
O CLAEDS – Colégio Latino Americano de Estudos Globais em Direito em Sociedade, programa da Flacso Brasil, lança o Laboratório de Inteligência Artificial para a América Latina (LAILA), um novo núcleo voltado à pesquisa e à inovação responsável no campo da Inteligência Artificial (IA).
Coordenado pelas professoras Fernanda Lage e Kelly Oliveira de Araújo, o LAILA nasce como uma iniciativa estratégica para fortalecer a produção de conhecimento sobre tecnologia e suas implicações sociais, políticas e jurídicas na região, com foco na redução das desigualdades e na promoção da justiça social.
Vinculado ao CLAEDS ao GETEC – Grupo de Estudos em Direito, IA e Tecnologias Emergentes, do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília (UnB) e certificado pelo CNPq, o laboratório busca se consolidar como um centro de excelência na pesquisa e aplicação da IA a partir de uma perspectiva crítica, ética e interdisciplinar.
A atuação do LAILA está organizada em cinco eixos temáticos que abrangem inovação tecnológica, ética e inclusão algorítmica, proteção de dados e direitos digitais, sustentabilidade e justiça climática, além de formação interdisciplinar voltada à aplicação prática do conhecimento.
Comentários