fbpx

O número de denúncias de violência contra a mulher cresceu do ano passado para este ano em Minas Gerais. Foram registradas, de janeiro a junho de 2012, 26.742 ocorrências no Estado. No ano passado, no mesmo período, foram computadas 26.200 denúncias.

A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) revelou que esse crescimento demonstra que as mulheres estão buscando uma solução para o problema da violência.

Outro número que merece destaque é o da pesquisa conhecida como Mapa da Violência 2012, realizada pelo professor Julio Jacobo Waiselfisz, do Instituto Sangari. O estudo demonstra que Minas está em 20º lugar em uma classificação que mostra as taxas de homicídio no país. O Espírito Santo aparece em primeiro lugar, com maior número de homicídios, e o Piauí registra a menor taxa do país.

No ranking das capitais brasileiras, Belo Horizonte está em 13º lugar, com um índice de 6,3 homicídios para cada 100 mulheres. Os números do Mapa da Violência mostram, ainda, uma curva ascendente no número de homicídios femininos em nível nacional. Em 1980 foram registrados 2,3 mortes a cada 100 mil mulheres no país, em 1980, para 4,4 em 2010.

Para a chefe da Divisão da Mulher, Idoso e Portador de Deficiência da Polícia Civil em Belo Horizonte, Margaret de Freitas Assis Rocha, esse aumento tem relação com o crescimento da população.

“O crescimento acompanha o aumento da população brasileira e também está ligado ao fato de termos mais registros desse tipo de crime. A ampla divulgação da Lei da Maria da Penha e o maior acesso aos meios de comunicação propiciam um maior grau de conhecimento das mulheres sobre os mecanismos e órgãos aos quais elas podem recorrer”, explica.