fbpx

A chapa encabeçada pelo professor de Filosofia, João Carlos Salles Pires da Silva, teve o maior número de votos na consulta públicaocorrida entre a terça-feira (20) e a quarta-feira (21) para escolher o novo reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A apuração terminou na madrugada desta quinta-feira (22) e a lista tríplice será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) até o dia 18 de junho.

A chapa de Salles, “UFBA: Uma Construção Coletiva”, é formada com Paulo Cesar Miguez de Oliveira como vice, e teve 7.593 votos. Em seguida, a chapa 4, “UFBA para todos”, com Dirceu Martins como opção para reitor, foi a mais votada, com 3.039. Ele é o atual pró-reitor de Administração.

O professor da Faculdade de Educação, Nelson Pretto, da Chapa 2, Autonomia e Diferença”, ficou em terceiro lugar. Já a Chapa 3, “UFBA Mais: Avançar na Participação e Qualidade”, com Luiz Rogério, ficou em último lugar.

A organização tem até o dia 18 de junho para enviar a lista tríplice ao MEC. Segundo Mário Sérgio Nascimento Silva, coordenador de esportes e cultura da Assufba, outros dois nomes que irão compor a lista tríplice serão escolhidos pelo Conselho e não vão estar relacionados aos candidatos que ficaram em segundo e terceiro lugar.

“Esse compromisso foi feito entre eles. O Conselho Universitário vai indicar os nomes de dois decanos para compor a lista, uma vez que, na década de 1990, já aconteceu do candidato que ficou em terceiro lugar na consulta ter sido o escolhido. Para não correr esse risco, então o Conselho não manda eles”, explicou.

O novo reitor vai comandar a UFBA entre 2014 e 2018. Participaram da consulta pública estudantes da graduação e da pós-graduação, professores e técnicos administrativos.