Aconteceu em Brasília, entre os dias 16 e 18 de dezembro, o Encontro Nacional de Educação Escolar Indígena, promovido pelo Fórum Nacional de Educação Escolar indígena (FNEEI). Sob o lema “Retomando as lutas para avançar nas conquistas”, o Encontro buscou promover um espaço de diálogo, troca de experiências e reflexão sobre as práticas, desafios e perspectivas da educação escolar nos territórios indígenas.
A programação contou com apresentações culturais, espaços de diálogos, discussão de políticas públicas voltadas ao tema e a criação da Associação Nacional de Pesquisadores Indígenas (ANPI) para fomentar e divulgar os resultados das pesquisas realizadas por pesquisadores indígenas. Além disso, o encontro foi palco do lançamento do Fórum de Promoção e Defesa dos Direitos da Natureza.
A Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) é uma das parceiras do Encontro e tem atuado neste momento fundamental para o futuro dos povos indígenas na educação escolar brasileira. Além da Diretora, participou e colaborou com o evento, as equipes dos programas do Organismo Internacional que atuam na relatoria, sistematização das discussões e apoio à infraestrutura do evento.
“Nós, educadores indígenas, temos um papel fundamental na construção de iniciativas que fortaleçam a educação escolar indígenas em seus diversos territórios pelo Brasil. Precisamos vincular as universidades e escolas com o chão das aldeias”, diz Rita Potyguara, diretora da Flacso Brasil e coordenadora-geral do FNEEI.
Comentários