fbpx

O título desta matéria, muito instigante e sugestivo, faz uma referência a dados transcritos pra um artigo de autoria de Julio Jacobo Waiselfsz, sociólogo pela Universidade de Buenos Aires e Mestre em Planejamento Educacional pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul.

O artigo já disponibilizado para download trata da violência no Brasil como algo que é praticado especificadamente. Em outras palavras, a violência escolhe a quem vai atingir, como irá se concretizar e por quem será manipulada e praticada.

Segundo Waiselfsz, desde 1998 diversos mapas divulgados vêm acompanhando e analisando a evolução da violência no país, principalmente a sua violência letal. Neste trabalho científico, são apresentados dados desde o Sistema de Informações de Mortalidade, do Ministério da Saúde (SIM/MS) até dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo seu artigo, quando é realizada a classificação em termos de idade e raça, pode-se perceber um aumento na mortandade de jovens negros e pardos, tendo ascensão em 2002. No artigo ainda há a classificação por unidade federativa, focando a quantidade de homicídios nas capitais e os tipos de violência mais prevalentes.