USP de São Carlos tem 290 vagas abertas para cursos gratuitos de alemão, espanhol e japonês

Alunos do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação com experiência nas línguas vão ministrar aulas de março a junho para interessados. Saiba abaixo como se inscrever.

A Escola de Engenharia de São Carlos (SP) da Universidade de São Paulo (USP) abriu, nesta terça-feira (10), inscrições para três cursos gratuitos de línguas para quem está interessado em aprender alemãoespanhol ou japonês. No total, são 290 vagas.

A iniciativa dos alunos do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação tem como objetivo fomentar o trabalho voluntário em que eles possam compartilhar o conhecimento com a comunidade.

Os alunos dos cursos que forem aprovados nas avaliações com média mínima de seis e obtiverem pelo menos 75% de frequência receberão um certificado de conclusão expedido pela USP.

Veja abaixo mais detalhes sobre cada um dos cursos:

Alemão

  • Período de inscrições: terça-feira (10) a quinta-feira (12)
  • Inscrições: pelo site Sistema Apolo
  • Vagas: 160
  • Aulas: março a junho de 2020

Promovido desde 2016, o curso será ministrado por alunos de intercâmbio voluntários que já tiveram experiências com o alemão.

As vagas oferecidas serão preenchidas seguindo a ordem de inscrição dos candidatos, mas terão prioridade aqueles que comprovarem necessidade de aprender o idioma.

O curso será dividido em dois módulos e, no total, terá 12 aulas e incluirá provas.

Em “Introdução à Língua e Cultura Alemã I”, os participantes aprenderão temas básicos como alfabeto, pronúncia, números, pequenos diálogos, formas de se apresentar, entre outros.

Já no segundo módulo, o “Introdução à Língua e Cultura Alemã II”, os interessados terão conteúdos sobre corpo, saúde, vestuário, profissões, tempo, férias e outros assuntos mais complexos. Para participar desta etapa, é necessário ter concluído o primeiro módulo ou ter sido aprovado em avaliação de nivelamento, que será aplicada no primeiro dia de aula.

O primeiro módulo será realizado às quintas-feiras, das 19h às 22h; já o segundo, ocorrerá às terças-feiras, no mesmo horário. As aulas acontecerão no Anfiteatro Armando Toshio Natsume.