fbpx

A Semana de Inovação é um evento organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Tribunal de Contas da União (TCU), a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e o Ministério da Economia com o objetivo de reunir os principais especialistas do setor para promover debates e troca de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias, metodologias e processos para melhorar o serviço público brasileiro.

Em 2020, com a pandemia, tivemos que nos reinventar, reconstruir, reestruturar. Em 2021, o objetivo foi ousar e transformar, sonhar um futuro novo

Com o tema Ousar Transformar, a Semana de Inovação 2021 resultou em mais de 300h de conteúdo, 200 atividades, 30 palestrantes nacionais e internacionais, 40 pitchs, debates e reflexões estratégicas rumo à construção do serviço público que queremos para o século XXI.

Já são sete edições promovendo a discussão de ideias, a troca de experiências e uma mentalidade mais disruptiva na Administração Pública. Ainda sob a realidade transformada pela pandemia, o evento – assim como a edição de 2020 – teve formato virtual, gratuito e interativo. A programação pode ser acessada aqui.

Desde sua criação, a semana vem crescendo em tamanho e estrutura, favorecendo e disseminando a cultura de inovação entre os agentes públicos do Brasil e do mundo. O evento é hoje o maior do tipo em toda América Latina e cumpre seu papel fundamental de apresentar tendências e possibilidades para a transformação das organizações públicas. A partir de exemplos de todo o mundo, discutimos como servidores e empreendedores cívicos podem imaginar e construir novos futuros possíveis.

Com a parceria do Demos Helsinki, derivamos quatro recomendações para apoiar de maneiras diferentes governos a reimaginar e construir futuros:

  • Governos devem trazer de volta a confiança pública por meio de inovações democráticas
  • Governos precisam ser adaptativos e proativos
  • Governos precisam perceber a cooperação como a principal forma de gerenciar a complexidade
  • Governos devem criar ferramentas para a solução criativa de problemas

Essa discussão torna-se ainda mais relevante no atual cenário de crises globais. Para ver mais detalhes, clique aqui.

Prestação de contas

 

.