fbpx

A Secretaria Geral da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) anunciou os vencedores do concurso de ensaios “Novas perspectivas para o desenvolvimento da América Latina e do Caribe”, realizado em comemoração aos 65 anos da organização internacional. O objetivo da premiação é promover um espaço para que os pensadores da região possam desenvolver as novas perspectivas que permitam o debate e a geração de conhecimento nas Ciências Sociais no contexto regional.

Entre agosto de 2021 e fevereiro de 2022, a Flacso recebeu 144 ensaios acadêmicos em 15 temáticas relacionadas às Ciências Sociais. As linhas abrangeram mudanças climáticas, educação, diplomacia, economia, paz, gênero, desigualdade, cooperação internacional, emprego, governança, desenvolvimento territorial, envelhecimento populacional, diversidade, gerenciamento de riscos e migração, entre outros. Os ensaios foram avaliados em três fases e sob três critérios principais: inovação em suas ideias e perspectivas; impacto para a região; e inclusão de questões transversais (gênero, mudanças climáticas, novas tecnologias e metodologias inovadoras). Os trabalhos acadêmicos foram avaliados por uma equipe de 15 pesquisadores das Unidades Acadêmicas da Flacso na Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Honduras e México, todos sob a coordenação da Secretaria Geral.

Foram selecionados os três primeiros lugares e sete menções honrosas. Entre os ensaios selecionados, 40% são de autores da América do Sul, 30% do México e 30% da América Central. Entre os 10 ensaios, 50% correspondem a autoras mulheres e 50% a autores homens.

A FLACSO parabeniza os três primeiros colocados do concurso:

Primeiro lugar: “Fake News y Teorías Conspirativas: ¿Deberíamos preocuparnos?”, autora Valeria Castro Obando – Costa Rica.
Segundo lugar:  “Repensar la paz en Latinoamérica y el Caribe: historia, desarrollo y líneas de acción”, autora Krissia Lorena Flores Navarro – El Salvador.
Terceiro lugar: “El rol de la maternidad en la segregación ocupacional de 2005 a 2020 en México”, autora Lorena Guadalupe Corrales Borboa -México.

Além disso, a Flacso parabeniza os autores que receberam menção honrosa:

Alan Vogelfanger- Argentina
Alejandro May Guillén- México
Juan Becerra Hurtado y Jorge Flores- Ecuador
Laura Ximena Iturbide- Argentina
María Belén López y Romina Rajoy- Argentina
Ulises González Garduño- México
Carlos Ayala Durán- El Salvador

Os ensaios vencedores e o evento de premiação do concurso serão realizados no V Congresso da FLACSO, entre os dias 16 e 18 de novembro, em Montevidéu.