fbpx

Duração: 12 meses

Início: Abril de 2023

Modalidade: A distância

Coordenação: Karina Bidaseca e María Paula Meneses

Inscrições: Encerradas

8ª Turma (2023-2024)

MODALIDADE VIRTUAL

Especialização: 40 créditos, 360 horas / aula

Curso internacional: 9 créditos, 90 horas / aula

Duração: abril de 2023 e março de 2024.

Inscreva-se aqui.
Resolución CD 2020.01/04

As certificações da Especialização e do Curso Internacional serão realizadas pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) e pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso).

COORDENAÇÃO ACADÊMICA:

Karina Bidaseca (Clacso, Universidade Nacional de San Martín e Universidade de Buenos Aires, Argentina) e María Paula Meneses (Universidade de Coimbra, Portugal)

DIREÇÃO GERAL
Rita Gomes do Nascimento (Flacso Brasil) e Karina Batthyány (Clacso)

 

FUNDAMENTAÇÃO

Vivemos tempos turbulentos e complexos. As Epistemologias do Sul, propostas por Boaventura de Sousa Santos, propõem a expansão do imaginário político para além do esgotamento intelectual e político do Norte global. Esse esgotamento se traduz na incapacidade de enfrentar os desafios deste século e nas ameaças à democracia, ao direito e à dignidade humana. O Sul global, o Sul que discutiremos neste curso, é uma metáfora para o sofrimento humano causado pelas grandes formas de opressão – capitalismo, colonialismo e patriarcado – e as várias formas de luta e resistência a essas formas de opressão. Nesse sentido, as Epistemologias do Sul buscam ampliar as possibilidades de repensar o mundo a partir dos saberes e práticas do Sul Global, desafiando as tentativas de epistemicídio, linguicídio ou subalternização epistêmica. Nesse cenário, as Epistemologias do Sul fornecem instrumentos teóricos e metodológicos que permitem desenvolver um diagnóstico crítico do presente que tem como elemento constitutivo a possibilidade de reconstruir, formular e legitimar alternativas para uma sociedade mais justa e livre.
A Especialização e o Curso Internacional assentam em três eixos fundamentais baseados nas Epistemologias do Sul:
1.    Que a interpretação do mundo supera a interpretação eurocêntrica dele;
2.    Que não é possível haver justiça social global sem justiça cognitiva global;
3.    Que as transformações emancipatórias produzidas no mundo não podem se limitar a gramáticas e scripts desenvolvidos pela teoria crítica centrada no Norte global; Pelo contrário, as Epistemologias do Sul reivindicam uma diversidade de saberes que sustentam as lutas sociais que importa (re)conhecer e valorizar.
Este espaço de formação, voltado para a promoção de diálogos interdisciplinares Sul-Sul, busca registrar e interpretar os saberes que sustentam as lutas sociais em nossos tempos e em nossas sociedades. E esse conhecimento não é apenas acadêmico; são conhecimentos de artistas, camponeses, ativistas, entre muitos outros. Paralelamente, o objetivo é estudar o Sul Global em toda a sua diversidade, um Sul que traduz metaforicamente um amplo campo de inovação econômica, social, cultural e política de crescente diversidade, em que os diálogos entre saberes traduzem as condições da pluriversalidade.

OBJETIVOS

Os/as estudantes formados/as pela especialização devem:

  • Compreender as principais características que definem as sociedades atuais no que diz respeito às questões sociais e políticas que caracterizam a diversidade do Sul global.
  • Identificar as condições institucionais, bem como os instrumentos governamentais para a promoção de políticas públicas comprometidas com a defesa dos direitos humanos.
  • Registrar e interpretar os saberes que sustentam as lutas sociais em nosso tempo e em nossas sociedades.
  • Desenvolver competências de produção teórico-argumentativa sobre os temas trabalhados ao longo do curso.
PÚBLICO ENVOLVIDO

A Especialização e o Curso Internacional destinam-se a graduados; estudantes de pós-graduação; ativistas e militantes de organizações sindicais, movimentos sociais e partidos políticos; funcionárias e funcionários públicos; trabalhadoras e trabalhadores da imprensa; membros e gestores de organizações não governamentais e profissionais interessados no assunto.

EQUIPE DOCENTE

María Paula Meneses (Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique e Universidade de Coimbra, Portugal); Karina Bidaseca (Universidad Nacional de San Martín e Universidad de Buenos Aires, Argentina); Carla Braga (Universidad Eduardo Mondlane, Moçambique); Gladys Tzul Tzul (Instituto Amaq’, Guatemala); Ivani Ferreira de Faria (Universidade Federal do Amazonas, Brasil); João Arriscado Nunes (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal); Iolanda Vasile (Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal); Jorge Ramos Tolosa (Universidad de Valencia, Espanha); Leonardo Avritzer (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil); Nilma Gomes (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil); Mario Rufer (Universidad Autónoma Metropolitana, México); Marisa Gonçalves (Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal); Marta Sierra (Kenyon College, Estados Unidos); Rosalva Aída Hernández (Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social, México); Susana de Noronha (Centro de Estudos Sociais, Universidad de Coimbra, Portugal); Maura Brighenti (Universidad Nacional de San Martín, Argentina); Veronica Yuquilema (Universidade de Coimbra, Portugal); Antonio Ortega Santos (Universidad de Granada, Espanha) e Ángeles Castaño Madroñal (Universidad de Sevilla, Espanha).

ESTRUTURA ACADÊMICA

A Especialização em Epistemologias do Sul tem a duração de 12 meses e exige a realização de:

  • Um curso internacional
  • Dois seminários virtuais eletivos da oferta curricular
  • Uma oficina de apoio à elaboração do trabalho integrador final
  • A elaboração de um trabalho integrador final

A Especialização tem carga horária total de 360 horas/aula de trabalho e é certificada pelo Clacso e pela Flacso Brasil.

O Curso Internacional pode ser feito de forma independente sem a necessidade de inscrição no programa de Especialização. Tem duração de 12 meses, tem carga horária total de 90 horas/aula e é certificado pelo Clacso e pela Flacso Brasil.

Os/as estudantes terão o apoio de tutores acadêmicos que acompanharão o curso das diferentes áreas curriculares e orientarão a realização dos trabalhos finais.

ESCLARECIMENTO: Quem se matricular na Especialização completa não deverá se matricular separadamente no Curso Internacional.

OFERTA CURRICULAR

Os espaços curriculares serão oferecidos indistintamente em espanhol e português. Da mesma forma, a bibliografia poderá ser oferecida nos dois idiomas oficiais do curso. As intervenções dos alunos nos fóruns de discussão também podem ser nessas línguas. O trabalho integrador final poderá ser em espanhol ou português.


CURSO INTERNACIONAL

Este curso internacional sobre Epistemologias do Sul, termo cunhado por Boaventura de Sousa Santos, tem como objetivo apresentar e debater o conhecimento produzido no Sul, uma base de reflexão para a transformação social nos tempos atuais. Ou seja, com o estudo de várias possibilidades reveladas a partir das Epistemologias do Sul, esta unidade curricular tem como objetivo teórico e metodológico a superação do modelo eurocêntrico característico do pensamento moderno, a saber, o pensamento abissal.

Saber a partir do Sul e com o Sul requer uma orientação política e epistêmica diferente. O Sul Global, tema central deste curso, busca reconhecer e validar o conhecimento produzido a partir dos oprimidos, por mulheres e homens que sofreram e sofrem as injustiças, opressões, dominações e exclusões causadas pelo capitalismo, colonialismo e patriarcado. As Epistemologias do Sul, como metáfora da exclusão, do silenciamento e da destruição dos povos e saberes, procuram dar corpo aos saberes e experiências do Sul global, a partir de pressupostos metodológicos e reflexivos em diálogo, em contraposição a qualquer proposta etnocêntrica.

Os/as docentes do curso tentarão problematizar, a partir de diferentes espaços geopolíticos e epistêmicos, as condições para um diálogo horizontal entre saberes, para as ecologias de saberes. Esses diálogos e as lições que eles contêm refletem as inovações que ocorrem nos países e regiões do Sul global. Este compromisso exigente pressupõe disponibilidade para o reconhecimento mútuo, uma compreensão intercultural, uma convergência política e ideológica, um respeito pela identidade e uma celebração da diversidade, como condições para um diálogo mais democrático no Sul global.

A construção do conhecimento a partir das Epistemologias do Sul requer outras metodologias de trabalho. Aprender com o próprio Sul, em sua diversidade, significa ir além do conhecimento acadêmico convencional. Construir diálogos entre diferentes saberes e lutas busca dar visibilidade aos povos e grupos sociais cujas práticas são construídas a partir desses saberes. Só assim será possível desenvolver narrativas alternativas que questionem a imposibilidade de pensar a diferença (sexual, étnica, racial, de classe, casta, religiosa etc.) com a igualdade, a conexão íntima entre o local e o global, projetos de outras economias e de outras sociedades políticas. Na segunda parte do curso propõe-se mapear, apresentar e discutir uma variedade de metodologias de trabalho ancoradas no corpo de conhecimento desenvolvido a partir das perspectivas das Epistemologias do Sul, privilegiando a ecologia dos saberes e as possibilidades de tradução intercultural entre conhecimento nascido em lutas.

Oficina de apoio à elaboração do trabalho final
Resumo: Esta oficina visa apoiar a preparação dos trabalhos finais da Especialização em Epistemologias do Sul. Servirá de suporte à identificação do tema do trabalho final, interligando os temas abordados ao longo do Curso Internacional, como os interesses de investigação/ação e os percursos próprios dos estudantes. Busca subsidiar a identificação e justificativa do tema a ser tratado; consolidar as ferramentas conceituais e metodológicas trabalhadas e apoiar a produção da obra final que pode ser tanto escrita como audiovisual, performativa ou de outro gênero.
Coordenação: Karina Bidaseca (Clacso, Universidade Nacional de San Martín e Universidade de Buenos Aires, Argentina)

 

Seminários Optativos:

Primeiro semestre

Desafiando as fronteiras: migrações, colonialidade e resistências a partir do sul

Resumo: O seminário propõe uma viagem entre algumas teorias contemporâneas sobre a migração e suas leituras da América Latina, bem como em torno de lugares materiais e simbólicos da história colonial moderna e hoje, como o Mar Mediterrâneo e os circuitos internos diaspóricos para a África e da África para a América Latina. Serão exploradas categorias como interseccionalidade e inclusão diferencial, políticas migratórias contemporâneas, conflitos e experiências de lutas em torno das fronteiras.
Coordenação: Karina Bidaseca (Clacso, Universidade Nacional de San Martín e Universidade de Buenos Aires) e Maura Brighenti (Universidade Nacional de San Martín).

Estética decolonial do sul. Arte, memórias e corpo
Resumo: O objetivo deste curso é discutir o modo como a colonialidade do poder se inscreve em corpos marcados por gênero e classe social. A colonialidade é uma ferida aberta que se reflete nos corpos como uma marca indissolúvel. Nossa proposta é que uma estética situada e libertadora como a praticada pelos artistas aqui considerados possibilita romper com o legado da vitimização e da violência. Neste percurso colocamos este paradigma em diálogo com outros escritos que também refletem sobre a importância de uma estética situada e libertadora. A maior contribuição do curso é expor os alunos a uma ampla rede de teóricos que constroem diferentes interpretações do pensamento situado sobre a colonialidade do poder. Com base nisso, os estudantes revisarão teorias críticas sobre a estética decolonial e como ela se aplica às seguintes artistas: Ana Mendieta, Zanele Muholi, Regina José Galindo, Shirin Neshat, Fatima Mernissi, Teresa Margolles, Adriana Varejão, Joyce Kozlof, Mona Hatoum, entre outras.
Coordenação: Marta Sierra (Kenyon College, Estados Unidos) e Karina Bidaseca (Clacso, Universidade Nacional de San Martín e Universidade de Buenos Aires, Argentina).

Saúde e Resistência(s): pacientes e movimentos sociais, da doença à ação com efeito
Resumo: Este seminário estrutura-se em torno da temática da saúde, desde as múltiplas representações de bem-estar, doença, medicamento(s), terapia, cuidado e cura, até aos diversos saberes, práticas e vozes que emergem do Sul geográfico, geopolítico e epistêmico, voltada para uma vida mais digna e para um conhecimento mais rico e heterogêneo. As expressões narrativas, lutas e movimentos de cidadãos, pacientes, terapeutas, cuidadores, pesquisadores e ativistas, suas demandas, estratégias de resistência e êxitos, são o ponto de partida, algo que conecta a equipe docente em suas diferentes reflexões, obviamente embutidas na matriz de conceitos das “Epistemologias do Sul”. Este seminário visa repensar a saúde, ampliando a reflexão com o entrelaçamento de saberes incorporados, performativos, científicos e artísticos, aprendendo com a academia, o ativismo, a imaginação e a experiência vivida.
Coordenação: Susana de Noronha e João Arriscado Nunes (Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal)

 

Segundo semestre

Artes, Ativismos e Memórias: os arquivos das histórias dos povos
Resumo: Em muitas sociedades do Sul global, profundamente marcadas pela relação colonial, o conhecimento sobre a sua história é construído sobre pressupostos, metodologias e fontes que perpetuam a manutenção de perspetivas eurocêntricas. Esta é uma herança colonial que se pretende substituir por uma agenda de produção de conhecimentos plurais e traduções interculturais, partindo de um olhar analítico sobre as histórias orais, coletivas e pessoais, a partir das artes e dos espaços de criatividade.
O seminário apresenta pesquisas realizadas em vários contextos sociais e políticos, refletindo sobre como a educação das novas gerações sobre as histórias e lutas por justiça social têm encontrado nas expressões culturais e artísticas como o cinema, a literatura, o teatro, a música, as artes plásticas, as narrativas orais, as artes de rua, meios privilegiados para comunicar, produzir conhecimentos sobre essas histórias e as suas identidades culturais.
Coordenação: Marisa Ramos Gonçalves, María Paula Meneses e Iolanda Vasile (CES – Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra)

Epistemologias socioambientais. Narrativas para a reexistência no Sul global
Resumo: A South Training Network Action of Decoloniality (STAND) é um Grupo de Pesquisa Interdisciplinar nascido do desejo coletivo de gerar sinergias de pesquisa no campo das ciências sociais, ambientais e humanas. Por tudo isso nos propusemos a patrocinar processos de reflexão comparativa com setores dentro e fora da academia naqueles que são nossos eixos centrais de trabalho: estudos decoloniais, saberes ambientais e processos de construção de resistência descolonial no campo dos direitos humanos e dos processos de paz. Construir novos projetos sociais é o nosso desafio no campo da pesquisa social para o qual podemos contribuir. Este compromisso com a pesquisa situada social e politicamente nos obriga a romper e transcender as esferas de pensamento eurocêntricas e estamos gerando pesquisas tanto no contexto latino-americano -nossos projetos ativos o demonstram- como no contexto asiático e africano. O compromisso é com o conceito de Epistemologias Socioambientais. Narrativas para a ReExistência do Sul Global é um ponto de encontro formativo para pesquisadores da Espanha, México, Portugal e Argentina com projetos de trabalho em contextos americanos, africanos e europeus que se debruçam sobre as formas de relação entre as sociedades humanas e a natureza ao longo da história recente. Estruturamos conceitos do ponto de vista metodológico na interseção entre História Ambiental, Ecologia Política e Pesquisa para a Paz para a construção de conhecimento de fronteira interepistêmica.
Coordenação: Antonio Ortega (South Training Network Action of Decoloniality, STAND, Universidad de Granada, Espanha)

 

CRONOGRAMA

FORMAS DE PAGAMENTO
CM Pleno: se você pertence a um Centro Membro Pleno do CLACSO.
CM Associado: Se você pertence a um Centro Associado do CLACSO.
Sem vínculo: Se você NÃO possui nenhum desses vínculos com o CLACSO.
ESPECIALIZAÇÃO
Pagamento em uma parcela antes de 10/04 Pagamento em uma parcela após 10/04 Pagamento em 3 parcelas
CM Pleno USD 460 USD 570 USD 750 (3 x USD 250)
CM Associado USD 590 USD 700 USD 1020 (3 x USD 340)
Sem Vínculo USD 660 USD 960 USD 1290 (3 x USD 430)
CURSO INTERNACIONAL
Pagamento em uma parcela antes de 10/04 Pagamento em uma parcela após 10/04 Pagamento em 3 parcelas
CM Pleno USD 175 USD 230 USD 315 (3 x USD 105)
CM Associado USD 235 USD 290 USD 420 (3 x USD 140)
Sem Vínculo USD 300 USD 360 USD 540 (3 x USD 180)

Em todos os casos, o pagamento pode ser feito por cartão de crédito, depósito ou transferência bancária.

PERGUNTAS FREQUENTES

Quem pode participar da Especialização e do Curso Internacional?
A Especialização e o Curso Internacional destinam-se a graduados; estudantes de pós-graduação; ativistas e militantes de organizações sindicais, movimentos sociais e partidos políticos; funcionárias e funcionários públicos; trabalhadoras e trabalhadores da imprensa; membros e gestores de organizações não governamentais e profissionais interessados no assunto.

O que devo fazer para me inscrever?
Para participar é necessário que você se inscreva através da página web.
As inscrições estarão abertas entre dezembro de 2022 a abril de 2023.

Como sei que estou inscrito/a?
Ao finalizar o processo de inscrição você receberá uma confirmação por e-mail. E no dia de início do curso serão enviados os dados de acesso à plataforma virtual.

O que acontece se eu não cursar, não concluir ou for reprovado/a nos Seminários Eletivos e obrigatórios exigidos pela Especialização?
No caso de não ser concluída alguma das instâncias de formação obrigatórias, em todos os casos, deverá ser pago um valor adicional para recuperação do referido crédito.

Critérios excepcionais: em casos excepcionais (questões de saúde, familiares ou humanitárias) e nos primeiros dois meses de início da Especialização, o aluno poderá solicitar a saída da turma e retomá-la no ano seguinte. Em todos os casos, os motivos que justificam o pedido devem ser apresentados por escrito. Dois meses após o início do curso, não será mais possível solicitar esse procedimento.

Somente será possível a devolução do valor pago nos casos em que CLACSO e Flacso Brasil cancelem a realização de algum seminário.

Quando as aulas começam e quando terminam?
As aulas ocorrerão de abril de 2023 a março de 2024.

Como posso acessar as aulas?
Todos/as os/as estudantes receberão as instruções necessárias para acessar as aulas, bibliografia e fórum de discussão através da plataforma virtual.

Como poderei utilizar o Espaço de Formação Virtual?
O acesso e a navegação pelo Espaço de Formação Virtual acontecem de maneira simples e clara. De qualquer forma, uma equipe de apoio técnico e acadêmico estará sempre à disposição.

O que devo fazer para obter o certificado da Especialização?
Deverá aprovar o Curso Internacional, dois (2) seminários virtuais eletivos, a oficina de apoio à realização do trabalho final e realizar o trabalho integrador final.

Sem exceção, para receber o certificado da especialização todos os espaços formativos devem ser concluídos e aprovados.

Como será a avaliação da Especialização?
Para obter o certificado da Especialização, você deve concluir um trabalho integrador final. A oficina de apoio à realização do trabalho final é obrigatória e vai ajudá-lo nesse processo.

O que devo fazer para obter o certificado do Curso Internacional?
Deverá participar das aulas e atividades propostas pelos professores/as e realizar o trabalho integrador final.

Vou receber um certificado por ter concluído a Especialização ou o Curso Internacional?
Sim, a Especialização e o Curso Internacional são certificados pela Flacso Brasil e pelo Clacso. A especialização tem carga horária total de 360 horas e o curso internacional 90 horas. O envio do certificado de conclusão será feito de forma digital e é totalmente gratuito. O diploma internacional de Especialista é emitido pela Secretaria-Geral da Flacso, localizada na Costa Rica. Os valores e procedimentos para emissão e envio do diploma internacional podem ser consultados aqui.

Posso legalizar ou validar a Especialização?
O/A estudante poderá solicitar e pagar a emissão e entrega do diploma apostilado de Especialista Internacional, que é emitido pela Secretaria Geral da Flacso, localizada na Costa Rica. Em seguida, o/a estudante deve realizar o processo de validação de acordo com os regulamentos em vigor em cada país. Os valores e procedimentos para emissão e entrega do diploma apostilado podem ser consultados aqui.

Qual é o custo da Especialização?
Veja a tabela de preços e modalidades, disponível acima.

Caso deseje a certificação internacional expedida pela Secretaria-Geral da Flacso, deverá ser pago um custo adicional.*

*A emissão do diploma impresso, junto com o histórico de notas, custa USD 200,00 (duzentos dólares). O valor inclui o envio dos documentos impressos e assinados para o endereço residencial do estudante. Os procedimentos para emissão e envio do diploma internacional podem ser consultados aqui.

Qualquer outra dúvida entre em contato através dos e-mails posgraduacao@flacso.org.br e epistemologias8@clacso.edu.ar ou envie um WhatsApp para +5491138801388.
Para tratar de desconto para grupos e instituições, você pode entrar em contato com descuentosinstitucionales@clacso.edu.ar.

Entre em contato

Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!

flacsobr@flacso.org.br

secretaria.academica@flacso.org.br

+55 61 2020 3390

Nossos endereços

Brasília (Sede)

SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, Asa Sul CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil

São Paulo

Avenida Ipiranga, nº 1071, sala 608, República CEP:  01039-903, São Paulo (SP), Brasil