fbpx

Emissão de Diplomas, Certificados e Históricos de Notas

Versión en español

⇒ Quais documentos são emitidos pela Flacso?
Os diplomas de mestrado e de especialização são emitidos pela Secretaria-Geral da Flacso, localizada na Costa Rica.

Os históricos, certificados de cursos de aperfeiçoamento, de cursos livres e de outras atividades docentes com valor curricular são emitidos pela sede acadêmica da Flacso no Brasil.

⇒ Quais documentos são necessários para emissão dos diplomas?
Cópia legível do documento de identificação; cópia legível do diploma da graduação e versão final, em .pdf, da dissertação ou do trabalho de conclusão do curso.

⇒ Como deve ser feita a entrega ou o envio da documentação para início do processo de emissão do diploma?
A documentação é entregue pelo/a estudante na secretaria de cada programa docente ou enviada diretamente à Secretaria Acadêmica da Flacso no Brasil, de acordo com a organização e coordenação de cada curso.

⇒ Quanto tempo demora o processo de emissão dos diplomas de mestrado e de especialização?
O processo demora aproximadamente 18 (dezoito) meses.

Para os diplomas e documentos que são pagos diretamente pelo estudante, o prazo para emissão começa a partir da data de confirmação do respectivo pagamento.

Para os diplomas e documentos cuja emissão já consta no valor correspondente ao curso ou o custo é coberto pela instituição parceira, o prazo começa a contar da data de entrega da versão final da dissertação ou do trabalho final de curso.

A gestão e organização é feita pela Secretaria Acadêmica, responsável pelo envio da documentação para emissão e apostilamento na Secretaria-Geral da Flacso, na Costa Rica.

⇒ Qual é o custo da emissão dos diplomas e dos históricos de notas?
A emissão de diplomas de mestrado ou especialização, junto com o histórico de notas custa USD 222,00* (duzentos e vinte e dois dólares).

*O valor inclui o envio dos documentos impressos e assinados para o endereço residencial do estudante.

A Flacso Brasil reserva-se o direito de reajustar os valores a cada ano, devido à oscilação do valor do dólar no país.

⇒ É possível solicitar a reemissão de diplomas?
Não, de acordo com as orientações da Secretaria-Geral da Flacso, os diplomas não podem ser reemitidos. Em caso de roubo, extravio ou danos a um diploma emitido pela Flacso, o/a estudante pode solicitar a emissão de um certificado oficial. O custo da emissão desse certificado oficial será informado pela Secretaria Acadêmica, no momento da solicitação do documento.

⇒ Quem assina os diplomas?
Os diplomas de mestre e especialista da Flacso são assinados pela/o secretária/o-geral da Flacso, pelo/a diretor/a da Sede Acadêmica Brasil, pelo/a estudante concluinte e pela autoridade da instituição parceira, nos casos de diplomas de cursos realizados no âmbito de acordos de cooperação.

⇒ Quais são as legalizações dos documentos emitidos pela Secretaria-Geral da Flacso?
Os diplomas de mestrado e especialização emitidos pela Secretaria-Geral da Flacso, na Costa Rica, são legalizados pelo Ministério de Relações Exteriores e Culto da República da Costa Rica, através da apostila da Convenção de Haia.

Caso o país de nacionalidade do estudante concluinte não seja signatário da apostila de Convenção de Haia, é realizado o trâmite pela representação diplomática do país correspondente, na Costa Rica.

O reconhecimento no Brasil dos cursos de mestrado, cujos certificados foram expedidos por instituições estrangeiras de ensino e pesquisa, está normatizado pela Resolução nº 3 do Conselho Nacional de Educação, de 22 de junho de 2016, e segue as regras que podem ser consultadas no Portal Carolina Bori do Ministério da Educação.

Já para os cursos de especialização não há normativa de revalidação prevista pelo CNE ou pela Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996.

Consultas: secretaria.academica@flacso.org.br

 

Solicitações de diplomas e certificados

Entre em contato

Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Brasília (sede)

SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, CEP: 70610-900, Brasília (DF), Brasil

flacsobr@flacso.org.br

Rio de Janeiro

Rua São Francisco Xavier, nº 524, 12º andar, sala 12.111, CEP: 20550-013, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

secretaria.academica@ flacso.org.br

São Paulo

Avenida Ipiranga, nº 1.071, sala 608, República CEP: 01039-903, São Paulo (SP), Brasil