Acordo assinado entre a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) e a Fundação Botín, entidade privada da Espanha, vai juntar o Brasil aos Estados Unidos e à Espanha em um programa de fortalecimento da gestão pública.
Por meio do Programa para o Fortalecimento da Gestão Pública na América Latina, a fundação espanhola inclui o Brasil no trabalho cujo objetivo é o desenvolvimento regional a partir da identificação de universitários com vocação para o serviço público na região. Nos Estados Unidos, o programa acontece em parceria com a Universidade de Brown, em Rhode Island.
Atualmente na quarta edição, o programa recebeu a inscrição de 918 candidatos de 372 universidades da América Latina, para 40 vagas oferecidas. No Brasil, foram 182 estudantes universitários de 84 instituições.
Com o acordo, os bolsistas vão contar este ano com curso oferecido pela FGV. O Brasil será a última etapa do programa, que acontece na unidade de São Paulo da Escola de Administração de Empresas da instituição. Antes, eles passam pelos Estados Unidos e Espanha.
Os alunos terão aulas sobre a realidade das empresas com professores da FGV e palestras com autoridades da capital e do Estado, além de representantes de ministérios. O grupo fará ainda visitas a Brasília e a ações do governo cujos resultados são considerados bem sucedidos, como o Poupatempo de Itaquera, na zona leste, o programa de Urbanização de Paraisópolis, na região sul, além de conhecerem o trabalho do portal da Transparência Brasil.
Comentários