um MBA era aumentar a remuneração, seguida de desenvolver as habilidades de gestão e fazer networking.

A maior parte dos alunos tinha idade entre 25 e 30 anos quando começou o curso, e as mulheres respondiam por um terço do total. Cerca de metade das turmas era formada por profissionais estrangeiros. Em média, os programas custaram US$ 100 mil, sendo que cerca de metade dos alunos pesquisados recebeu ajuda financeira e arcou com apenas um terço desse custo.