fbpx

O livro Desigualdades globais e justiça social: violência, discriminação e processos de exclusão na atualidade é parte da Coleção de Estudos Globais. Este é o segundo de dois volumes no qual os organizadores Rebecca Lemos Igreja e Camilo Negri reuniram 15 artigos resultantes da primeira Escola de Altos Estudos (EAE) sobre Desigualdades Globais e Justiça Social: Diálogos Sul-Norte, promovida pelo Colégio Latino-Americano de Estudos Mundiais, programa da Flacso Brasil, e pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília (PPGD/UnB).
O livro reúne textos que estão estruturados em torno dos dois eixos orientadores da Escola, as desigualdades e a justiça social, sob diferentes perspectivas analíticas. “Os autores apresentam abordagens metodológicas diversas que vão desde reflexões teóricas até artigos centrados em evidências empíricas de primeira mão”, afirmam os organizadores da obra.
A publicação apresenta textos que analisam as características da desigualdade considerando os aspectos locais e também artigos focados em aspectos relacionados ao contexto internacional e as relações entre os países. “Sob a perspectiva interdisciplinar, os autores observam diferentes características da desigualdade, em níveis e configurações que variam conforme se interrelacionam com as dimensões material, simbólica e legal, essenciais para a vida nas sociedades modernas e para a análise das desigualdades e da justiça social”, avaliam Rebecca Lemos Igreja e Camilo Negri.
Estão reunidos trabalhos sobre direitos humanos, acesso à justiça, globalização e geopolítica, políticas públicas, ideologias políticas, novas tecnologias digitais e acesso à internet, além de categorias como classe, gênero e raça, consideradas a partir de experiências locais e regionais.
A obra é composta por dois volumes e foi dividida em eixos relacionados com as linhas da EAE, de acordo com as abordagens mais específicas dos capítulos. Todos os eixos partem da abordagem das desigualdades e justiça social conectando com os seguintes temas:
Volume 1 – Interfaces Teóricas, Acesso à Justiça e Democracia
I- Desigualdades e justiça social: um esforço de conceituação
II- Acesso à Justiça e garantia de direitos
III- Ideologia, democracia e poder
Volume 2 – Violência, Discriminação e processos de exclusão na atualidade
I- Violência, direitos humanos e exclusão social
II- Discriminação e direitos fundamentais: a luta contra as desigualdades sociais, de gênero, raça e etnia
III – Desigualdades e direitos sociais e econômicos
IV- Novas tecnologias, novas exclusões sociais
Acesse o primeiro volume completo aqui.
Acesse o segundo volume completo aqui.
Escola de Altos Estudos
A EAE é um programa de formação e capacitação que reuniu, entre 2019 e 2020, pesquisadoras/es de instituições da América Latina, Estados Unidos e Europa. O programa foi composto por seminários de pós-doutorado, em que 21 especialistas estrangeiras/os nos temas estruturantes da Escola apresentaram investigações sobre suas regiões e, por meio do diálogo com 23 doutoras/es participantes e do contato com pesquisas sobre outros contextos regionais, ampliaram seus horizontes de análise e perspectivas teóricas. Além disso, a Escola promoveu eventos de Extensão e atividades de Ensino na Pós-Graduação, envolvendo todos os segmentos da comunidade acadêmica e contando com a participação regular de 116 estudantes (de extensão e pós-graduação).