O início das aulas está programado para começar no próximo dia 17 de outubro; curso é inteiramente online
O Programa Estudos e Políticas de Cultura e Diversidade da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), abriu a chamada para o minicurso “Antropologia da Criança”. O minicurso é inteiramente online, com aulas síncronas e conteúdos de apoio pela Plataforma Moodle. O início das aulas está programado para começar no próximo dia 17 de outubro, e seguirá sempre às terças-feiras, das 19h às 21h. O valor de investimento é de R$ 300,00 que poderá ser dividido em até duas vezes no PayPal (carteira digital).
A pré-inscrição deverá ser feita pelo link e, na ocasião de fechamento de turma, até 13 de outubro , os inscritos serão contatados para efetivação da matrícula. Estudantes regularmente matriculados que estiverem presentes em pelo menos 75% das aulas e atividades previstas receberão certificado internacional da Flacso Brasil.
O objetivo do curso é tratar do debate da antropologia da criança, analisando as questões teóricas e metodológicas considerando a diversidade cultural de infâncias de povos e comunidades tradicionais e de contextos urbanos no Brasil. Além disso, os alunos irão explorar este campo por meio da análise de etnografias e pesquisas.
Cronograma
Aulas às terças-feiras das 19:00-21:00hs
1a Sessão 17/10 – Introdução à antropologia da criança
2a Sessão 24/10 – Modos de ser criança
3a Sessão 31/10 – Direitos, políticas e participação social
4a Sessão 07/11 – Metodologias de pesquisas com crianças
Docente
Amanda Marqui é Mestra (2012) e Doutora (2017) em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Cultura e Educação (2020) pela Flacso Brasil. Atualmente é assessora técnica do Programa de Estudos e Políticas de Cultura e Diversidade pela Flacso Brasil atuando em projetos de educação intercultural de povos e comunidades tradicionais na Amazônia. Realizou pesquisas etnográficas com povos indígenas com foco nos processos educativos das crianças nos contextos escolares e comunitários.
Investimento
R$ 300,00 em até 2x no PayPal
Bibliografia básica
COHN, Clarice. Antropologia da criança. Rio de Janeiro, Zahar, 2005.
MEAD, Margareth. Educación y cultura. Educación y cultura en la sociedad manus (Parte Primeira). Buenos Aires, Editorial Paidos. 1981
FREIRE, L. L.. Entre ruínas e muros: a perspectiva de crianças sobre a remoção de uma favela no Rio de Janeiro. Civitas (Porto Alegre), v. 23, p. 1-13, 2023.
LIBARDI, Suzana S; CASTRO, Lucia Rabello de. A proteção da infância no Brasil: uma visão crítica das relações intergeracionais. Revista Estudos e Pesquisa Psicologia. vol.17 no.3 Rio de Janeiro set./dez. 2017.
MÜLER, Fernanda; SOUSA, E. L. . Etnografias em movimento. Civitas (Porto Alegre), v. 23, p. e41914-13, 2023.
PIRES, Flávia. Ser adulta e pesquisar crianças: explorando possibilidades metodológicas na pesquisa antropológica. Revista de Antropologia São Paulo, v. 50, n. 1, p. 225- 270, 2007.
SILVA, Aracy L.; NUNES, Angela. Crianças Indígenas: ensaios antropológicos. 1a edição. São Paulo: Editora Global, 2002.
Comentários