fbpx

Seleção é constituída de dois Exames de Qualificação (EQ) e um Exame Discursivo (ED).

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) divulgou nesta quarta-feira, 9 de janeiro, as datas das provas dos Exames de Qualificação (EQ) e Discursivo (ED) do Vestibular Estadual 2020. As obras literárias para cada etapa da seleção também foram anunciadas pela instituição.

primeiro Exame de Qualificação (EQ) está previsto para 9 de junho, enquanto o segundo é esperado para 15 de setembro. O Exame Discursivo, por sua vez, será realizado em 1º de dezembro.

Obras Literárias

As obras literárias obrigatórias estão presentes nas provas objetivas de Português dos Exames de Qualificação. Já no Exame Discursivo, os livros serão cobrados em Língua Portuguesa e Literaturas e também na Redação. Confira:

  • 1º Exame de Qualificação – Hora de alimentar serpentes, de Marina Colasanti
  • 2º Exame de Qualificação – Gota D’Água, de Chico Buarque e Paulo Pontes
  • Exame Discursivo (Língua Portuguesa e Literaturas) – Antes de Nascer o Mundo, de Mia Couto
  • Exame Discursivo (Redação) – Vidas Secas, Graciliano Ramos

Vestibular

O Vestibular Estadual é realizado anualmente para o preenchimento de vagas nas UERJ e também no curso do Corpo de Bombeiros. Os candidatos têm a oportunidade de participar dos dois Exames de Qualificação e aproveitar a melhor nota para a classificação. Os classificados nas provas objetivas seguem para o Exame Discursivo, etapa em que a escolha pelo curso e modalidade de concorrência é feita.

Mais informações no site da UERJ.