Inscrições para o SiSU 2019/2 estão abertas

Programa vai oferecer mais de 59 mil vagas em diversas instituições públicas. Podem participar os candidatos que fizeram o Enem 2018.

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/2 foram abertas nesta terça-feira, 4 de junho. Os candidatos poderão se inscrever até o dia 7 de junho, gratuitamente.

Tem direito de participar do SiSU 2019/2 somente os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e alcançaram nota acima de zero na redação.

No SiSU os candidatos poderão escolher até duas opções de curso durante a inscrição e selecionar a opção de concorrência (cotas ou ampla concorrência). O Ministério da Educação (MEC) vai liberar as notas de corte a partir do segundo dia de inscrições e com o acesso aos dados, os candidatos poderão permanecer na disputa pelos cursos escolhidos ou fazer alterações durante o período de inscrição.

Veja o passo a passo de como se inscrever no SiSU 2019/2:

1 – O candidato deve acessar o Site do SiSU e fazer o login com o número de inscrição e senha do Enem 2018. O sistema estará disponível até as 23h59 do dia 7 de junho.

Página Inscrição SiSU
Página de Inscrição do SiSU

2 – Ao realizar o login, o SiSU abre uma página para que você confirme seus dados. Verifique as informações e se tiver algum dado incorreto você deve alterá-lo e só depois confirmar os dados. Certifique-se que o e-mail informado é valido.

3 – Pesquise seu curso por cidade e instituição de ensino. Você também pode conferir a quantidade de vagas para ampla concorrência e sistema de cotas.

– Veja em qual modalidade de concorrência que você vai se cadastrar e a selecione. A maior parte das instituições possui sistema de cotas.

5 – Cada modalidade de concorrência possui uma relação de documentos exigidos para matrícula. Veja os documentos necessários para a sua modalidade e providencie todos até o dia da matrícula.

6 – Para escolher o curso de segunda opção você deve repetir o procedimento. Lembrando que é possível alterar os cursos até o último dia de inscrição.

7 – Após a inscrição concluída, você pode acompanhar as notas de corte a partir do segundo dia do período de inscrições.

Cronograma SiSU 2019/2

  • Inscrições: 4 a 7 de junho
  • Resultado: 10 de junho
  • Matrículas: 12 a 17 de junho
  • Manifestação da lista de espera: 11 a 17 de junho

Vagas

O SiSU 2019/2 vai oferecer um número recorde de vagas entre todas as edições do meio do ano: 59.028 vagas. O número representa um aumento de 3% em relação à edição do segundo semestre do ano passado, que ofertou 57.271 vagas.

Veja o gráfico de vagas da última década:

Vagas SiSU
Crédito: Divulgação/MEC

O número de instituições participantes também cresceu nesta edição. As vagas serão oferecidas por 76 instituições públicas de ensino superior. Em relação a 2018, o aumento foi de 11,8%, já que o programa contou com 68 universidades.

Confira o aumento das instituições nos últimos 10 anos:

Instituições SiSU
Crédito: Divulgação/MEC

As vagas do SiSU são oferecidas por instituições federais, estaduais e municipais. Veja a distribuição de vagas do SiSU 2019/2:

  • Universidades Federais: 40.658 vagas
  • Institutos Federais: 11.715 vagas
  • Universidades Estaduais: 6.643 vagas
  • Faculdades Municipais: 12

A maior oferta é para o período integral, com 30.149 oportunidades. Em seguida, o noturno conta com 19.458 vagas, o matutino com 5.067 vagas e o vespertino com 4.354 vagas.

A instituição que vai oferecer o maior número de vagas é a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com 4.388 oportunidades. Em seguida está a Universidade Federal Fluminense (UFF), com 4.262 vagas; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 3.806; Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com 3.373 vagas; Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com 2.805.

Entre os cursos, a maior oferta é para Administração (1.996), seguida de Pedagogia (1989), Ciências Biológicas (1.748), Química (1.720) e Matemática (1.619).

Resultado

O resultado do SiSU 2019/2 será divulgado no dia 10 de junho. Os aprovados terão que se matricular entre os dias 12 e 17 do mês. Após ter sido selecionado, o candidato deve verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para a matrícula.

Lista de Espera

O candidato que não for selecionado na chamada regular em nenhuma das duas opções de curso terá entre os dias 11 e 17 de junho para participar da lista de espera e manifestar interesse para a primeira ou segunda opção de curso para o qual optou por concorrer.

Nesta etapa, as chamadas serão feitas pelas instituições de ensino superior, em seus próprios sites, a partir de 19 de junho e o candidato deve acompanhar a divulgação por meio das instituições escolhidas.

Para mais informações acesse o Site do SiSU ou consulte o edital.