Sisu usa nota do Enem para seleção de vaga em universidade pública.
Nesta edição, haverá apenas uma chamada.

Do G1, em São Paulo

O prazo para os estudantes se inscreverem nas vagas remanescentes em universidades participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) termina às 23h59 desta sexta-feira (26). Os interessados devem acessar o seu boletim, na página do Sisu e confirmar a inclusão do nome na lista.

sem_titulo-1

Resultado da chamada regular do Sisu já está disponível (Foto: Reprodução)

Sisu – lista de espera: como participar
Quem não conseguiu garantir vaga em nenhuma de suas opções de curso precisa voltar ao site do Sisu e acessar o seu boletim do candidato.
Naquela área, deve confirmar interesse em participar da lista de espera.

O candidato só poderá participar da “repescagem” em sua primeira opção de curso.

A convocação dos candidatos nesta “segunda chamada” é realizada diretamente por cada uma das 72 instituições de ensino superior participantes do Sisu 2/2015.

Por isso, o candidato deverá acompanhar junto à própria universidade o andamento da lista de espera.

 Sisu, Prouni e Fies: qual diferença?

O Sistema de Seleção Unificada é gerenciado pelo MEC e, através dele, instituições públicas – sem cobrança de mensalidade – selecionam alunos. A edição do Sisu “de inverno” ou de “meio do ano” usa como critério de seleção a nota do candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2014.

O Enem também é usado no Prouni (Programa Universidade para Todos). O Prouni considera as notas do Enem para conceder bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas – onde há cobrança de mensalidade. O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e de baixa renda.
A inscrição no Prouni do segundo semestre vai ser aberta na terça-feira (16). Já o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que também é gerenciado pelo MEC, concede empréstimos a juros baixos para que estudantes paguem mensalidades em universidades privadas selecionadas pelo Ministério.

Matrículas dos aprovados pelo Sisu
O processo seletivo do Sisu para o segundo semestre terá apenas uma chamada. A matrícula deverá ser realizada nos dias 19, 22 e 23 de junho na instituição em que o aluno foi selecionado.

Para fazer parte da lista de espera, o candidato deve entrar no site do Sisu entre os dias 15 e 26 de junho. As universidades terão de 19 a 26 de junho para informar as vagas disponíveis no site.

Processo seletivo
O Sisu é um processo seletivo que usa as notas do Enem para selecionar estudantes em cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior.
Para participar, é preciso ter feito o Enem em 2014 e obtido nota acima de zero na redação.
A consulta de vagas da segunda edição do Sisu deste ano foi aberta em 2 de junho.

A lista disponível na página do sistema tinha vagas em 234 cidades de 25 estados do país (não há vagas no Amazonas e no Mato Grosso). Foram selecionados estudantes para 298 carreiras em 1.564 cursos de graduação. Medicina, por exemplo, foi oferecida em 24 universidades federais.

O número de vagas desta edição é maior que o da seleção de meio de ano de 2014, quando 67 instituições aderiram ao sistema e ofereceram 51.412 vagas.