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Cadernos do GEA, Volume 5, Número 10, 2016 – A QUESTÃO INDÍGENA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Este número traz relevantes contribuições de pesquisadores/as indígenas e não indígenas que se dedicaram a estudar aspectos do ingresso de estudantes indígenas na educação superior. Não se trata apenas de quantificar esse ingresso, já que o perfil da população indígena brasileira impõe que a dimensão qualitativa dessa presença seja considerada. Os artigos discutem e analisam […]

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Cadernos do GEA, Volume 5, Número 9, 2016 – DEMOCRATIZAÇÃO DO CAMPUS – IMPACTO DOS PROGRAMAS DE INCLUSÃO SOBRE O PERFIL DA GRADUAÇÃO

O periódico Cadernos do GEA é uma publicação semestral que tem por objetivo divulgar reflexões sobre democratização do acesso ao ensino superior e questões relacionadas a políticas públicas de ação afirmativa. Pretende contribuir para a realização de debates com vistas à garantia dos direitos de acesso e permanência à educação pública.

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Cadernos do GEA, Volume 4, Número 8, 2015 – OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA DO SUDESTE (OPAAS)

Este número traz um conjunto de estudos que trata da criação, objetivos e desafios do Observatório de Políticas de Ação Afirmativa do Sudeste (OPAAS). A iniciativa nasceu de um projeto apresentado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e posteriormente contou com a adesão de pesquisadores, estudantes e técnicos de universidades federais da […]

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Cadernos do GEA, Volume 4, Número 7, 2015 – DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL NOVAS DINÂMICAS, DILEMAS E APRENDIZADOS

Este número 7 dos Cadernos do GEA tem como temática a democratização da educação superior no Brasil, novas dinâmicas, dilemas e aprendizados. Reúne artigos que trazem reflexões sobre acesso, permanência e sucesso no ensino, com ênfase na implementação e impacto das políticas de ação afirmativa no campo educacional. Os ensaios destinam-se a subsidiar a troca […]

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Cadernos do GEA, Volume 3, Número 6, 2014 – A MULHER NO ENSINO SUPERIOR: DISTRIBUIÇÃO E REPRESENTATIVIDADE

Este estudo pretende contribuir para a importante discussão acerca das relações de gênero, com enfoque na presença das mulheres na universidade brasileira. A pesquisa baseia-se em dados quantitativos para descrever a distribuição das estudantes e pesquisadoras nas diferentes carreiras. Como fonte de informações, foram utilizados três grandes bancos de dados oficiais: o Censo da Educação […]

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Cadernos do GEA, Volume 3, Número 5, 2014 – POLÍTICA AFIRMATIVA DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR FUNDAMENTOS JURÍDICOS E EXPERIÊNCIAS DE IMPLEMENTAÇÃO

Este número 5 dos Cadernos do GEA oferece ao debate público dois artigos de grande relevância para a compreensão do processo em curso em nosso país de adoção de políticas afirmativas para o ingresso nas instituições federais de educação superior. Os dois artigos têm a intenção de cumprir o papel de difundir informações que contribuam […]

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Cadernos do GEA, Volume 2, Número 4, 2013 – PERFIL SOCIOECONÔMICO DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO

Este número 4 dos Cadernos do GEA traz um estudo do perfil socioeconômico dos estudantes de graduação no Brasil. Os dados são do Questionário Socioeconômico (QSE), aplicado pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), formulado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e cobrem dois ciclos de aplicação, do período […]

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Cadernos do GEA, Volume 2, Número 3, 2013 – VINTE E UM ANOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Este terceiro número dos Cadernos do GEA é integralmente dedicado à análise de dados do Censo da Educação Superior de 1991 a 2011. São vinte e um anos de informações que revelam parte expressiva do que vem ocorrendo nesse nível educacional em nosso país. No estudo estão analisadas as instituições, quantas são, onde atuam, sua […]

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Cadernos do GEA, Volume 1, Número 2, 2012 – AÇÕES AFIRMATIVAS E INCLUSÃO: UM BALANÇO

Neste caderno estão reunidos artigos que identificam impactos das ações afirmativas em indicadores da educação superior nos Censos de 2010 e de 2011. Estão presentes também orientações para o balanço dessas ações e a avaliação que o Instituto Cultural Steve Biko da Bahia faz de sua atuação nesse campo.

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Cadernos do GEA, Volume 1, Número 1, 2012 – DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: AVANÇOS E DESAFIOS

Este primeiro número dos Cadernos do GEA apresenta a temática da democratização do ensino superior no Brasil, observando os ganhos obtidos por meio das ações afirmativas e seus desafios. Ao reunir artigos que discutem questões como a Lei de Cotas, o recorte de classe e o acesso de povos indígenas à academia, procura analisar a […]

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