A Universidade Estácio de Sá informou que vai oferecer gratuitamente 30 mil vagas em 25 cursos de educação profissional e tecnológica para jovens por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), do Governo Federal.
Segundo a instituição, os candidatos precisam ter idade entre 16 e 49 anos, ensino médio completo, além de terem feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano passado.
O programa terá vagas em crusos de enfermagem, guia de turismo, petróleo e gás, informática, cuidado com idosos, edificações, radiologia e estética estão entre os cursos oferecidos. As inscrições encerram no dia 21 de março. Poderão ser feitas no site da instituição .
— O aluno que comparecer a todas as aulas ainda terá a partir do segundo mês ajuda de custo de 50% no valor do ônibus por um semestre, afirmou o professor Reinaldo Porto, diretor geral do projeto na Estácio.
Os cursos serão oferecidos em 21 campi da Estácio, localizados no Rio de Janeiro e outros municípios do estado. Apenas para os cursos de radiologia e enfermagem é exigido que o jovem tenha acima de 18 anos. Os diplomas de ensino técnico serão emitidos pela Estácio. Não haverá prova de seleção, mas triagem feita pelo MEC(Ministério da Educação).
As primeiras turmas terão aulas iniciadas no dia 28 de abril, com aulas de segunda a quinta-feira. Na sexta-feira, os alunos terão aulas de reforço de matemática e português.
Os cursos terão duração média de 800 e 1.200 horas aula – um ano e um ano e seis meses. Além do ensino profissionalizante, os jovens aprenderão empreendedorismo, poderão participar de eventos promovidos pela universidade e terão acesso à biblioteca presencial e virtual.
Comentários