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Formação em convivência escolar: abordagem das violências nas escolas

Este projeto pertence aos seguintes programas: Estudos e políticas sobre juventudes, educação e gênero: violências e resistências

Status: Realizado

Tratou-se de um curso destinado aos profissionais da educação da Rede Marista nas áreas de infância e adolescência, diversidade e convivência escolar, ministrado na modalidade de ensino a distância. A intenção foi promover reflexão sobre a participação social e as violências nas escolas a partir da perspectiva de ações empreendidas, buscando como respaldo teórico a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes, da construção da cidadania e da prática cotidiana dos educadores para assegurar a qualidade na educação. Paralelo a esse conhecimento, desenvolveu práticas inovadoras na educação com a utilização de sistemas tecnológicos para a promoção do ensino.

Objetivos
– Compreender as relações estabelecidas no ambiente escolar.
– Refletir sobre as práticas pedagógicas promovidas entre educadores e alunos.
– Abordar a infância e adolescência no ambiente educativo.
– Identificar as diferentes formas de violências nas escolas buscando ações de prevenção.
– Identificar as diversas formas de violências na sociedade e suas consequências no estado de direito.
– Reconhecer a interferência das drogas e suas consequências no contexto escolar.
– Reconhecer a importância do papel da família para ações colaborativas no contexto escolar.
– Definir a importância da mediação de conflitos como forma de prevenir as violências na escola.
– Entender os processos de uma convivência escolar positiva.
– Resgatar os conceitos básicos de pesquisa científica para aplicá-los no processo de intervenção social.

Público envolvido
Educadores da Rede Marista de Ensino

Período
Agosto de 2011 a abril de 2012

Abrangência
Nacional

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