fbpx

Taxa de 35 reais deve ser paga até quarta-feira. Confira orientações para exame

O número de interessados em participar da edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegou a um número recorde. Nesta terça-feira, a assessoria do Ministério da Educação informou que a cifra chegou a 7,8 milhões — as inscrições foram encerradas às 23h59 desta segunda-feira. Ano passado, foram 6,4 milhões de inscritos. 

A taxa de inscrição é de 35 reais e deve ser paga pelos candidatos impreterivelmente até quarta-feira, dia 29. Estudantes que vão concluir o ensino médio em 2013 em escolas da rede pública e aqueles que comprovarem baixa renda ficam isentos do pagamento. Em 2012, apesar dos 6,4 milhões de inscritos, apenas 5,7 milhões de candidatos confirmaram o pagamento da taxa – destes, só 4,2 milhões compareceram ao exame. 

Por meio da nota obtida do Enem, os candidatos podem participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. O exame também é requisito obrigatório para concorrer a vagas no programa Universidade para Todos (Prouni) — que concede, a alunos pobres, bolsas de estudo em instituições privadas — e no Ciência sem Fronteiras, que oferece bolsas de estudo no exterior (confira aqui todas as formas de utilização da nota do Enem).

É importante lembrar que o MEC determinou mudanças na correção da redação do Enem 2013 com o objetivo de evitar a ocorrência de deboches, como os que apareceram em textos da edição anterior da avaliação.