fbpx

A criação da Universidade Federal de Ciências Aplicadas do Rio de Janeiro (Ufcarj) ainda não está fora da pauta para o Cefet-Rj. O diretor-chefe da instituição, Carlos Henrique Figueiredo Alves, fez um vídeo onde pede apoio dos alunos das universidades descredenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), Gama Filho e UniverCidade.

Na gravação, Alves afirma que a UFCARJ receberia os alunos da Gama Filho e da UniverCidade e que a nova universidade carioca poderia funcionar no campus Piedade, da Gama Filho. O MEC já afirmou que não há intenção em abrir uma nova universidade no local.

Mesmo após a realização da transferência assistida, muitos estudantes ainda não conseguiram voltar à sala de aula ou tiveram problemas para a matrícula. Eles veem na criação da Ufcarj uma alternativa para o encampamento de todos os que ainda estão sem estudar.

– Existe uma polêmica sobre a entrada desses alunos. Isso depende de como a universidade for criada. O que a gente vislumbra nesse momento é um edital de transferência para esses alunos, mas um critério de entrada vai ter que ter, pois eles não fizeram processo seletivo para essa instituição. É um momento complicado no Rio. Temos que lembrar que estamos falando de um caso excepcional – explicou Alves.

Sobre a criação da Ufcarj, o diretor declarou ainda que a inteção é abrir a universidade já com possibilidade de transferência para todos os períodos.

– Quando se abre uma universidade, ela começa do zero, com os alunos entrando no primeiro período. O que sugerimos é o MEC cedesse professores substitutos para que abrissemos todos os cursos, em todos os períodos – explica Alves – Se a coisa for feita de boa vontade, a gente vai consegiur colocar todos esse salunos de volta a sala de aula. Como isso vai ser feito ainda precisa ser discutido, mas não será resolvido sem parceria.

Uma comissão mobilizadora pró-Ufcarj foi criada e sua página no Facebook já tem quase 800 pessoas. Os alunos organizam para esta tarde, às 17hs, uma manifestação no campus Maracanã, do Cefet, pedindo a criação da Ufcarj.