O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 teve 9.519.827 inscritos – um recorde para o exame. O número representa um aumento de 21,8% em relação aos 7.834.017 de inscritos no ano passado. O prazo para inscrição terminou às 23h59 de ontem (23). O número também superou a previsão do governo, que esperava receber 8,2 milhões de cadastros no sistema.
Para confirmar as inscrições, o pagamento do boleto deve ser feito até 28 de maio. Após essa data, o MEC (Ministério da Educação) divulgará o número de estudantes que irão realizar as provas.
Com 3.407.684, a região Sudeste foi a que apresentou o maior número de inscritos. O Nordeste aparece logo em seguida, com 3.062.161 candidatos cadastrados. Na região Sul, foram recebidas 1.159.678 inscrições; na região Norte, 1.033.109; e no Centro-Oeste, 857.195.
O Estado com maior número de inscritos é São Paulo, com 1.476.041, seguido por Minas Gerais, com 1.057.521. Veja aqui a distribuição de inscritos por Unidade da Federação.
O balanço final do exame foi divulgado pelo ministro da Educação, Henrique Paim, e o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Chico Soares, em entrevista coletiva neste sábado (24).
“O imaginário dos jovens brasileiros vem se alterando e as pessoas cada vez mais acreditam que podem mudar suas vidas a partir da educação, por isso temos esse crescimento constante no Enem”, afirmou o ministro.
Questionado sobre problemas de sobrecarga do sistema, o presidente do Inep disse que ontem, em uma hora, foram feitas 4 mil inscrições por minuto: “É muita gente e atendemos todo mundo”.
Dilma comemora no Twitter
Na manhã de ontem, o exame chegou a 7.885.852 inscrições e bateu o recorde do ano passado. Em 2013, após a confirmação do pagamento da taxa, o número de inscrições confirmadas caiu para 7.173.574. A presidente Dilma Rousseff usou o Twitter para comemorar o recorde de inscritos no exame: “O #Enem alcançou 9 milhões de inscritos, um recorde!”, postou o perfil da presidente.
O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 35, deve ser realizado até dia 28 de maio. O participante concluinte do ensino médio no ano de 2014, matriculado em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública, será automaticamente isento do pagamento da taxa. Também era possível solicitar isenção do pagamento mediante declaração de carência no momento da inscrição.
Provas
As provas do Enem serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro, após as eleições, conforme o UOL já havia adiantado. Neste ano, serão utilizados detectores de metais nos locais de prova, segundo Paim. O Enem 2014 será aplicado em 1.699 municípios do país.
No dia 8 de novembro (sábado), serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No dia 9 (domingo), serão os exames de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação. Nos dois dias, as provas começam às 13h (horário de Brasília), com abertura dos portões às 12h.
-
Prazo para pagamento da taxa de inscrição
28 de maio
-
Provas
8 e 9 de novembro
Estudantes que precisem de atendimento especializado ou específico –como deficientes visuais, auditivos, sabatistas e lactantes– precisavam declarar a necessidade no ato da inscrição.
Candidatos sabatistas poderão fazer a prova do primeiro dia em horário especial, o exame será aplicado às 19h. No entanto, os estudantes devem comparecer aos locais de prova no mesmo horário dos demais participantes.
O que é o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 com o objetivo de diagnosticar a qualidade do ensino médio no país. Em 2009, o exame ganhou uma nova função: selecionar ingressantes nos cursos superiores de faculdades e universidades federais por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
Também pode ser utilizado para concorrer a vagas em instituições privadas de ensino superior, por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos) ou para obter financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Candidatos interessados em cursos técnicos também poderão usar a nota para concorrer a vagas pelo Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica).
Uma boa avaliação no Enem é também requisito para obter bolsa no Programa Ciência sem Fronteiras. O exame é usado ainda para certificação do ensino médio de estudantes maiores de 18 anos que não têm o documento.
É uma prova aplicada anualmente pelo MEC, por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O exame é composto de 180 questões mais uma redação – ele é realizado em dois dias de prova, no segundo semestre.
Comentários