fbpx

O acesso é mais fácil até as 9 horas, entre as 14 horas e as 17 horas e após as 21 horas.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou ontem (13) pelo Twitter, os melhores horários para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo a autarquia, o acesso é mais fácil até as 9h, entre as 14h e as 17h e após as 21h.  

Nesses horários, há menos acessos e mais facilidade em usar o sistema. O período de inscrição começou ontem (12) e vai até o dia 23 de maio pela internet. Segundo o último balanço do Inep, foram feitas 653 mil inscrições nas primeiras 24 horas.  

Também pelo Twitter, os candidatos reclamaram do congestionamento do site. Uma usuária escreveu: “2ª tentativa de inscrição no site do Enem e, como tudo no Brasil, não funcionou”. “Aliás, não tem que haver melhores horários, e sim um sistema que atenda a demanda sempre!”, reforçou. Outro reclamou: “Nossa, cada vez mais complicado se inscrever no #Enem2014. Finalizar a Inscrição é como um pulo no escuro. Paciência!”.  

Por meio da assessoria de imprensa, o Inep afirmou que o sistema está operando dentro da normalidade, com capacidade de 200 mil acessos simultâneos, e orientou os candidatos a continuarem tentando. De acordo com o instituto, casos de candidatos que não conseguem concluir a inscrição são pontuais.  

O Enem deste ano será feito com algumas novidades. Travestis e transexuais poderão ser identificados pelo nome social nos dias e locais de realização das provas. Para isso, é preciso fazer o pedido pelo telefone 0800-616161, também até o dia 23. Já para evitar ausências, o Inep vai enviar uma mensagem aos inscritos no ano passado que não fizeram a prova.

Eles serão alertados de que deixar de fazer o exame gera desperdício de recursos públicos.   O Enem é destinado a estudantes que tenham terminado ou estejam concluindo o ensino médio, pessoas com mais de 18 anos que busquem o comprovante de conclusão do ensino médio e aquelas que queiram testar conhecimentos. O exame será realizado nos dias 8 e 9 de novembro.

 O valor da inscrição é R$ 35. Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar até 1,5 salário mínimo são considerados isentos. A taxa deve ser paga até o dia 28 de maio.